Gatos

Gato pode comer osso de galinha? É perigoso? Tire suas dúvidas!

Publicado em 04 de agosto de 2023

Tempo de leitura: 5min

Presente no dia a dia de quase todo brasileiro, o frango é muito apetitoso para a maioria dos gatos. Não é difícil ver tutores dando alguns pedaços da carne, contendo ossos ou não, para o pet. Porém, será que esse hábito faz mal? Gato pode comer osso de galinha?

gato deitado olhando para frente

Estima-se que o frango e os ossos de galinhas sejam os “agrados” mais comuns dados aos pets no Brasil, perdendo somente para a carne vermelha. Como os animais comem carne crua na natureza, é fácil associar que os ossos também fazem parte da dieta, e isso não está totalmente errado.

Existem dois lados da história: o que defende que é natural que o cachorro ou o gato coma ou roa os ossos, e outro que é completamente contra, pois acredita que o cachorro ou o gato pode comer osso de galinha e ter algum órgão perfurado. Na verdade, as duas versões estão corretas. Entenda melhor!

Gato pode comer osso de galinha?

O gato pode comer osso de galinha, mas é extremamente necessário entender sobre como e qual osso pode ser consumido. A primeira dica é que o osso deve ser cru! O osso cozido, assado ou frito muda totalmente de estrutura e flexibilidade, tornando-se mais frágil e fácil de quebrar.

Quais são os riscos de oferecer osso de galinha cozido para o gato?

Como dito, se o gato comer um osso que passou por algum modo de preparo, como o cozimento ou a fervura, pode causar danos à saúde. Quando o osso se quebra facilmente, as lascas podem perfurar ou causar sérias lesões no esôfago, no estômago ou no intestino.

Por isso, os ossos cozidos de vaca, porco, galinha ou qualquer outro animal são alimentos proibidos para gatos por apresentarem um risco desnecessário para a vida do bichano.

Qual tipo de osso é possível dar para o gato?

Você já viu que o osso cozido é muito perigoso. Ainda que o gato pode comer osso de frango cru, não é qualquer tipo que é seguro. Sempre escolha os ossinhos menores e mastigáveis para o pet, como as asas de galinha, os pés de frango e a cabeça sem bico, que são saborosos e fáceis de consumir.

Também é possível oferecer ossos que não são de galinha, mas servem para o bigodudo lamber e/ou roer: joelhos bovinos, suínos e bacia de vaca cortada em pequenos pedaços, sempre retirando o excesso de carne.

Evite ossos longos, como o fêmur e o úmero, por serem duros demais e não absorverem o impacto da mordida, o que acarreta fratura de dentes. Os ossos compridos cortados também devem ser evitados, pois ficam com algumas partes pontudas perigosas.

gato olhando para frente

Como dar osso cru para o gato?

Antes de oferecer o osso, fique atento ao tamanho. Escolha os maiores que a boca do pet para evitar que ele engula o osso inteiro e tenha obstrução. Ele deve roer um pouco até o ossinho reduzir de tamanho. Quando o osso estiver de um tamanho que o gato consiga engolir, deve ser descartado.

Além de oferecer o osso cru, é importante retirar o excesso de carne, mas manter os tendões e as cartilagens, que absorvem o impacto dos dentes e possuem nutrientes.

Todo alimento cru pode estar contaminado com bactérias. Por isso, não é recomendada a ingestão de ossos, independente da sua forma de preparo, considerando os riscos associados à salmonelose e outros agentes infecciosos, além de perfuração.

Benefícios do osso para o gato

Entre as coisas que gato não pode comer, está o osso cozido, ferventado, frito, etc. Se comer o tipo de osso ideal e cru, o bichano usufrui de benefícios nutricionais e bem-estar.

Os ossos são ricos em minerais como o fósforo e o cálcio. Também diminuem a ansiedade e o estresse, fortalecem a musculatura da face e do pescoço, assim como limpam os dentes, removendo parte do tártaro acumulado.

Qualquer gato pode comer osso de galinha?

A princípio, qualquer gato pode comer osso de galinha, mas nunca esqueça dos cuidados necessários na escolha do osso, lembrando que todo tipo de complemento deve ser orientado pelo médico-veterinário.

Existem situações individuais que podem impedir o bigodudo de comer alguns petiscos. Se deseja dar um agrado ao bichano ou entretê-lo, sempre busque orientação profissional. Além dos riscos de perfuração causados pelos ossos de galinha, existem outros alimentos que gatos não podem comer.

O gato pode comer osso com qual frequência?

Isso é bastante variável. Para entretenimento, o osso pode ser oferecido sempre que o tutor achar que o bigodudo está um pouco entediado. Muitos somente brincam e não comem o osso.

Se o gatinho gosta de comer ossos de galinha, o petisco pode ser oferecido semanal ou quinzenalmente, mas é preciso estar atento às calorias. Gatos com sobrepeso devem sempre ser monitorados. Nunca esqueça que o pet que se alimenta adequadamente de ração não precisa de suplemento.

O que fazer se o gato não gosta de osso?

Não há problema nenhum se o gato não gosta de osso. Existem outras opções de guloseimas saudáveis, até mais seguras para oferecer ao pet, como fruta, legume e verdura. Além disso, o gato pode comer frango sem tempero e devidamente cozido para variar um pouco a dieta.

gato comendo em tigela

Seguindo corretamente as instruções do médico-veterinário, o gato pode comer osso de galinha, mas nunca se esqueça de como oferecê-lo. Se ainda tiver receio, substitua o osso por outro tipo de petisco. Confira as opções de alimentação saudável para o seu bigodudo no blog da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog