Curiosidades

Descubra por que gatos gostam de caixas e como deixá-las ainda mais confortáveis

Publicado em 05 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 3min

Todo tutor de bichano sabe que gatos são apaixonados por caixas e, muitas vezes, deixam de usar suas casinhas para ficar dentro de um buraco de papelão. Por mais que pareça lixo para nós, os felinos pensam o contrário. Por esse motivo, vamos explicar por que gatos gostam de caixas.

gato dentro de caixa de papelão

A caixa é um refúgio para os gatos

Existem diversos motivos para responder por que gatos gostam de caixas, mas o principal deles é que bichanos, quando precisam escapar de alguma situação, correm para as caixas. 

Isso acontece pois todos os animais possuem diferentes mecanismos de enfrentamento, e, no caso dos felinos, quando se sentem estressados ou sobrecarregados, fogem para cantos reservados e escondidos. Essa mesma estratégia é usada quando eles optam por ir a lugares altos.

Aliás, existem diversos estudos que provam a redução de estresse em gatos que se escondem em caixas. Portanto, caso você mude sua rotina e a de seu felino, como, por exemplo, ao se mudar ou adotar outro pet, com certeza, a caixa de papelão para gato vai ajudar o amigo de quatro patas a se acostumar melhor com a novidade.

Gatos gostam de caixas por causa da temperatura 

Além do refúgio, outro motivo por que gatos gostam de caixas é que o objeto tem a temperatura ideal para o bichano. A temperatura do corpo do pet é, em média, 38,5ºC — um pouco mais alta que a dos humanos. Isso significa que eles preferem ambientes com temperaturas em torno de 33ºC.

gato deitado em caixa de papelão

A evolução felina explica por que gatos adoram caixas

Até evoluírem e serem domesticados, gatos ficavam em lugares escondidos e seguros, a fim de pegar a presa no bote e fugir de possíveis predadores. Na verdade, o mesmo acontece com os gatos selvagens. Portanto, essa característica explica por que gatos e caixa de papelão combinam tanto. 

Gatos são curiosos

Quando você compra algum item na internet, os bichanos logo vão bisbilhotar o que é e acabam explorando tudo que encontram pela frente. É da natureza dos felinos tal comportamento. E devido a todas as características felinas citadas acima, gatos gostam de caixas e se apegam a elas. 

Como deixar a caixa ainda mais confortável para o gato

Caso seu amigo de quatro patas esteja com dificuldade em dormir, a melhor ideia é preparar uma caixa de papelão para gatos. Então, tire todos os grampos ou qualquer outra coisa do objeto que possa machucar e cubra-o com um paninho, logo o pet passará a dormir tranquilamente. 

Se você ficar muito tempo longe, além de investir em enriquecimento ambiental, faça uma casinha de gato com caixa de papelão utilizando uma roupa sua. Assim, o felino vai se sentir seguro e feliz com o cheiro. 

gato brincando na caixa de papelão

Agora que você sabe por que gatos gostam de caixas e como deixá-las ainda mais atrativas, veja o blog da Petz e tenha acesso a artigos sobre bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog