Espécies

Hamster pode comer banana? Descubra aqui!

Publicado em 25 de janeiro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Os roedores são conhecidos por sua fama de comilões, e quem convive com esses fofos pets sabe que essa reputação é merecida! Por isso, é necessário estar atento ao que seu peludinho come, pois nem tudo é indicado para seu frágil organismo. Por exemplo, será que hamster pode comer banana

hamster na casinha

Essa fruta é conhecida por suas vitaminas e nutrientes. Mas os roedores também podem aproveitar essa delícia? Continue lendo e descubra se pode dar banana para hamster e outras dicas para a alimentação do seu amigo! 

Qual a alimentação ideal? 

Mesmo os tutores experientes podem ter dúvidas em relação à alimentação de hamster. Afinal, há muitas informações contraditórias sobre o assunto e, algumas vezes, descobrir os mitos e verdades pode ser um desafio. 

Se você quer oferecer o melhor para seu amigo, saiba que veterinários concordam: a ração é sempre a opção. Os chamados “alimentos extrusados” passam por um delicado processo de preparação e contém tudo que os pets precisam sem excessos. 

No caso dos roedores, o feno também deve estar disponível à vontade. Assim, mesmo que você esteja se perguntando se hamster come banana, lembre-se que frutas devem ser apenas um petisco, e não a base da alimentação! 

Hamster pode comer banana? 

Se seu pet adora frutas e petiscos, você ficará feliz em saber que sim, hamster pode comer banana! Quando oferecida da forma correta, essa fruta não apresenta nenhum risco para os roedores. Fique de olho nas dicas abaixo para aprender como oferecer a fruta de forma segura: 

  • Quantidades pequenas: não é só porque hamster gosta de banana que ele poderá comê-las livremente! Lembre-se que os roedores são pets pequeninos e precisam de uma dieta equilibrada. De acordo com especialistas, os petiscos devem representar apenas 10% da dieta total de um pet. Assim, a porção de banana deve ter em média um quarto de colher de chá para uma refeição equilibrada; 
  • Ofereça apenas de vez em quando: não é apenas em relação ao tamanho da porção que devemos estar atentos. A frequência dos petiscos também deve ser controlada para garantir uma alimentação equilibrada. De acordo com veterinários, oferecer banana para hamster uma vez por semana é uma boa forma de agradar seu peludo sem prejudicar sua saúde,
  • Evite as cascas: os roedores não têm preconceito quando falamos de frutas. Muitos hamsters adoram até mesmo a casca da banana! Mesmo que a princípio as cascas não sejam prejudiciais, não é recomendado oferecê-las para os pets. Isso porque, como são a parte mais externa, ficam expostas a sujeira e contaminação. Além disso, muitas vezes as cascas das frutas contém agrotóxicos e podem prejudicar a digestão dos peludos.

Seguindo as dicas acima seu hamster pode comer banana de forma segura e saudável! E o melhor é que ele ainda irá aproveitar os benefícios dessa deliciosa fruta! 

hamster comendo

Benefícios da banana

A banana é conhecida por seu alto valor nutricional, sendo um alimento muito indicado para quem busca uma dieta saudável! Para os roedores, não é diferente. Essa fruta contém diversos nutrientes que podem auxiliar sua saúde! Os principais são:

  • Magnésio: importante componente para o funcionamento do sistema nervoso; 
  • Vitamina B6: auxilia a transformar os alimentos em energia para o corpo, 
  • Fibras: essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo. 

Mantendo uma rotina saudável

Todo tutor busca oferecer o melhor para seu amigo peludo. No caso dos hamsters, há algumas orientações para manter uma rotina saudável! As dicas abaixo vão ajudar você a deixar seu pet ainda mais feliz!

  • Alimentação equilibrada: lembre-se de oferecer uma boa ração, feno em abundância e petiscos ocasionais; 
  • Higiene: hamsters são pets limpinhos e odeiam falta de higiene. Remova o excesso de sujeira da gaiola diariamente, e para deixar o lar do seu amigo do jeito que ele gosta, não se esqueça de fazer uma boa faxina uma vez por semana; 
  • Exercícios e brincadeiras: hamsters são pets muito ativos e precisam de estímulos regulares. Além dos momentos de brincadeira, ofereça brinquedos para que ele possa se divertir sozinho, 
  • Visitas ao veterinário: visitar o veterinário regularmente é uma ótima forma de ficar de olho na saúde do seu pet! O especialista poderá notar qualquer alteração, além de dar dicas sobre uma tutoria responsável. 

hamster se alimentando

Seguindo as dicas acima o hamster pode comer banana e você favorece na saúde do pequeno roedor. Continue acompanhando as dicas da Petz e aprenda cuidados diários com os amigos de estimação.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog