Comportamento

Sons que gatos não gostam

Publicado em 13 de setembro de 2024

Tempo de leitura: 4min

Gato olhando para o lado enquanto está em cima de uma mesa.

Os gatos têm uma audição extremamente aguçada. Eles são capazes de ouvir sons em frequências que nós, humanos, nem conseguimos perceber. Essa sensibilidade os ajuda a caçar e a se proteger de possíveis ameaças, mas também faz com que alguns sons do nosso dia a dia sejam extremamente incômodos para eles. Neste artigo, separamos 5 sons que os gatos não gostam e como evitar que eles se sintam desconfortáveis.

Gato embaixo de uma mesa.

Curiosidades Sobre a Audição dos Felinos

Antes de falarmos sobre os sons que incomodam os gatos, é interessante entender um pouco mais sobre como funciona a audição desses animais. Gatos podem chegar a ouvir 65 Hz, enquanto a audição humana vai até 20 Hz. Ou seja, os gatos podem ouvir sons muito mais agudos do que nós! Essa habilidade é especialmente útil na natureza, pois permite que detectem presas pequenas e até o movimento de roedores debaixo do solo. Mas, essa audição tão sensível também faz com que alguns ruídos do cotidiano sejam mais torturantes para eles. Veja:

  1. Eletrodomésticos

Os eletrodomésticos são parte do nosso dia a dia. Para os gatos, alguns deles podem ser uma fonte constante de estresse. Aspiradores de pó, secadores de cabelo, liquidificadores e máquinas de lavar roupa em funcionamento produzem sons altos e, muitas vezes, estridentes que são desagradáveis para os felinos. Além do volume, o som contínuo e as vibrações que alguns desses aparelhos emitem causam o desconforto auditivo e estresse.

Como evitar: se possível, utilize esses eletrodomésticos em um cômodo diferente ou em horários em que o gato esteja fora do ambiente.

2. Fogos de artifício

Fogos de artifício são um pesadelo para a maioria dos pets. Esses sons são extremamente altos, imprevisíveis e estrondosos, o que pode deixar o gato em pânico. A combinação de explosões repentinas e luzes brilhantes também agravam o medo e a ansiedade dos felinos. Durante épocas festivas, como a virada de ano, muitos gatos tendem a se esconder em locais seguros e tentam se afastar o máximo possível dos sons e das luzes.

Como evitar: durante as comemorações com fogos de artifício, mantenha seu gato dentro de casa, de preferência em um ambiente silencioso com música relaxante para abafar o som dos fogos. Feche cortinas e janelas para ajudar a reduzir o impacto do barulho.

Gato cobrindo os ouvidos.

3. Trovões e tempestades

Tempestades, especialmente aquelas acompanhadas de trovões altos, também são fontes de desconforto para os gatos. O som repentino e estrondoso de um trovão pode assustar até os felinos mais corajosos. Além disso, a mudança na pressão atmosférica e o barulho da chuva batendo nas janelas podem estressar o pet..

Como evitar: quando tiver previsão de tempestade, se possível, separe um ambiente seguro e aconchegante para o gato, com alguns brinquedos e sua cama favorita. Sons suaves de música ou de ruído branco também podem ajudar a mascarar o som dos trovões.

4. Buzinas e sirenes

Sons urbanos, como buzinas de carros e sirenes de ambulâncias e viaturas policiais são comuns, mas igualmente irritantes para os gatos. A natureza repentina e repetitiva desses sons pode facilmente assustar o felino, levando-os a fugir ou se esconder.

Como evitar: tente manter as janelas fechadas para diminuir o som externo. Se você mora em uma área urbana muito movimentada, considere o uso de cortinas blackout ou isolantes acústicos para ajudar a reduzir o som.

5. Sons de alarmes

Alarmes de incêndio, alarmes de segurança e até despertadores também podem ser estressantes. Esses sons geralmente combinam uma alta frequência com uma intensidade elevada, causando grande desconforto auditivo. Além disso, a natureza repetitiva e insistente dos alarmes pode ser especialmente assustadora para os gatos.

Como evitar: garanta que os alarmes estejam funcionando corretamente para evitar disparos acidentais. Se precisar testar o alarme, certifique-se de que o gato esteja em um ambiente seguro e longe do som.

É preciso conhecer seu pet e entender quais sons podem ser incômodos a ponto de assustá-los e, consequentemente, estressá-los. A melhor maneira de ajudar o gato a, se for o caso, conviver com esses barulhos, é criar um ambiente acolhedor e seguro, com tocas, túneis, arranhadores e o que mais for possível para que o felino se sinta confortável.

Gostou dessas dicas? Então, continue explorando nosso blog para conferir mais conteúdos sobre como cuidar do seu pet e entender melhor o comportamento dos gatos. Ah! Na Petz, você encontra os itens para gatos citados neste artigo.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog