Você sabe qual é a melhor ração para gatos castrados?

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2020

Bem-Estar
Você sabe qual é a melhor ração para gatos castrados?
Tempo de leitura: 3 minutos

Os benefícios da castração muita gente já conhece. Capaz de deixar os gatos mais caseiros e tranquilos, ela ajuda a diminuir as fugas, impede gestações indesejadas e, de quebra, ainda evita que o bichano fique exposto a uma série de doenças. Mas você também já deve ter ouvido falar que a castração tem como lado negativo fazer com que o pet ganhe peso, portanto é fundamental saber qual é a melhor ração para gatos castrados.

Antes de desistir da cirurgia, saiba que o problema pode ser evitado com mudanças simples na alimentação e na rotina do bichano. Então, está pronto para descobrir qual é a melhor ração para gatos castrados e o que fazer para evitar que eles engordem?

Afinal, por que os gatos castrados engordam?

Antes de descobrir o que fazer para combater a obesidade felina, é interessante saber por que gatos castrados tendem a engordar. “Os gatos castrados têm três vezes mais tendência a engordar, apresentando um maior nível de apetite e menor disposição para os exercícios”, confirma a  médica-veterinária da Petz, Dra. Vivian Carvalho.

Ainda de acordo com a especialista, isso ocorre porque a castração retira órgãos (testículos ou ovários) responsáveis pela produção de hormônios sexuais.

Sem esses hormônios, o animal passa por uma desaceleração metabólica (o corpo começa a gastar menos energia para se manter), apresenta menos disposição para atividade física e, ao mesmo tempo, tem um incremento de apetite. Ou seja: ele fica com mais fome e com menos vontade de se exercitar. O resultado acaba sendo uma maior tendência a ganhar peso.

No entanto, existem diversas opções de rações secas e úmidas para oferecer ao seu bichano esterilizado! Com certeza, por uma delas ele irá se apaixonar!

Benefícios da ração para gato castrado

Quando falamos em perda ou controle de peso, uma das primeiras coisas que pensamos é na redução do volume de alimento oferecido ao animal. Mas, segundo a Dra. Vivian, a prática pode resultar em um desequilíbrio nutricional.

Como alternativa mais segura e eficaz, a médica-veterinária sugere a adoção de uma ração para gato castrado.

São alimentos cujas porções apresentam uma maior concentração de nutrientes, com menos calorias, permitindo uma redução de até 20% no valor energético ingerido, sem diminuição dos nutrientes e da quantidade de comida.

Entre os principais diferenciais dessas rações estão a maior presença de fibras e a redução na quantidade de gordura. “Uma dieta para gatos rica em fibras reduz o teor energético da comida e proporciona um efeito de saciedade”, explica a veterinária.

Já a gordura é parcialmente substituída por componentes, como proteínas, que concentram menor quantidade de calorias e ajudam a manter a massa muscular do gato.

É exatamente devido a essas particularidades que a Dra. Vivian afirma que o ideal é oferecer a ração super premium para gatos castrados, de preferência com orientação veterinária.

Estimule a atividade física

Assim como acontece com a gente, a perda ou a manutenção do peso do bichano não depende somente da alimentação: é preciso também estimular a atividade física, o que é um grande desafio para muitos tutores, já que gatos não são os companheiros mais frequentes em caminhadas ou corridas.

Mas a tarefa de colocar o bichano para se movimentar é mais simples ㄧ e divertida! – do que parece. E uma das melhores maneiras de fazer isso é com enriquecimento ambiental, que permite ao pet explorar o ambiente.

Capriche na oferta de túneis e prateleiras e no uso de brinquedos que façam o gato andar e pular bastante, como aqueles pequenos focos de luz que eles adoram perseguir.

Outra dica é tornar a alimentação mais lenta e interessante, com o uso de bolas que liberam a ração de maneira gradual.

Agora que você já sabe o que fazer para evitar que o seu pet fique obeso após a castração, converse com um veterinário sobre a mudança da alimentação e peça a recomendação das melhores rações para gatos castrados.  

Na Petz você encontra diversas opções de alimentos, secos e úmidos, para ajudá-lo a manter a saúde do seu filho de quatro patas em dia!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *