Curiosidades

Será que os gatos sonham? Descubra tudo sobre o assunto

Publicado em 10 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Se os humanos sonham, será que os gatos sonham também? Se você é tutor de um gatinho, com certeza já parou para se perguntar sobre isso. Afinal, ver esses bichinhos dormindo é um dos melhores passatempos do dia a dia, não é mesmo?

gatos sonham 2

 

Além de ser muito gostoso ver o gato dormindo, também é bastante fácil e comum eles fazerem isso várias vezes ao dia. Afinal de contas, os bigodudos são muito conhecidos pela sua fama de dorminhocos.

A principal motivação em se perguntar se os gatos sonham é por conta dos movimentos que fazem enquanto dormem. Provavelmente, você já deve ter reparado nisso e ter ficado bastante intrigado.

Afinal, os gatos sonham ou não?

Vamos sanar essa dúvida de uma vez por todas e te contar que os gatos sonham, sim! Aliás, assim como nós, seres humanos, os sonhos dos bichanos costumam acontecer na fase REM do sono. 

REM é uma sigla que, em inglês, significa “Rapid Eye Movement”. Traduzindo, é uma fase de sono profundo que pode ser identificada pelo movimento acelerado dos olhos. A diferença é que, no sono dos gatos, eles chegam nesse estágio bem mais rápido que nós.

Ao passo que os seres humanos levam cerca de duas horas para atingir a fase REM, o processo dos felinos costuma ser muito mais rápido, levando em torno de apenas 20 minutos.

Então, com o que os gatos sonham?

Agora você deve estar se perguntando com o que os gatos sonham, certo? Sobre isso, fique sabendo que, até então, a ciência ainda não consegue demonstrar quais são as imagens que se passam pela cabecinha dos bichanos.

No entanto, cientistas acreditam que esses animaizinhos não são capazes de imaginar outras realidades. Por isso, quando você encontrar um gato dormindo, é provável que seus sonhos sempre sejam baseados nas situações que ele já viveu.

Em outras palavras, isso quer dizer que o cotidiano do bichano influencia diretamente na qualidade do seu sono. No entanto, ainda assim, uma rotina repleta de bem-estar não impede que o gatinho tenha alguns pesadelos de vez em quando. Isso pode acontecer principalmente se o animalzinho já vivenciou alguma situação de maus tratos, por exemplo.

gatos sonham

Porém, se o gato tem pesadelo, você pode perceber quando eles estão acontecendo observando como o bichano se comporta enquanto dorme. Se ele está se movimentando muito, é possível que seu sonho não esteja sendo dos mais prazerosos.

E como saber se estão tendo um sonho bom?

Da mesma forma, ao observar o gato sonhando, podemos tirar algumas conclusões sobre as imagens que estão passando pela sua cabecinha. Como são bichinhos com instinto caçador, é comum perceber alguns movimentos sutis no rosto, indicando que estão perseguindo alguma presa.

Além disso, você sabia que os bichanos também podem ronronar enquanto dormem? Aliás, é possível que, ao fazer isso, estejam sonhando com um carinho recebido pelo seu tutor.

Gatos sonhando: alguns cuidados

Seria ótimo que nossos companheiros bigodudos tivessem sempre sonhos bons, não é mesmo? Porém, caso você perceba que o gatinho está tendo algum pesadelo enquanto dorme, você pode conversar em voz baixa com ele, penetrando em seu sono e fazendo com que ele se sinta mais seguro e relaxe.

Além disso, um cuidado importante que se deve ter sempre que os gatos sonham é nunca despertá-lo de maneira brusca. Afinal, seu sono atinge o nível mais profundo muito rapidamente, como citamos acima.

Contudo, caso seja necessário acordar o bichano, seja para levá-lo ao veterinário, fazer uso de algum medicamento ou qualquer outra situação, faça isso de forma gentil. Nós sabemos como pode ser desconfortável acordar subitamente, não é mesmo? Quando os gatos sonham, funciona do mesmo jeito.

Curiosidades sobre o sono dos gatos

Apesar do fato de que os gatos sonham e alcançam a fase REM com rapidez, na maior parte das vezes em que estão dormindo, seu sono é bastante leve. Mas você sabe por quê? A gente te conta!

Os felinos possuem hábitos muito parecidos com os de seus antepassados, mesmo sendo animais domesticados nos dias de hoje. Por isso, quando estão dormindo, ainda permanecem alertas para qualquer tipo de perigo que possa surgir.

Inclusive, é por conta do sono leve que os bichanos passam tanto tempo dormindo. Dessa forma, com vários cochilos ao longo do dia, eles conseguem repor as energias pouco a pouco.

No total, é comum que os gatinhos durmam até 17 horas por dia. A quantidade de tempo dormindo pode variar de acordo com a idade e outros fatores que influenciam nessa questão. Porém, de maneira geral, é mais da metade do dia dormindo!

Qualidade do sono e bem-estar

É muito legal saber que os gatos sonham, não é mesmo? Agora, ficou ainda mais divertido observar esses bichinhos dormindo e imaginar com o que eles devem estar sonhando naquele momento.

Nesse sentido, ficar de olho na qualidade de sono do bichano é essencial para manter seu bem-estar em alta. Observe sempre a quantidade de horas dormidas e se o animalzinho consegue repor as energias e se sentir disposto ao longo do dia.

gatos sonham 3

Para oferecer uma rotina saudável para o seu companheiro bigodudo, confira os produtos disponíveis para gatos no site da Petz! Nosso pet shop on-line está cheio de ofertas feitas para beneficiar o dia a dia do bichano em todos os sentidos.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog