Gatos Nutrição

Qual a melhor ração para gatos?

Publicado em 04 de setembro de 2023

Tempo de leitura: 5min

A alimentação é muito importante para a saúde de todos os animais, pois ela é um fator determinante da qualidade de vida. Sendo assim, saber qual a melhor ração para gatos é uma informação que todo pai e mãe de pet quer saber assim que adota um bichano.

gato filhote pode comer racao de gato castrado3

A alimentação é um assunto que deve ser tratado com seriedade, pois se o bichano comer um alimento inadequado, pode gerar uma série de problemas, como obesidade, desnutrição, baixo desenvolvimento, entre outras alterações.

Por outro lado, quem já visitou um pet shop sabe que não faltam opções de ração para gatos nas prateleiras que acabam levantando algumas dúvidas na hora de comprar. Por isso, separamos este texto para orientar você e tirar todas as suas dúvidas. Confira!

Por que existem tantos tipos de ração?

Os diferentes tipos de ração para gatos são elaborados de acordo com a necessidade nutricional do pet, fruto de muito estudo e pesquisa. As diferentes fases de vida do animal exigem teor de vitaminas, minerais, gordura, proteínas e carboidratos variados.

Para saber qual é a melhor ração para gatos, deve-se levar em consideração principalmente a idade, pois há ração para filhotes, adultos e idosos. A ração para cada fase da vida do gato será elaborada com os ingredientes necessários para o crescimento ou manutenção da saúde.

Há ainda um tipo de ração muito importante que auxilia no tratamento de doenças ou condições de saúde, como a obesidade, para raças específicas ou ração para gato castrado, de acordo com uma necessidade particular do felino. Como você pode ver, existem muitas razões para existir tanta variedade de rações.

Ração para gatos filhotes

A ração para filhotes é elaborada com a quantidade de nutrientes mais elevada, pois esses pets estão em fase de crescimento. Geralmente contém maior teor de proteínas essenciais para o desenvolvimento da musculatura e outras estruturas.

Como os filhotes são bastante ativos e adoram correr e brincar, a ração de filhotes também é mais calórica para suprir toda essa energia. Sem dúvidas, é uma fase muito importante na vida do bichano, que precisa de alimentação equilibrada para o crescimento que acontece muito rápido.

Ração para gatos adultos

Quando o gato atinge a fase adulta, precisa manter sua saúde em boas condições, mas já não necessita de tantas calorias. Isso porque acaba ficando menos ativo, e seu organismo já se desenvolveu por completo. Por isso, a ração para gatos adultos tem outro tipo de formulação.

Ração para gatos idosos

Essa fase da vida requer muita atenção. Alguns tutores seguem oferecendo a ração de adultos para os pets geriátricos, porém a melhor ração para gatos idosos é a sênior, que apresenta valores nutricionais específicos.

Geralmente, esses pets apresentam perda de massa muscular e têm mais problemas de digestão, por isso, os nutrientes devem ser balanceados para essas necessidades. Além disso, é comum que já apresentem algum problema de saúde e precisem de uma ração terapêutica.

Ração terapêutica para gatos

A ração terapêutica ou medicamentosa auxilia no tratamento de algum problema de saúde e deve ser utilizada somente com prescrição do médico-veterinário. Sua formulação é de acordo com a doença em questão. Alguns exemplos são: ração para problemas intestinais, hepáticos, renais, alergias, cardíacos, etc.

qual a melhor racao para gatos interna3

Tipos de ração para gatos

Além da diferença na fórmula da ração de acordo com a idade ou problema de saúde, encontramos as rações secas e úmidas. A ração seca é a mais utilizada, devido à praticidade e ao preço.

A ração úmida é um pouco mais cara, mas também costuma agradar mais o paladar do bichano, além de hidratar o gato ao mesmo tempo que o alimenta. Ela costuma ser usada como petisco para agradar o pet ou quando ele está debilitado e sem apetite.

Escolher a melhor ração úmida para gatos depende dos objetivos do tutor e do médico-veterinário. Além da ração úmida “normal”, existem as terapêuticas, usadas no tratamento de doenças, assim como a ração seca. Essas devem ser indicadas pelo médico-veterinário pois se não pode trazer malefícios a saúde do chicano

Diferença na qualidade das rações para gatos

Como você viu, para definir qual a melhor ração para gatos, deve-se levar em consideração a idade e o estado de saúde do pet. Além disso, as rações variam quanto à qualidade dos nutrientes. Confira a diferença entre elas a seguir.

Ração Standard ou econômica

Esse tipo de ração é encontrado tanto em pet shops quanto em supermercados. É chamada de ração de combate, vendida a preços mais acessíveis. Ainda que essa ração também seja balanceada, são utilizados ingredientes de menor qualidade e baixa digestibilidade. Mas atende todas as necessidades nutricionais do animal por ser um alimento completo.

Isso quer dizer que o organismo do pet não absorve tão bem os nutrientes, e muitas vezes não se sente saciado e precisa comer mais. Em alguns casos, é necessário suplementar a alimentação, sempre com orientação médica.

Ração Premium

É considerada uma ração intermediária em termos de qualidade dos ingredientes. Além de também ser devidamente equilibrada, é melhor em termos de digestibilidade e absorção de nutrientes quando comparada à Standard.

Ração Super Premium

Se você quer saber qual a melhor ração para gatos, certamente a resposta é a Super Premium. Isso porque ela possui os ingredientes de melhor qualidade e absorção. Ela tem o preço mais elevado, porém sua boa digestibilidade garante excelente absorção dos nutrientes.

O pet se sente mais saciado, ingere menos comida e produz menor quantidade de fezes. Além da parte nutricional, algumas formulações da ração Super Premium auxiliam em outros aspectos, como saúde da boca, do intestino, articulações, etc.

qual a melhor racao para gatos 1

Saber qual a melhor ração para gatos não é tão complicado assim! Embora existam muitas opções, agora você já pode escolher a ideal para seu pet. Acesse agora mesmo o site da Petz e confira nossos produtos.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog