Categories: Gatos

Saiba tudo sobre a bolsa primordial dos gatos!

O gato é um pet que está sempre rodeado de curiosidades, tanto pelo seu comportamento quanto pelo funcionamento de seu corpo. Realmente, cada vez que lemos sobre essa espécie, descobrimos coisas novas. É o caso da bolsa primordial.

Esse nome é um pouco estranho, mas é bem provável que a maioria das pessoas, principalmente os apaixonados por felinos, já tenham notado que alguns bichanos possuem uma barriguinha mais avantajada. Ela nada mais é do que a bolsa primordial em gatos. Entenda mais sobre o assunto neste artigo!

O que é a bolsa primordial?

A bolsa primordial dos gatos é uma herança de seus ancestrais, que precisavam armazenar gordura em seu organismo para sobreviver a situações adversas, além de conferir proteção e facilitar os movimentos do bichano.

O armazenamento de gordura fica localizado no abdômen, por isso, é comum notar uma “pelanquinha” flácida na barriga de gato. Isso acontece mesmo com aqueles que são mais magros.

Para que serve a bolsa primordial?

A natureza é perfeita, e o corpo animal pode se adaptar às mais variadas situações. O gato selvagem sobrevive da caça, mas podem haver momentos de escassez. Nesse sentido, a bolsa na barriga do gato armazena energia para os dias difíceis, com o armazenamento de gordura.

Com o aumento do volume abdominal, o bichano ganha mais pele. Isso permite que ele estenda a barriga e as patas nos momentos que precisa correr ou saltar — por isso o pet é tão flexível!

Com tanta pele, o gato pode comer em excesso e expandir o estômago, já que, em teoria, a comida pode faltar no dia seguinte. Fazendo isso, ele garante que não sentirá tanta fome nos próximos dias e, mais uma vez, armazena gordura e assegura sua nutrição.

A combinação do excesso de pele com gordura gera a famosa pancinha de gato, que também protege os órgãos localizados no abdômen. Caso o bichano brigue com outro animal, a bolsa primordial faz com que as estruturas mais importantes não sejam atingidas.

Todos os gatos têm bolsa primordial?

Todos os gatos têm bolsa primordial, pois é uma questão genética que pode se manifestar em qualquer um, embora seja mais evidente nas raças Bengal, Bobtail japonês, Mau egipcio e Pixie bob. Afinal, são raças que ainda carregam genes ancestrais muito fortes.

Aliás, a barriguinha que balança de um lado para outro não é exclusividade dos gatos. Observamos a bolsa primordial em felinos grandes, como leões, onças e tigres, com exatamente a mesma função.

Meu gato não tem bolsa primordial, é normal?

Com a domesticação dos gatos, eles passaram a receber todos os cuidados de seus tutores, como casa, caminha, carinho e comida diariamente. Dessa forma, a bolsa primordial tem perdido sua função e já não é tão necessária.

Em alguns gatos, a bolsa é bastante evidente, em outros, nem tanto, mas ela ainda está lá. Portanto, se algum gato aparenta não ter bolsa primordial, não tem problema algum.

Meu gato é obeso ou tem bolsa primordial?

É muito comum quem não sabe o que é bolsa primordial confundir a barriguinha saliente com obesidade. No entanto, a bolsa primordial não está ligada ao peso — tanto que gatos magros também a tem, e é ainda mais fácil de observar nesses casos.

A bolsa primordial tem aspecto mole, flácido e balança pra lá e pra cá como se fosse um pêndulo. A gordura devido ao sobrepeso é mais dura, arredondada e não balança. Ainda, outros fatores devem ser observados para diferenciar a bolsa primordial de obesidade.

Gatos obesos tendem a ser menos ativos e têm dificuldade de saltar, por exemplo. O tutor também não consegue sentir suas costelas. A gordura é vista em outros locais do corpo, como rabo e cintura.

Se observar esses sinais, é recomendado levar o bichano ao médico-veterinário para elaborar uma dieta adequada. Isso porque o excesso de peso em animais pode trazer predisposição a problemas de saúde, como diabetes e problemas articulares degenerativos.

Bolsa primordial x castração

Não há relação entre a castração e o aparecimento da bolsa primordial, embora muitas pessoas relacionem esses dois eventos. A bolsa primordial surge nos animais quando estão praticamente adultos. No caso de bichanos que passaram pela castração ainda jovens, pode ocorrer uma confusão que é mera coincidência.

A barriguinha flácida surgirá naqueles animais que carregam em sua genética a bolsa primordial, independentemente de serem castrados ou não. Como alguns gatos castrados podem ficar mais sedentários, o que contribui para obesidade, surgem alguns mitos sobre esses dois assuntos.

Pode retirar a bolsa primordial?

Aquela barriguinha balançando é um charme, mas alguns tutores ficam preocupados se trazem algum prejuízo à saúde do animal. Como é uma estrutura que faz parte do corpo e não gera nenhum dano, não é recomendado removê-la, principalmente se o motivo for estético.

O risco de um procedimento cirúrgico seria desnecessário nesse caso. Assim, o procedimento só deve ser feito se for identificada alguma estrutura, como nódulos ou feridas de difícil cicatrização. Aí, sim, o médico-veterinário pode indicar a retirada.

Como tudo no organismo, a bolsa primordial tem uma razão para estar ali! Gostou de saber o motivo do seu bichano ter uma barriguinha flácida e pendular? Acesse agora mesmo o site da Petz e confira outras curiosidades sobre o seu pet!

marianapucci@gearseo.com.br

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

17 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago