Queda de pelo em gatos: o que pode ser e o que fazer

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 19, 2021

Gatos
Queda de pelo em gatos: o que pode ser e o que fazer
Tempo de leitura: 3 minutos

Para quem tem pet, encontrar pelos pela casa é algo natural. Assim como nosso cabelo tem um ciclo, a pelagem dos bichanos também. Uma dessas fases é a queda de pelo em gatos

gato deitado na caminha

A dúvida de muitos tutores é quando essa última etapa do ciclo folicular se torna excessiva e quando ela deve ser motivo de preocupação. Tem essa dúvida também? Veja aqui o que causa a queda de pelo em gatos e quando deve ser investigada.

Quando a queda de pelos está normal e quando está anormal

Antes de saber se a queda de pelo em gatos tem remédio, é preciso descobrir também o que caracteriza a queda natural. 

De acordo com o médico-veterinário especialista em dermatologia Dr. Marinque Cardoso, da Petz, todos os gatos apresentam o mesmo ciclo folicular. No entanto, ele diz que algumas raças podem apresentar um ciclo mais rápido, o que leva a uma maior queda.

Além disso, o especialista explica que existem fases em que é normal que os bichanos percam uma maior quantidade de pelos. “Geralmente, gatos apresentam uma troca de pelos importante perto dos quatro meses de idade, trocando a pelagem de filhote”, diz.

Segundo afirmou, a literatura médica considera normal uma troca de pelos fisiológica nas mudanças de estação, no período da primavera e do outono. “Mas, no Brasil, essa influência não é tão importante devido ao nosso clima”, completa o especialista.

Principais causas da queda de pelo em gatos

De maneira geral, é preciso investigar se a queda de pelos é localizada em gatos ou acompanhada de outros sintomas. “Durante a troca de pelos normal (fisiológica), não observamos falhas na pelagem ou feridas”, esclarece o Dr. Marinque.

Somente o veterinário pode determinar a causa de uma queda de pelos em gatos e o que pode ser. No entanto, abaixo você encontra a quais quadros estão associados os seguintes tipos de queda. 

Queda de pelo excessiva

Segundo o especialista, pode ocorrer principalmente por desnutrição, alimentação de baixa qualidade, falta de sol, estresse, mudança ambiental ou introdução de um novo pet na casa.

Queda de pelo localizada

As principais causas são o arrancamento de pêlos decorrente de estresse ou de alergias; como resultado de mordiscadas e de brigas com outros felinos; pela presença de abscessos, de fungos, entre outras causas. É preciso buscar ajuda para o gato com queda de pelo localizada e achar remédio.

Queda de pelo com feridas

A queda de pelo em gatos com feridas, de acordo com o Dr. Marinque, pode ocorrer pelos mesmos motivos da queda localizada. Além de poder ser por picadas de pulgas, por processos alérgicos, picadas de insetos, entre outros que causam muita coceira. 

Queda de pelo nas orelhas

A queda de pelo na orelha do gato costuma ocorrer por contaminação fúngica, otites e, principalmente, por sarnas ou outros tipos de alergias.

Seja como for, em caso de queda anormal de pelos, o médico-veterinário sempre deverá ser consultado. Somente após uma avaliação, o melhor tratamento poderá ser indicado.

gato com cara de mau humor

Como diminuir a queda de pelo em gatos

Conhecer a causa da queda de pelo em gatos é fundamental para acabar com o problema. Principalmente quando ela é localizada e surge como sintoma de alguma outra doença.

Já nos casos em que a queda é normal (fisiológica), algumas medidas podem ser tomadas para reduzir o incômodo tanto do tutor quanto do próprio gato.

Acostumar o gato a ser penteado pelo menos duas vezes por semana ajuda a remover os pelos soltos. Além de diminuir a incidência deles pela casa, isso também é bom para evitar a formação de bolas de pelo no estômago do gato.

Outra dica é verificar com o veterinário sobre a necessidade de trocar a ração atual por uma própria para queda de pelo em gatos. “A falta de nutrientes leva ao enfraquecimento dos fios, que se tornam opacos, quebradiços e mais predispostos à queda”, alerta o Dr. Marinque.

gato recebendo carinho

Se você acha que seu bichano está com uma queda anormal de pelo, procure uma unidade Petz com clínica veterinária. Nela você encontra profissionais qualificados que poderão ajudá-lo a identificar a causa do problema. Também não deixe de passar no site para conferir as principais novidades em rações para o seu amigo.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *