Pets

Fantasia para cachorro: dicas para o pet entrar na festa

Poucas coisas na vida são tão fofas e divertidas quanto ver o nosso pet fantasiado. Talvez por isso o que não falta são motivos para investir em uma fantasia para cachorro.

Afinal, se o Halloween pede trajes assustadores, o Natal combina com fantasias de rena e Papai Noel, a Páscoa com orelhinhas de coelho e por aí vai… Isso sem contar festas temáticas, não é mesmo?

Roupas para cachorro: afinal, tem problema fantasiar o pet?

Se pararmos para pensar, boa parte das fantasias não são tão diferentes das roupas para cachorro tradicionais. É claro que existem diferenças, e a maior delas está no modo de usar.

“As roupinhas são úteis em determinadas épocas do ano, para a proteção e manutenção térmica, principalmente em animais de pouco pelo”, explica Renata Alves, médica-veterinária da Petz.

Já a fantasia para cachorro não tem uma função específica, exceto deixar o pet bem fofinho — o que não quer dizer que ela seja prejudicial, ok? Porém, segundo a veterinária, é fundamental que o tutor se atente ao conforto do cãozinho, como veremos a seguir.

Fantasias para cães: cuidados importantes na escolha

Na hora de comprar uma ou mais fantasias para cães, uma das partes mais divertidas é pensar em um tema ou personagem. Mas além de refletir sobre o que combina mais com a ocasião ou com a personalidade do seu amigo, é preciso considerar o bem-estar dele também.

Pensando nisso, a Dra. Renata separou algumas dicas importantes na hora de escolher a fantasia para cachorro. Confira:

  • Opte por roupas de tecidos confortáveis;
  • Considere a época do ano e aposte somente em modelos adequados à temperatura;
  • Fantasias para cachorros com acessórios como asas, chapéus, tiaras, etc. podem ser usadas, desde que não tenham objetos pendurados muito pequenos que possam ser engolidos pelo pet;
  • Evite fantasias apertadas e/ou que restringem os movimentos do cachorro;
  • Leve o pet com você no dia da compra e certifique-se de que ele se sente à vontade.

A veterinária ainda faz um alerta importante: no caso de roupa para pets com acessórios, é bom se atentar se os itens não estão em atrito com a pele do pet, para não causar desconforto e alergias. Se for o caso, retire a fantasia do seu filho de quatro patas imediatamente.

Como fazer uma fantasia para cachorro em casa

Uma ideia para deixar a fantasia cheia de personalidade é fazê-la em casa. Até porque o pet pode se sentir mais à vontade com uma peça feita sob medida. Mas como fazer uma fantasia para cachorro em casa?

A Dra. Renata deu uma dica bem legal: estilizar roupinhas antigas com recortes e colagens, como um vestido para cachorro. Quem tem habilidades manuais pode se arriscar costurando detalhes em tecido ou fazendo acessórios, como óculos, asas, entre outros.

Lembrando que nunca se deve usar tintas nas fantasias. Além disso, o ideal é que os acessórios sejam feitos de materiais maleáveis, como o feltro, para não incomodar ou machucar o pet.

Ideias de fantasia para cachorro para se inspirar

Para te ajudar na hora de fazer a fantasia para seu pet em casa, separamos algumas ideias bem simples e fáceis. Vem ver:

Ursinho de pelúcia

Em um papel cartão, desenhe ou imprima a etiqueta da marca de ursinhos de pelúcia de sua preferência. Aproveite a própria coleira do cachorro para prendê-la e pronto! Você já tem uma fantasia!

Dinossauro

Para quem já tem uma roupinha verde antiga dando sopa em casa, faça triângulos de tamanhos variados em feltro verde ou papel mais resistente. Prenda-os na roupinha seguindo a linha da coluna vertebral. Elas vão representar as placas ósseas nas costas de um estegossauro!

Fantasminha

Utilizando uma fronha branca antiga, faça recortes na região dos olhos e do focinho do cachorro. É importante recortar também a parte de baixo para que o cão consiga fazer suas necessidades sem se sujar.

Personagens de filmes

Outra ideia muito legal é montar uma dupla com o pet. Por exemplo, se você é o tutor de um Chihuahua, que tal se fantasiar de Elle Woods, de Legalmente Loira? Quem tem um Shih-Tzu pode incorporar o mafioso Charlie Costello, da comédia Sete Psicopatas e um Shih-Tzu. Use a sua criatividade!

Cuidados com o cão durante a festa

Não basta se preocupar com a fantasia para cachorro e deixar de lado outros cuidados importantes. Para que o pet fique bem durante a festa, é fundamental que o tutor fique atento a alguns detalhes.

O primeiro deles é que é comum os cães ficarem assustados ao verem pessoas de fantasia. Por isso, peça que os convidados se aproximem com cautela, respeitando o espaço do cachorro. Diga para não usarem acessórios, como vassouras, para provocá-lo.

Mantenha itens perigosos ou de decoração longe do alcance do cachorro e, em relação à comida, já sabe: nada de deixá-lo beliscar doces, salgados e outras guloseimas.

Com tudo isso em mente, é hora de se divertir! E agora que você já sabe tudo sobre fantasias para cachorro e as recomendações principais para que tudo saia como o esperado, que tal continuar por dentro do blog da Petz? Aqui você confere outras dicas e conteúdos bem legais para você e seu companheirinho!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cores e raças de chinchila: escolha uma para chamar de sua!

Os roedores são animais de estimação de uma fofura incalculável! A pelagem é supermacia, e…

13 horas ago

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

1 dia ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

1 dia ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

1 dia ago

Como cuidar de margarida

As margaridas são flores queridas por muitos. Símbolos de pureza, inocência e alegria, elas iluminam…

1 dia ago

Como evitar pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas indesejáveis que podem trazer diversos problemas para nossos pets, como…

1 dia ago