Curiosidades

Amor felino: como saber que o gato gosta de você

Publicado em 17 de abril de 2024

Tempo de leitura: 4min

Os animais de estimação são fontes de amor e carinho. Cada espécie tem uma forma de demonstrar os sentimentos. Neste conteúdo, venha aprender como saber que o gato gosta de você.

Gato em cima de uma cadeira.

Os bichanos são muito inteligentes. Eles sabem demonstrar que não estão satisfeitos com uma situação, assim como encontram maneiras de expressar afeto. Identificar sinais de que o gato gosta do dono não é uma tarefa difícil! Confira neste artigo.

Provas de amor do gato

O comportamento dos gatos pode ser um pouco peculiar. Ao contrário dos cachorros, que latem, pulam e abanam o rabinho quando estão com saudade ou felizes com o tutor, os felinos podem demonstrar afeição de uma maneira mais discreta e sutil. Porém, a intensidade do amor é a mesma!

Os gatos demonstram carinho, sim, mas não de uma maneira tão explícita. Tem como saber que o gato gosta de você! Com os exemplos abaixo, aprenda a identificar como seu bichano é amoroso.

Ronronar

Já que os pets não falam, eles encontram outras maneiras de expressar os sentimentos. O ronronar é uma ferramenta do gato para mostrar que está feliz. Se, quando você se aproxima dele, ele faz o “barulho do motorzinho”, aposte que ele está gostando da companhia.

Dar lambidas e mordidinhas

As lambidas, ou lambeijos, são uma maneira de demonstrar amor e afeto. O gato gosta do dono/tutor e dá uma mordidinha de leve enquanto ganha carinho. Porém, fique atento: isso também pode indicar que ele não está gostando da interação.

Ficar de barriga para cima

Se tem dúvida de como saber que o gato gosta de você, observe se ele fica de barriga para cima. Os bichanos costumam ser um pouco desconfiados e não querem mostrar vulnerabilidade. Então, se ele permite ganhar carinho na barriguinha, fique feliz: ele confia em você.

Esfregar-se na perna

Um comportamento felino muito comum é passar pelas pernas das pessoas. Além de deixar o cheiro em você (ou seja, o gatinho quer mostrar para os outros animais que o tutor é dele), ele quer chamar sua atenção. É um momento de carinho que merece atenção! Assim, vocês estabelecem uma relação de cumplicidade.

Bater a cabeça na sua

Os gatos também demonstram afeto dando “cabeçadas” ou se esfregando na sua bochecha. Além de misturar os cheiros, essa também é uma forma de fazer carinho no tutor.

Gato no colo da tutora.

Dar presentes inusitados

Uma das coisas de gato mais engraçadas, ou até mesmo nojentas, é um presente inusitado. Os bichanos costumam dar ao tutor baratas, ratos, lagartixas ou qualquer outro animal que porventura tenham caçado.

Se o gato aparecer com um desses animais mortos para você, entenda como um presente! Ele quer mostrar o grande feito e agradar, e espera um carinho bem gostoso após lutar por essa caça para você!

Ficar sempre por perto

Se o seu bichano segue você por todos os lados e se deita em cima do seu caderno ou computador, impedindo os trabalhos ou estudos, sinta-se privilegiado. Estar na sua companhia é o que deixa o pet feliz, e certamente ele ama você e quer ficar bem pertinho.

Outra maneira felina de estar por perto é dormir ao lado do tutor. Não estranhe se ele aparecer bem enroladinho nos seus pés no meio da noite: ele ama a sua companhia!

Dar piscadinhas sonolentas

Já viu seu gato dando umas piscadinhas, como se estivesse com sono ou com preguiça, em sua direção? Ele está dizendo que gosta de você! Esse é um excelente momento de retribuir a piscada e criar uma relação de amor e amizade.

O que significa o movimento do rabo do gato?

Não tenha dúvidas de que tem como saber que o gato gosta de você observando o rabinho dele. Ele deixa a cauda na vertical, levemente curvada na ponta, e balança devagar. Ele também pode enrolá-la em você. Essa posição quer dizer que o pet está confortável.

Conhecer o posicionamento do rabinho do gato é importante. Muitos tutores acabam se confundindo com o comportamento do cachorro, que abana o rabo de um lado para o outro, mostrando felicidade. Os felinos não são assim. Se eles balançarem a cauda igual a um cão, na verdade, podem estar demonstrando insatisfação.

Meu gato não faz tudo isso, será que ele gosta mesmo de mim?

Não se assuste se seu bichano não fizer tudo o que listamos neste artigo. Cada animal é único e demonstra afeto pelo tutor de forma individualizada. O gato pode apresentar um ou mais comportamentos, mas o fato de ele não ter todos esses hábitos não quer dizer que ele não ama você!

Gato se acariciando no colo da tutora.

Viu que tem como saber que o gato gosta de você? Esse animal especial tem hábitos sutis, mas, de uma maneira ou de outra, está sempre demonstrando carinho! Para aprender ainda mais sobre seu amigo, acesse agora mesmo o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog