Gatos

Adestrar gatos: guia completo de como treiná-los

Publicado em 08 de maio de 2018

Tempo de leitura: 4min

Apesar do comportamento de um bichano ser bem diferente de um cãozinho, também é possível adestrá-lo. Diversos acessórios poderão te ajudar com isso. Venha conferir

É muito bonitinho ver um bichano pulando para lá e para cá, pegando alguma coisinha ou atendendo a algum chamado do seu tutor. Muitos acham que as questões de adestramento se resumem apenas aos nossos companheiros caninos, no entanto, adestrar gatos também é possível e pode trazer inúmeros benefícios.

A intenção de adestrar gatos não se resume apenas a ensinar alguma atividade engraçada ou alguma tarefa inusitada. Esses aprendizados estimulam a inteligência do pet, fazem com que ele desenvolva um comportamento muito melhor e ainda estreita muito mais a relação entre ele e sua família.

Pelo fato de cães e gatos possuírem o comportamento bem diferente, a forma de como educar um gato pode ser um pouco mais trabalhosa e pode exigir um pouquinho mais de tempo e paciência. Porém, ao ver o seu bichinho atender aos seus chamados e fazer coisas engraçadas e bonitinhas, você perceberá que vale a pena.

Por isso, a Petz reuniu diversas dicas de adestramento, olha só!

Dicas de adestramento para gatos 

NY1EGUM

Os gatinhos geralmente são muito exigentes e algumas raças possuem um temperamento bem forte. Por isso, você precisará de muita paciência para ensiná-los alguma tarefa – seja para se divertirem, ou então auxiliar no seu comportamento.

Eles também são criaturas adoráveis e amam ser agradados. Por isso, sempre que o seu pet aprender tal atividade, recompense-o com um petisco e faça muito carinho nele. No início, os biscoitos serão mais do que necessários para te ajudar como adestrar um gato, porém, aos poucos o seu companheiro já irá tomar as atitudes por si mesmo.

Os petiscos servirão como um estímulo na hora ensinar o seu bichano a praticar uma atividade nova. Guiando-o com o biscoito na mão, você poderá incitá-lo a sentar, pular e fazer várias coisas.   

Também é muito importante explorar a facilidade de aprendizado durante a infância. Nesse período eles são mais aptos a aprenderem coisas novas, e já com o passar do tempo  começam a adquirir seus próprios hábitos e, por isso, ficará mais difícil ensiná-lo coisas novas.

Presenteando o seu bichano com um mimo bastante saboroso, ele atrelará a atividade que acabou de praticar a algo bom e, dessa forma, aos poucos a repetirá sempre. É claro, como dissemos você levará algum tempo até que ele aprenda.

O Alexandre Rossi conversou com a gente para deixar algumas dicas no vídeo. Confira!

Kits de adestramento inteligente

Assim como biscoitos, que auxiliam muito nessa tarefa, existem também kits de adestramento inteligente, como acessórios sonoros e brinquedinhos. Com eles, a tarefa ficará muito mais divertida e o seu pet aprenderá brincando.

Além dos brinquedos, existem também outros acessórios que te ajudarão a adestrar gatos, como educadores higiênicos, que atraem ou agem como repelente para o pet. Caso você tenha algum móvel ou objeto que seu gato goste muito e não queira que ele fique por perto, esses acessórios podem ajudar e muito!

Por que saber como educar um gato?

Adestrar gatos vai muito além do que fazer seu amiguinho praticar atividades fofas e engraçadas. Isso envolve também algumas questões do comportamento do pet, como a chegada de um novo membro da família ou a recepção de visitas.

Alguns gatinhos ficam um pouco mais agitados quando estão com estranhos ao seu redor, mas, aos poucos, é possível ensiná-los a desenvolver um comportamento mais tranquilo. Mesmo que no início ele ainda estranhe a presença de outras pessoas, com o tempo começará a se dar bem com quem estiver na sua casa.

O importante é respeitar o tempo do seu bichinho de estimação, dar bastante carinho e falar com ele no tom de voz adequado. Dessa forma, seu bichano ficará muito mais inteligente e se divertirá muito mais.

Gostou? Então continue ligadinho no Blog da Petz, que está sempre com novidades para você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog