Bem-Estar

Coleira para gato com guizo: 3 motivos para evitar o acessório

Publicado em 26 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 4min

Quem nunca viu um bichano com aquele clássico sininho pendurado no pescoço? A coleira para gato com guizo está entre os modelos mais comuns! Entretanto, apesar de ser bem normal vermos os bichanos com acessórios, esse item é um tanto controverso. 

gato na coleira

Especialistas explicam que a coleira de gato com guizo faz mal. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo! Preparamos um guia completo com os três principais motivos para evitar o acessório.

Porque evitar a coleira com guizo

Quem tem um bichano, provavelmente já foi surpreendido pelo pet durante a noite em um ataque surpresa, não é mesmo? Nossos amigos são silenciosos e atentos! Na verdade, pode até não parecer, mas toda a biologia dos peludos é aperfeiçoada para que eles sejam verdadeiras máquinas de caça. 

Suas fofas patinhas, por exemplo, possuem uma espécie de almofada que abafa praticamente qualquer som. Portanto, não devemos esquecer que os felinos são predadores por isso, gostam de surpreender! 

Assim, o guizo em gatos vai contra a natureza dos bichanos. Por isso, o melhor é evitar o acessório, que pode causar muito estresse ao pet. Separamos, abaixo, os principais motivos para deixar seu amigo longe da coleira para gato com guizo.

1. Impede o comportamento natural

Os bichanos, por mais fofos e inofensivos que pareçam, são verdadeiros predadores! Mesmo que, hoje, o amigo peludo viva tranquilo, ganhando sua ração todos os dias, ele ainda mantém suas características selvagens. 

Assim, é importante para os peludos que eles sejam silenciosos e sorrateiros. É um pouco difícil surpreender sua presa quando há sino pendurado em seu pescoço, não é mesmo? Os gatos também acham e ficam extremamente irritados com essa situação.

2. Pode gerar problemas de saúde 

Todo mundo sabe que o estresse causa uma série de problemas de saúde. Para os pets, não é diferente. Como a coleira com guizo para gatos deixa o bichano em um estresse constante, ele fica mais propenso a desenvolver doenças. 

Nesse caso, não estamos falando só de depressão e ansiedade, condições que também são consideradas graves. O estresse comprovadamente diminui o sistema imunológico, gerando o cenário perfeito para infecções. 

3. Contribui para problemas comportamentais 

Os gatos sofrem diversos preconceitos. Um deles é de que bichanos são antissociais e de comportamento difícil. Quem vive com um peludo em casa sabe o quanto esses pets são fofos e amorosos. 

Entretanto, a coleira para gatos com guizo realmente pode modificar o comportamento do amigo. Com o estresse constante, o pet pode se tornar nervoso, irritadiço e até violento! Se ele utiliza um acessório parecido e você notou uma mudança de comportamento em seu filho de quatro patas, talvez, seja a coleira para gato com guizo. 

Os motivos acima demonstram que o melhor é deixar o amigo longe de uma coleira de gato com guizo. Por sorte, há muitos outros modelos mais recomendados para os bichanos. 

dois gatos com coleira

Como escolher a coleira ideal 

Há muitos motivos para você colocar uma coleira no amigo de quatro patas. Além de deixá-lo ainda mais fofo, o acessório permite a identificação, com nome, telefone e endereço do tutor. Se você quer ficar longe da coleira para gato com guizo e está pensando que modelo seria mais o indicado, siga as dicas abaixo. 

Escolha um modelo silencioso

Como já observamos, o principal problema do guizo na coleira do gato é o seu barulho constante. Por isso, ao escolher um acessório para seu amigo, prefira um que não faça nenhum barulho. 

Evite modelos apertados 

Os gatos são pets com personalidade forte. Apesar de fofos e carinhosos, não são fãs de acessórios que encostam em seu corpo. Assim, ao escolher uma coleira para o pet, prefira um modelo mais folgado. Fique longe de qualquer acessório que limite o movimento do bichano.

Considere uma coleira para o tronco 

O pescoço é um local especialmente delicado para os gatos. Assim, se o peludo não se adaptar a um modelo nessa área, prefira aqueles que abraçam todo o tronco. Eles são especialmente indicados para quem deseja passear com o pet. 

Respeite a vontade do pet 

Alguns bichanos são mais adaptáveis a coleiras. Outros, preferem manter seu pescoço livre. Forçar o amigo a colocar um acessório vai deixá-lo irritado e estressado, prejudicando sua saúde. 

Por isso, se notar que o amigo de quatro patas não é muito fã de coleiras, o melhor é deixar essa ideia de lado. Nesse caso, o microchip, um método facilmente encontrado em clínicas bem equipadas, permite a identificação do pet sem a necessidade de acessórios! 

gato na rua com coleira

Agora que sabe todos os malefícios da coleira para gato com guizo, confira o blog da Petz e tenha acesso a conteúdos sobre bem-estar e saúde pet!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog