Filhotes

Aprenda como saber quantos meses o gato tem e quais são os cuidados necessários!

Publicado em 07 de agosto de 2023

Tempo de leitura: 4min

Os gatos precisam de cuidados especiais, que variam conforme a idade. Ao encontrar o pet na rua ou em um abrigo que não tem o histórico do pequenino, como saber quantos meses o gato tem?

gato pequeno deitado olhando pro lado

Saber a idade do bichano ajuda a planejar os próximos passos para prover os cuidados necessários do animal. Então, como é contada a idade do gato?

Não é muito difícil aprender como saber quantos meses tem o gato. Basta observar cuidadosamente as características físicas, como o aspecto do pelo, da dentição e outros detalhes listados a seguir. Venha conhecer as fases da vida de um gato!

Gatos de até duas semanas de vida

Como saber a idade do gato pelo tamanho? Um bebê recém-nascido é bem pequeno: cabe na palma da mão. Os olhos e os ouvidos são fechados, enquanto os pelos ainda são curtos. Nessa fase, o animal é totalmente dependente dos cuidados do tutor.

Observe se ele ainda possui o coto umbilical, resto do cordão umbilical cortado no nascimento. Ele fica grudado no umbigo até três ou quatro dias de vida. Depois desse período, cai naturalmente.

Os olhos e os ouvidos começam a abrir por volta dos 7 dias de vida, estando completamente abertos até os 15 dias do nascimento. Nesse momento, possuem os olhos de cor azul-escuro. É muito interessante aprender como saber quantos meses o gato tem!

Mamadas e estímulo de defecar e urinar

Até os 15 dias, o gato vai mamar de 6 a 8 vezes ao dia. Depois, a frequência vai diminuir gradativamente até 2 ou 3 vezes ao dia aos 30 dias de vida. Sempre deixe água à disposição para ele se habitue a ela.

Os gatos nascem incapazes de urinar e defecar sozinhos. A mamãe lambe as barrigas no sentido do umbigo à genitália para estimular que façam as necessidades. Por isso, umedeça um algodão com água morna e simule essas lambidas.

Gatos de 2 semanas a 30 dias

Agora que o gato já abriu os olhos e escuta bem, o interesse pelo mundo ao redor começa a aparecer. Progressivamente, ele fica mais tempo longe da mamãe. É hora de tomar cuidado para ele não escapar do ninho.

Em torno das duas semanas de idade, os dentes começam a surgir. Aos 30 dias de vida, ficam com o tamanho de um grão de arroz. O estímulo para as necessidades não é mais necessário.

Gatos de 30 a 60 dias de vida

Essa é uma idade de gato muito importante! Se estivesse com a mãe e os irmãos, iria começar a brincar com eles, algo fundamental para a socialização. Sendo assim, é uma boa ideia deixá-lo ter contato com outro gatinho (vacinado e vermifugado).

Para aprender como saber quantos meses o gato tem, considere que ele já enterra as necessidades na caixa de areia. Com quatro semanas, mordisca a comida da mamãe, por isso, é importante apresentar o alimento que será disponibilizado durante a vida.

gato filhote com boca aberta

Como já é impossível manter o bebê no ninho, os cuidados com o ambiente triplicam. Como uma criança de um ano, o gato também é muito curioso e coloca tudo na boca. Então, não deixe nada perigoso ao alcance.

Nesse momento, é preciso verificar o início do protocolo vacinal com o médico-veterinário. Alguns profissionais podem considerar começar aos 30 dias de vida, enquanto outros, um pouco depois. Está gostando de aprender como saber quantos meses o gato tem?

A partir dos 3 meses

Como saber a idade do gato pelos dentes? Com três meses, o bichano começa a trocar os dentes de leite pelos dentes permanentes. Primeiro, são os incisivos. Depois, os caninos. Por fim, os pré-molares. Somente após os pré-molares nascerem, os molares definitivos aparecem.

Essa troca ocorre até os sete meses de idade. O tempo para a troca dos dentes não é exatamente igual para todos os gatos, mas dá para ter uma boa ideia da idade.

Aqui, também vale a comparação com as crianças: a coceira é grande, e a dor também pode acontecer. Por isso, eles podem comer menos e ter amolecimento das fezes.

Ofereça brinquedos específicos para morder. Não é necessário arrancar os dentes moles. Eles caem sozinhos. Mesmo que o bichano os engula, eles saem naturalmente pelas fezes.

Dos 4 meses em diante

Agora, o gatinho já é mais independente. O grande evento desse período é a maturidade sexual, que marca o fim da infância. Dependendo da raça do bichano e da época do ano, o macho pode começar a marcar território com urina e fugir para encontrar uma fêmea para cruzar.

A gatinha pode entrar no cio dos cinco aos sete meses de idade. Ela mia bastante, rola na frente do tutor, fica mais carente, pode apresentar falta de apetite e caroços nas mamas. Converse com o veterinário para decidir o momento da castração.

gato filhote olhando para frente

É muito útil aprender como saber quantos meses o gato tem. Agora, é hora de visitar a loja da Petz e garantir tudo o que o bichano precisa, de acordo com cada fase!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog