Curiosidades

Quantos anos vive um gato? Entenda a idade dos bichanos!

Publicado em 13 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Você já se perguntou quantos anos vive um gato? Em julho de 2019, por exemplo, o gato inglês Rubble fez 31 anos e ficou conhecido por ser o bichano mais velho do mundo. Ele faleceu pouco antes de completar 32 anos.

gato pode comer espinha de peixe4 1

Apesar de impressionante, a verdade é que o felino ainda precisaria viver muito para bater o recorde histórico. Isso porque, de acordo com o Guinness, o livro dos recordes, o gato que viveu por mais tempo foi Crème Puff, que chegou aos 38 anos e 3 dias!

Gatos: uma responsabilidade a longo prazo

Ao decidir levar um gato para casa, é preciso ter muita responsabilidade. Pets domésticos costumam ter uma expectativa de vida longa, exigindo que a gente considere alguns fatores antes de decidir se tornar um tutor, sendo importante saber quantos anos vive um gato.

Mudanças de casa ou de cidade, por exemplo, podem influenciar diretamente a vida do seu filho de quatro patas. Outros fatores, como a chegada de um bebê ou uma rotina atribulada em um emprego novo, também podem afetar o gato, deixando-o estressado.

Isso não quer dizer que para adotar um gato (ou qualquer outro pet) você tenha que se comprometer a não mudar seu estilo de vida nunca mais. Porém, é importante levar em conta quantos anos vive um gato para se planejar e tomar uma decisão de forma consciente.

Afinal, quantos anos vive um gato?

O gato vive quantos anos? Atualmente, a expectativa média de vida de um gato doméstico é de 15 anos. Segundo a médica-veterinária da Petz, Dra. Viviane Itaziki, ela vale para qualquer bichano, incluindo aqueles sem raça definida.

Portanto, esqueça o mito de que gatos SRDs são mais resistentes. “Não é a raça, mas o estilo de vida que tem maior impacto em quanto tempo o bichano vai viver”, explica a Dra. Viviane. Então, para responder até quantos anos vive um gato, é preciso saber sobre seus cuidados.

Nesse sentido, é importante destacar que esse tempo médio de vida de gato considera o bichano doméstico saudável e que não tem acesso à rua. Já para pets fujões ou com alguma doença genética, o tempo médio de vida cai para algo entre três e dez anos.

Fatores de risco para a diminuição da longevidade

Conforme explicou a Dra. Viviane, o estilo de vida é um fator fundamental para determinar quantos anos vive um gato. Muitos tutores, por exemplo, permitem que o bichano saia de casa livremente.

Se for seu caso, saiba que, segundo a especialista, esse é um dos principais “encurtadores” da vida de um gato. “O acesso à rua é perigoso, porque pode facilitar o contato com doenças infecciosas, por exemplo. O pet também corre o risco de se envolver em brigas ou sofrer acidentes”, alerta.

gato pode comer acucar

Mesmo dentro de casa, é preciso adotar alguns cuidados para garantir que todas as fases da vida de gato sejam saudáveis e prósperas. Para os que vivem em apartamento, a rede de segurança é essencial.

Gatos são aventureiros e gostam de se arriscar, podendo sofrer quedas graves em saltos mal-planejados. Não é à toa que a maior parte das ONGs só permite a adoção de gatos por quem já tem todas as janelas de casa protegidas. Agora você já sabe quantos anos em média vive um gato.

Alimentação e higiene

A idade média de um gato também é afetada pela alimentação e a higiene. Oferecer uma ração de qualidade vai garantir que seu amigo tenha os nutrientes necessários para viver por muitos anos, evitando problemas como obesidade, doenças hepáticas e renais, entre outras.

Atenção também à caixa de areia suja! Segundo a especialista, além de estressar o pet, a falta de higiene pode contribuir para o desenvolvimento de doenças e infecções tanto de pele quanto sistêmicas.

Benefícios da castração na longevidade do bichano

E quantos anos vive um gato castrado? A influência da castração no tempo de vida de um gato é indiscutível. Gatos que não são castrados tendem a se aventurar mais, podendo sofrer mais acidentes.

Além disso, são mais propensos a fugas. Para aqueles que saem sozinhos para a rua, a situação fica ainda pior, pois eles se metem em brigas por disputas de territórios e de fêmeas.

E qual a idade do gato em anos humanos?

Embora não exista uma forma científica de calcular a idade do gato em anos humanos, existe uma estimativa. No geral, os dois primeiros anos de vida do bichano equivalem a aproximadamente 24 anos.

O primeiro ano equivale a 15 anos humanos. No segundo, some em torno de dez anos. Depois disso, há uma “desaceleração” na contagem. Cada ano que passa equivale a quatro, aproximadamente.

Assim, o gato de três anos teria, em média, 28 anos humanos; o de quatro anos, em torno de 32 anos, e assim por diante. Lá pelos dez anos, o gato seria como um humano de 56 anos, e aos 16 anos, um humano de 80 anos.

gato pode comer doce de leite1

Aprendeu quantos anos vive um gato? Para aumentar ao máximo a longevidade do bichano, leve-o pelo menos uma vez ao ano ao veterinário. Se já estiver na hora dessa consulta, agende-a em uma das nossas lojas da Petz pertinho de você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog