Guia

Gestação de hamster: saiba todo o necessário para ajudar sua amiga!

Publicado em 02 de março de 2020

Tempo de leitura: 6min

A chegada de um novo pet é sempre uma alegria. Mas quando esse pet chega pela gravidez de um amigo, pode ser uma grande surpresa! Para estar preparado, é importante conhecer bem essa etapa. A gestação de hamster pode gerar muitas dúvidas. 

filhote de hamster na mão do tutor

Afinal, nossos amigos roedores são delicados e sensíveis. No entanto, com algumas informações em mãos, você e seu pet poderão passar por esse momento tranquilamente! 

Preparando para a gestação

Os hamsters, assim como outros pets, possuem um período de fertilidade. Essa maturidade chega quando as fêmeas estão com dois meses de idade,  mais ou menos. 

Diferentemente de outros pets, porém, o cio do hamster é bem frequente. Esse ciclo, também chamado de estro, ocorre a cada 3 ou 4 dias. Ou seja, toda semana sua amiga roedora estará pronta para reproduzir! 

O ciclo dura pouco, podendo ser de 4 a 24 horas. Mas não se engane! Esse pequeno intervalo é o suficiente para sua amiga roedora engravidar. Como os cios são curtos e frequentes, podemos dizer que, de maneira geral, se você tem um casal de hamsters, eles ficarão grávidos com muita frequência. 

Os machos, por sua vez, estão prontos para ser papais todo o tempo. Basta conviver com uma fêmea para ter vontade de se reproduzir. 

Como perceber que a hamster está grávida

Como nossos amigos roedores adoram se reproduzir, a gravidez de hamster é muito comum. E já que eles são pequenininhos, todos os seus ciclos são muito rápidos, inclusive a gravidez. Mas, afinal, quanto tempo dura a gestação de um hamster?

Geralmente, com duas semanas de gestação já é possível observar que a fêmea está carregando bebezinhos. Alguns sinais dão a dica que você estará prestes a receber filhote de hamster. Os principais são: 

  • Tamanho: o principal sinal de hamster grávida com sintomas é o tamanho. Quem convive com roedores sabe que eles são naturalmente fofos, e notar o ganho de peso pode ser difícil. Mas não se preocupe. Durante a gestação de hamster é fácil perceber que sua amiga roedora está mais gordinha. No entanto, esse sinal aparece geralmente apenas na última semana;
  • Mamilos: hamsters são mamíferos. Assim, durante a gravidez, eles também se preparam para amamentar. Por isso, os mamilos ficam mais à mostra quando as fêmeas estão próximas de dar a luz. 
  • Comportamento: durante a gestação, o comportamento de hamster grávida também pode se alterar. É comum que as fêmeas fiquem mais comilonas e bebam mais água. Por isso, lembre-se de dar todo o necessário para sua amiga! Afinal, ela estará comendo por dois, quatro ou até mais! 

Caso você tenha dúvidas se sua hamster está grávida, é recomendado procurar um veterinário. Você, provavelmente, não terá muito tempo para agir, visto que a gestação de hamster é tão rápida e os sinais surgem apenas no final. 

filhote de hamster no cercadinho

Entretanto, um especialista saberá dizer se sua amiga está realmente aguardando bebês, além de fazer um check-up em sua saúde. 

O que fazer durante o parto?

Certo, você já tem certeza de que sua roedora está grávida e está esperando o grande momento. Como ajudar sua amiga peluda? De acordo com veterinários, os cuidados com uma gestação de hamster são diferentes em relação a outros pets. Entretanto, há muito que um tutor pode fazer para tornar esse momento mais confortável. 

  • Ofereça muita comida e água: lembre-se que sua amiga estará passando por um momento muito intenso. Não se esqueça de oferecer provimentos! 
  • Evite tocar sua pet: hamsters, naturalmente, são animais delicados. Durante o período de gestação, eles se tornam ainda mais frágeis! Evite pegar sua amiga por alguns dias para não causar nenhum problema. 
  • Separe o macho: deixe sua amiga sozinha em uma gaiola só para ela. Isso evitará qualquer acidente.
  • Deixe a gaiola limpa: hamster são muito higiênicos e odeiam sujeira. Assim que perceber que sua hamster está grávida, faça uma boa faxina e cuide da higiene. Também ofereça serragem ou outro substrato em abundância. Essa é uma forma de a roedora se sentir segura nesse período. 
  • Não incomode sua hamster: como os hamsters são pequenos, qualquer movimento pode ser interpretado como uma ameaça. O ideal é colocá-la em um quarto silencioso e protegido durante algum tempo. 

Na hora do parto de fato, não há muito o que fazer. Na verdade, o ideal é deixar sua amiga sozinha para não apresentar nenhum perigo. Hamsters são conhecidos pelo hábito de comer seus filhotes. Isso ocorre quando a fêmea sente que há alguma ameaça para ela ou para seus bebês. 

Por isso, tome muito cuidado durante e após o parto. Um movimento brusco pode parecer um risco para a nova mamãe. 

Os bebês nasceram! E agora?

Após um parto bem-sucedido, finalmente você terá novos pets em sua casa! Geralmente, você verá que quantos filhotes um hamster pode ter varia em torno de de 6, mas pode ir de 3 a 10. Os hamsters nascem muito pequenos e frágeis. Por isso, por mais que eles sejam muito fofos, não toque-os ou pegue-os. 

Alguns estudiosos afirmam que nosso cheiro pode interferir na relação entre mãe e filho, e aumentar as chances do filhote ser comido. De maneira geral, você não irá precisar se preocupar com os bebês. As mamães hamsters costumam cuidar de todas as necessidades dos filhotes. 

Três semanas após o nascimento, os hamsters já estarão maduros, e é indicado separá-los de gaiola. Além de evitar brigas, os roedores logo estarão próximos para uma nova gravidez! 

Agora que você já sabe tudo sobre gestação de hamster, já pode ajudar sua amiga roedora com mais tranquilidade. Lembre-se que hamsters se assustam fácil e, nesse caso, se a mamãe se sentir ameaçada, pode resultar em um problema. 

filhotes de hamsters na mão do tutor

Seguindo os passos acima, você provavelmente passará por esse momento de maneira rápida e tranquila! Não se esqueça de sempre consultar um veterinário para garantir a saúde da mamãe e dos bebês. 

Está com hamsters filhotes em casa? Na Petz você encontra tudo para esses adoráveis roedores, como gaiolas, ração, brinquedos e muito mais! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog