Gatos

Saiba por que gato filhote morde tanto!

Publicado em 08 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Ter um filhotinho em casa é sinônimo de diversão e sapequice. Porém, já nos primeiros dias de convivência, você pode se perguntar: por que gato filhote morde tanto?

Gato rosnando.

Uma mordida de vez em quando é até tolerável, mas, quando o filhote não para de morder, isso pode se tornar desagradável e irritante. Há momentos em que só queremos fazer um pouco de carinho no pet, não é mesmo?

Entender os motivos por que gato filhote morde tanto é o primeiro passo para amenizar esse problema e tornar os momentos junto ao filhote mais agradáveis. Saiba mais no texto a seguir.

Comportamento do gato filhote

Vale a pena saber um pouco mais sobre o comportamento do gato filhote. Lamber, arranhar, correr e morder são atitudes esperadas de um animalzinho cheio de energia que adora brincar. Então, geralmente, as mordidas do pequenino são apenas brincadeiras.

Todo filhote é uma “criança” que precisa aprender a se comportar. As mordidas nada mais são do que uma maneira do bichano de demonstrar que está gostando da brincadeira e quer mais.

Para os felinos, não há nada mais atrativo do que ver uma mão se mexendo sem parar, como se fosse um grande brinquedo. Pernas e pés se movimentando também são “alvos” para ele “caçar”. Claro que, apesar de esse ser um comportamento normal e esperado, o gato filhote mordendo muito pode acabar machucando os tutores.

Se é normal, devo deixar meu gato morder?

Agora, você já sabe por que gato filhote morde tanto, mas isso não quer dizer que você pode deixar o pequeno fazer o que quiser e morder quando bem entender. Nessa fase da vida, o animalzinho precisa ser educado, caso contrário, se tornará um adulto acostumado a mordiscar em todas as situações.

Mesmo que, para alguns, seja engraçado e divertido ver o gatinho filhote mordendo, ele pode se acostumar e crescer com esse comportamento. Um gato adulto que morde pode ferir o tutor, por exemplo, ou dificultar consultas com um médico-veterinário. Enfim, acaba sendo um pet difícil de cuidar, e isso gera sofrimento para ele e para as pessoas ao redor.

Gato filhote rosnando.

Outros motivos que fazem o gato filhote morder

A principal razão por que gato filhote morde tanto é a brincadeira — quando estamos falando de um pet saudável e que tem liberdade de expressar o comportamento natural. Porém, há situações específicas que podem fazer com que o bichano tenha esse comportamento.

Um gato filhote arisco que vive em situação de estresse ou que passou por maus-tratos pode morder por medo ou ansiedade. Se esse for o caso, ganhe a confiança do bichano oferecendo um ambiente seguro, confortável e com muito carinho.

Outro motivo pelo qual o gato morde está relacionado à saúde. Se ele estiver sentindo desconforto, dor ou mal-estar, também pode morder como um reflexo de proteção e aviso de que algo não vai bem. Geralmente, o gatinho pode dar uma mordida ao ser tocado em alguma região do corpo em que sente dor.

Então, se o gatinho está mordendo muito, ou ele está brincando, ou está se sentindo desconfortável. Se você desconfiar que isso está acontecendo por conta de alguns dos fatores listados acima, é importante procurar ajuda do médico-veterinário para identificar e corrigir o problema.

Como fazer o gato filhote parar de morder?

É normal ver filhote de gato agitado e mordendo para gastar energia. Cabe ao tutor eliminar esse comportamento. Muitas vezes, mesmo sem saber, são as pessoas que estimulam ainda mais esse comportamento quando colocam as mãos na frente do bichano, para se defender.

O movimento das mãos estimula o instinto de caça do gato filhote. Quanto mais estímulos, mais o bichano fica agitado. Por isso, você precisa cuidar da forma como age nesses momentos. O primeiro passo é nunca oferecer as mãos para brincar. Mesmo que as mordidas do pequeno ainda não machuquem, evite incentivar esse comportamento.

Ofereça brinquedos que estimulem o pet a correr, caçar e morder, mas sempre mostrando que ele pode fazer isso com o brinquedo, e nunca com suas mãos. Filhotes precisam gastar energia, então, outro motivo para eles morderem pode ser a falta de atividade física e de brincadeiras.

Como agir quando o gato filhote morder?

É preciso saber o que fazer quando o filhote morder, afinal, ele não vai aprender de uma hora para outra. Você precisa ter paciência e persistência para mudar esse comportamento do gatinho.

Quando o filhote morder, não corra atrás dele para brigar. O gatinho pode interpretar que isso faz parte da brincadeira e associar que, quando morde, ganha atenção. Apenas fale, com voz firme, o simples comando “não” e saia de perto.

Mostre ao bichano que essa atitude não lhe agrada e ignore-o nesse momento. Logo, ele associa que, ao morder, não receberá sua atenção. Se o intuito dele é brincar, ele encontrará outra maneira de interagir. Ofereça os brinquedos em troca.

Gato filhote rosnando.

Depois de entender por que gato filhote morde tanto, fica mais fácil saber como melhorar esse comportamento. Para ajudar, no site da Petz, você encontra muitos brinquedos e acessórios para seu filhotinho. Acesse já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog