Bem-Estar

Por que um gato lambe o outro?

Publicado em 06 de julho de 2021

Tempo de leitura: 5min

Se você tem mais de um felino em casa, provavelmente já quis saber por que um gato lambe o outro. A forma de comunicação dos bichinhos é bem diferente da nossa, não é mesmo? Mas não se preocupe, pois aqui, na Petz, você tem um guia para aprender “gatês” fluente. 

gato lambendo o outro

Entender os bichanos é uma forma efetiva de fortalecer laços e se aproximar do seu filho de quatro patas. Sendo assim, é importante se atentar aos mínimos detalhes para conhecer o pet cada vez melhor. Pensando nisso, preparamos este texto para ajudar você, tutor, a entender por que um gato lambe o outro. Confira a seguir! 

Afinal, por que os gatos se lambem? 

Não precisa ser um gateiro de carteirinha para saber que os bichanos se limpam com linguadas, não é mesmo? Afinal, o “banho” dos felinos é bem famoso. Mas e quando vemos um gato lambendo outro gato? O que isso quer dizer? 

O Dr. Ítalo Oliveira, médico-veterinário da Petz, explica que as lambidas fazem parte da comunicação dos bichanos. Assim como a postura corporal, os miados e os movimentos com o rabo, as lambidas são formas de se expressar e transmitir uma mensagem. Dessa forma, fica fácil compreender por que um gato lambe o outro.

Lambidas de mãe 

Você sabia que existe um termo em inglês usado para definir gatos se lambendo? A palavra é allogrooming. Essa expressão complicada nada mais é do que o costume dos felinos de se lamberem mutuamente.  

De acordo com especialistas, esse é um processo aprendido quando o pet ainda é muito pequeno. As gatas mamães lambem seus filhotes para limpá-los, estimular o xixi, ajudá-los a abrir os olhos ou apenas para expressar carinho. 

O peludo aprende isso e, quando adulto, passa a lamber também aqueles por quem ele tem afeto. Sendo assim, um dos principais motivos por que um gato lambe outro gato é demonstrar afeto.

Saiba porque os gatos lambem os donos

Certo, já sabemos por que um gato lambe o outro. Mas e quanto aos tutores? Por que será que os peludos às vezes lambem os humanos? O Dr. Ítalo explica que os motivos, no fundo, são os mesmos. 

Acontece que, para os bichanos, não há uma grande diferenciação entre os felinos e humanos. Na perspectiva dos pets, todos são iguais, parte de uma grande família — ou grupo de gatos

É como se os bigodudos enxergassem você como um gato grande e um pouco esquisito. No que diz respeito às suas relações e sentimentos, porém, não há diferença expressiva. Assim, os peludos lambem os donos pelo mesmo motivo que lambem outros animais: por uma questão de carinho e reconhecimento. 

Outros motivos

Já deu para entender o que significa quando um gato lambe o outro gato na maioria das vezes, não é? Porém, outros fatores também podem levar o bigodudo a acariciar seus amigos. Algumas situações podem influenciar esse comportamento, como, por exemplo: 

Odor

O nariz dos bichanos não é só um órgão fofo, mas uma das principais formas de os bichanos interagirem com o mundo. É por meio dos odores que os felinos identificam o que é familiar, seguro e amigável. 

Um cheiro estranho pode deixar o peludo desconfiado. Por isso, as lambidas podem ser uma forma de o bichano tentar “marcar” o outro pet. Por meio da saliva, ele sabe que ali tem um amigo. 

Banhos compartilhados

A higiene do seu peludo também justifica porque o gato se lambe tanto. Sendo assim, quando dois pets trocam “lambeijos”, pode ser que eles estejam se ajudando na limpeza dos pelos. 

gato na caixa com a língua de fora

Comunicação dos gatos

As lambidas não são a única forma de linguagem dos bichanos. Conforme lembra o Dr. Ítalo, os bigodudos se manifestam com todo o corpo, utilizando outros sinais para expressar seus sentimentos. Alguns exemplos são: 

Olhos

Os gatos têm bastante instinto selvagem em seu DNA. Por isso, estão sempre atentos a um possível ataque, mesmo que vivam no conforto de um apartamento. Nesse sentido, os olhos também funcionam como forma de comunicação. 

Quando um gato pisca para você, ele indica que não tem medo de que você o ataque e está dando um sinal de confiança. Por isso, muitos cientistas afirmam que as piscadas são uma forma de “beijo de gato”.

Corpo

O corpo dos bichanos também diz muito sobre seu estado de espírito. Quando o peludo se deita, se abaixa ou demonstra vulnerabilidade, ele está indicando que está confortável naquele ambiente. Esse também é um sinal herdado de seus ancestrais. 

Cauda

O rabo dos gatos representa uma grande forma de comunicação. Quando o pet está com o rabo relaxado ou balando-o lentamente, significa que ele está tranquilo e seguro. Um rabo para cima pode significar curiosidade. Se a cauda está se movimentando rapidamente, porém, o peludo está atento e desconfiado. 

Miado

Por fim, o miado também diz muito sobre seu peludo. Miados longos significam que o pet está tentando chamar a atenção do seu tutor. Miados curtos são uma forma de cumprimento, como um “oi”. Já miados muito agudos podem significar dor. Fique atento! 

dois gatos se lambendo

Agora, você não apenas sabe por que um gato lambe o outro, mas também poderá se comunicar com seu pet de forma mais efetiva. Para mais conteúdos como esse, continue explorando o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog