Pets

Espécies de periquitos: saiba mais sobre os psitacídeos

Talvez você nunca tenha ouvido falar em psitacídeos. Mas com certeza conhece alguns de seus representantes mais famosos, como as diversas espécies de periquitos, papagaios e araras.

Com mais de 80 espécies, a família dos psitacídeos é conhecida por sua inteligência e capacidade de imitar sons e de aprender truques. Mas o que mais você sabe sobre eles? Vamos aprender!

Afinal, o que caracteriza um psitacídeo?

A taxonomia classifica os animais de acordo com algumas características em comum. No caso dos psitacídeos, um dos traços mais marcantes é seu bico forte, alto e curvo (adunco), com a parte superior visivelmente maior que a inferior.

Outras características comuns dos periquitos é o cérebro mais desenvolvido em relação a outras aves. A perna tem tarsos curtos e quatro dedos oponíveis — ótimos para agarrar ramos e prender alimentos.

Além disso, têm um fator que costuma agradar muito os românticos: em geral, psitacídeos são aves monogâmicas, isto é, uma vez escolhido um par, eles permanecem com ele durante a vida toda.

Periquitos: os pequenos psitacídeos

Uma situação muito comum é confundir papagaios com periquitos. Na verdade, tanto o termo papagaio como periquito não correspondem a nenhuma classe taxonômica.
Popularmente, a palavra “papagaio” é usada para designar diversas espécies do gênero Amazona, Cyanoliseus, Eos e Psittacus. Já a palavra “periquito” é usada principalmente nas espécies menores de psitacídeos, incluindo os gêneros Agapornis, Brotogeris, Melopsittacus, entre outros.

Espécies de periquitos para conhecer e se apaixonar

Como dito acima, a palavra periquito abrange diversas espécies de aves da família dos psitacídeos. Abaixo, nós separamos e apresentamos algumas das mais populares espécies de periquitos domésticos.

Periquito australiano (Melopsittacus undulatus)

Uma das mais populares espécies de periquito para criação doméstica, é o periquito australiano. Pode ser encontrado em diversas cores, incluindo verde, azul, amarelo, cinza e até albino.

Bastante sociável, prefere viver em casal, em grupos e até com outros tipos de ave. Atinge, em média, 18 cm, com peso de até 40 gramas e sua estimativa de vida é de até 14 anos.

Agapornis (Agapornis roseicollis)

Também conhecido como pássaro do amor ou periquito-namorado, o agapornis é uma ave originária da África e que tem uma característica muito fofa: monogâmico, ele elege um parceiro e passa a vida toda com ele. Por isso mesmo, a regra é adquirir sempre o casal.

São diversas espécies do gênero agapornis, sendo que, no Brasil, a mais comum é o periquito Agapornis roseicollis, que se destaca por seu corpo verde com mancha alaranjada no rosto. Quando adultos, medem cerca 17 cm e podem viver por, em média, 12 anos.

Periquito-rei (Eupsittula aurea)

Com cerca de 27 cm, o periquito-rei é maior que seus companheiros psitacídeos periquito-australiano e agapornis. Além disso, ele possui uma cabeça mais arredondada, o que acabou lhe rendendo os nomes populares de cabecinha-de-coco, coquinho-de-ouro e periquito-cabeça-de-coco.

As cores dessa espécie podem ser periquito verde, azul, amarelo e laranja. Além disso, pode ser criado em casa e sua estimativa de vida é de até 30 anos.

Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Ainda maior que o periquito-rei, podendo alcançar 40 cm quando adulto, o periquito-de-colar chama atenção por seu tamanho e por um detalhe curioso: eles possuem uma faixinha bem marcada em volta do pescoço, daí estarem “de colar”.

Periquito-alexandrino (Psittacula eupatria)

Frequentemente confundido com o periquito-de-colar, o periquito-alexandrino também possui uma faixinha em volta do pescoço. Contudo, ele é maior e mais encorpado, podendo chegar a impressionantes 60 cm de comprimento.

Dizem que seu nome tem origem no fato de Alexandre, o Grande, ter sido a primeira pessoa a levá-lo da Ásia para a Europa. É uma ave muito ativa e que, se bem cuidada e em cativeiro, tem estimativa de vida de até 40 anos.

Sua coloração normal é verde com tons um pouco mais claros na região do abdômen. São sociáveis, inteligentes e podem chegar aos 30 anos.

Periquito bourke (Neopsephotus)

O periquito bourke também é conhecido como periquito rosa ou periquito de ventre azul. Tem entre 18 e 23 centímetros de comprimento e sua cauda mede 9 centímetros, aproximadamente. Quando são adultos, têm uma coloração castanha com o abdômem e o peito rosado, além de pernas marrons.

Se alimentam de forrageio do solo para encontrar gramíneas e sementes. Eles têm esse hábito principalmente ao amanhecer.

Qual é a sua espécie de periquito favorita? Conte para nós nos comentários! Lembrando que você pode ver a maior parte delas pessoalmente na seção Safári de algumas de nossas lojas. Procure a unidade mais próxima da Petz e venha nos fazer uma visita!

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Treinamento para cachorro: como educar seu cão!

Basta você deixar o pet sozinho um minuto para o caos se instalar em sua…

11 horas ago

Gato com prisão de ventre: como ajudar o bichano

Segundo os especialistas, um gato com prisão de ventre é algo mais comum do que…

11 horas ago

Periquito pode comer tomate? Aprenda aqui!

O periquito é uma ave muito curiosa e, por isso, pode comer o que quer…

1 dia ago

Cachorro pode comer chiclete? O que todo tutor deve saber

Com a saúde dos nossos amigos de quatro patas, não se brinca! É essencial que…

1 dia ago

Será que porquinho-da-índia pode comer pera?

Uma alimentação balanceada e nutritiva é condição essencial para os animais de estimação, principalmente para…

1 dia ago

Por que o cachorro abana o rabo? Conheça melhor esse comportamento!

Nossos leais companheiros caninos são animais fascinantes que possuem a capacidade de expressar uma grande…

2 dias ago