Gatos

Será que gato pode tomar chá de erva-cidreira? Descubra aqui!

Publicado em 16 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Os chás são bebidas extremamente benéficas para a saúde dos humanos, trazendo melhora nas dores, alívio de sintomas de resfriados e controle de estresse. Será que eles também são boas opções para os pets? Hoje, vamos explicar se gato pode tomar chá de erva-cidreira.

gato em cobertor

A erva-cidreira é uma planta medicinal utilizada em todo o mundo e conhecida pelas propriedades calmantes, ajudando a combater a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Continue a leitura para descobrir se essa plantinha também tem efeitos positivos para os bichanos ou se é melhor não incluí-la na rotina do pet.

Gato pode tomar chá de erva-cidreira?

Afinal, gato pode tomar chá de erva-cidreira? Bem, a resposta para essa pergunta é simples. Sim, é possível oferecer uma infusão pura de erva-cidreira para o felino sem causar riscos à saúde do animal, sem adição de açúcares e/ou adoçantes, em quantidades moderadas.

Ainda que o gato seja um animal carnívoro cujo organismo tem um funcionamento diferente do humano, o chá de erva-cidreira é considerado seguro para consumo animal, já que não conta com substâncias nocivas que possam causar transtornos na saúde e/ou intoxicação.

Entre os benefícios do chá de erva-cidreira para humanos, é possível citar o efeito calmante, que pode ajudar a tranquilizar quem têm problemas de ansiedade ou estresse. Ela também ajuda a manter o trato digestivo em ordem e evitar cólicas, além de ser bastante apreciada graças ao sabor adocicado.

Lembre-se que a base da alimentação felina é a ração, que contém as quantidades adequadas de nutrientes para manter a saúde dos amigos em dia. Se quiser oferecer erva-cidreira para gatos, não deixe de conversar com um veterinário para tirar todas as suas dúvidas e verificar se o consumo está liberado no cardápio.

Apesar de a erva-cidreira não oferecer riscos para os felinos, outros chás comuns do cotidiano podem fazer mal para os pets. Alguns exemplos incluem o chá mate, o chá preto e o chá verde, ricos em cafeína. Essa substância é tóxica para os bichanos e não pode ser ingerida sob nenhuma hipótese.

Plantas seguras para gatos

Já informamos que gato pode tomar chá de erva-cidreira, desde que em quantidades moderadas e com orientação veterinária. Sabia que existem outras plantas seguras que você pode inserir no cardápio do pet, in natura ou na forma de chá para gato? Confira algumas delas, a seguir!

Camomila

Amplamente conhecida pela capacidade de melhorar o sono, a camomila é uma florzinha considerada segura para gatos. Além de não causar nenhum prejuízo para a saúde felina, ela é capaz de trazer alguns benefícios para o animal, como melhorar o funcionamento do fígado e reduzir desconfortos estomacais.

gato pode comer cereja2

Alecrim

Esse tempero tão presente nas casas brasileiras também está entre as plantinhas que não representam riscos para os bichanos. Apesar disso, é muito difícil que o amigo queira se aproximar da erva, já que exala um aroma bastante forte que não costuma agradar o olfato felino.

Hortelã

Quem não gosta do cheiro de hortelã, não é? Os gatinhos também se atraem pelo aroma dessa planta. A boa notícia é que ela não é considerada tóxica para eles. Apesar de o consumo não trazer nenhum benefício específico para a saúde do pet, é um alimento que ele pode consumir sem maiores problemas.

Plantas tóxicas para os felinos

A principal planta tóxica para os gatos é o lírio, em todas as suas apresentações. Todas as partes da planta são tóxicas para os felinos (pétala, caule, folha, pólen) e causam insuficiência renal aguda.

Por outro lado, existem algumas plantas tóxicas para os felinos, por isso, não podem ser oferecidas de nenhuma maneira. Se o seu amigo ingerir alguma das plantas da lista abaixo por acidente, não se desespere. Procure um veterinário imediatamente para evitar consequências mais sérias para a saúde do pet.

Copo-de-leite

Gato pode tomar chá de erva-cidreira, mas esse não é o caso da planta copo-de-leite. Tanto a flor quanto os caules e as folhas são extremamente venenosos para os bichanos, podendo causar sintomas como irritação, dificuldade de engolir e salivação excessiva.

Violeta

Apesar de a aparência bela e exuberante, a violeta precisa ser mantida fora do alcance dos amigos de quatro patas. Isso porque, caso ingerida pelos bichanos, ela pode causar problemas sérios de intoxicação, com características como gastrite, diarreia, vômito e dificuldades respiratórias.

Espada-de-são-jorge

Muita gente tem um exemplar de espada-de-são-jorge em casa. Afinal, essa planta é conhecida por espantar o mau-olhado e purificar o lar. Se você tiver uma dessas, garanta que ela esteja em um ambiente que o gatinho não tenha acesso. Caso seja ingerida por acidente, ela pode causar uma reação tóxica grave.

gato deitado olhando para frente

Esperamos que tenha gostado de saber se gato pode tomar chá de erva-cidreira. Para garantir uma alimentação saudável e equilibrada para o bichano, acesse a loja on-line da Petz e confira nossa seleção de rações, petiscos e areias para gatos. Tudo está a apenas alguns cliques de distância. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog