Gaiola de hamster: conheça 3 tipos para a escolha perfeita!

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 21, 2019

Bem-Estar
Gaiola de hamster: conheça 3 tipos para a escolha perfeita!
Tempo de leitura: 5 minutos

Se você tem um hamster em casa, sabe como esses pets podem ser amorosos e divertidos. E, claro, todo tutor quer o melhor para seu amigo! No caso dos pequenos roedores, a gaiola de hamster é um tópico muito importante, afinal, nossos peludos passam a maior parte de seu dia dentro delas.

Por isso, é importante escolher bem o lar do seu pet. Hoje, é possível encontrar diversos modelos de gaiola para hamster. Certamente, um deles atenderá à necessidade de seu filhote de roedor. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Conheça três tipos de gaiolas e saiba escolher a melhor para seu amigo!

1. Gaiola de arame

Modelo mais clássico, provavelmente você já encontrou uma gaiola de hamster de arame. Geralmente possui uma base de plástico e, sobre ela, uma grade, onde seu bichinho ficará a maior parte do tempo.

Nessa área também fica o substrato higiênico, que absorve a sujeira do dia a dia. Esse modelo vem na versão gaiola grande para hamster e também em tamanhos menores. São uma boa opção e possuem diversos pontos positivos.

Ventilação

Como as barras de arame permitem a passagem de ar, a ventilação é um ponto forte das gaiolas de arame! Dessa forma, seu amiguinho se sentirá mais conectado com o mundo exterior, o que contribui para seu bem-estar. A circulação de ar também ajuda a dissipar o cheiro de fezes e urina, melhorando o ambiente de seu pet.

Limpeza

A base de plástico, onde a sujeira se acumula, muitas vezes é removível. Limpar uma gaiola de arame geralmente é um processo rápido e simples.

Preço

São mais econômicas e com um bom custo-benefício. Como são muito populares, também é possível encontrar uma ampla variedade de modelos.

Interação

Esse tipo também permite um acesso muito fácil ao seu amigo peludo. Além de possibilitarem estender um dedo e fazer um carinho rápido durante o dia, as gaiolas são fáceis e rápidas de abrir.

Apesar de ser uma opção muito versátil, esse modelo não é indicado para todas as espécies de hamsters. Raças menores, como o hamster anão russo, podem escapar por seus vãos.

Além disso, muitos bichinhos costumam morder as grades, o que pode ser prejudicial para a saúde. Assim, se você tem um roedor pequeno ou um pouco agitado, talvez seja melhor outro modelo de gaiola de hamster.

2. Gaiola de plástico

A gaiola de plástico é outro modelo popular e muito indicado. Versátil, essa opção se encaixa em qualquer lugar e é uma ótima escolha para diferentes raças. Além de boa para os pets, é um item elegante e charmoso e combina com diferentes ambientes. Os principais pontos positivos da gaiola de plástico são:

Tamanho

As gaiolas de plástico podem ter variados tamanhos, inclusive alguns modelos maiores ou até mesmo a versão da gaiola hamster 3 andares, com mais espaço para seu amigo ter mais qualidade de vida.

Versatilidade

Muitos modelos são expansíveis. Dessa forma, você consegue adaptar outros espaços, aumentado a casa de seu amigo caso seja necessário.

Enriquecimento ambiental

As gaiolas de plástico muitas vezes possuem brinquedos e atividades para seu amiguinho. Melhor ainda: alguns modelos permitem instalar tubos, rodas e outros apetrechos que vão deixar seu peludinho muito feliz!

Assim como as gaiolas de arame, os modelos de plástico também possuem seus pontos fracos. Elas podem ser um pouco mais complexas na hora da limpeza com todos os tubos e apetrechos. Além disso, como são fechadas, a circulação de ar não ocorre da maneira ideal.

3. Aquários

Se você busca uma casinha hamster que, além de ótima para o pet, é esteticamente mais bonita, um aquário pode ser ideal! Semelhante a um ambiente para peixes, esse modelo é resistente e neutro, o que é perfeito para diferentes raças de hamsters. Os pontos positivos da gaiola tipo aquário são:

Segurança

Com um aquário para hamster você pode ficar despreocupado com seu amigo peludo roendo a gaiola. As chances de intoxicação, assim, são bem menores.

Visibilidade

A gaiola tipo aquário é toda transparente. Assim, você pode observar seu amigo facilmente. Além de uma ótima atividade para alegrar seu dia, isso ainda permite que você fique de olho na saúde de seu pet.

Fácil acesso a seu pet

Na gaiola aquário seu amigo não consegue se esconder muito de você. Assim, caso seja necessário pegá-lo para limpeza do ambiente ou uma consulta ao veterinário, você não terá problemas.

Ventilação

Sem a parte de cima, ainda é possível garantir uma boa ventilação para seu hamster. De um modo rápido e fácil você pode deixar o ar entrar e depois de alguns minutos fechar novamente a tampa.

As gaiolas aquários podem ser ótimas por sua qualidade e beleza. No entanto, são um tanto pesadas e manuseá-las pode não ser fácil. A limpeza também é um aspecto delicado nas gaiolas tipo aquário.

Cuidando da gaiola de hamster

Independentemente do modelo escolhido, especialistas ressaltam a importância de uma boa manutenção na hora de cuidar da gaiola de hamster. Afinal, esse é o lar de seu peludo, e deve estar sempre adequado e agradável! Os principais cuidados para a gaiola são:

● Limpeza regular: as limpezas devem ser regulares, deixando o ambiente higienizado e agradável;
● Localização: apesar das gaiolas oferecerem segurança, elas não são um ambiente isolado. Cuidado na hora de posicionar a gaiola. Busque um local calmo, tranquilo e com boa temperatura. Evite também o sol direto,
● Enriquecimento ambiental: para um bom lar para seu hamster, brincadeiras são indispensáveis. A roda da hamster e outros itens são excelentes para manter seu amigo saudável.

Com um bom lar, muito cuidado e amor, seu hamster terá mais qualidade de vida e poderá ser um bom amigo por muito tempo!

Está precisando de gaiola para hamster ou outro item para seu melhor amigo? Na Petz você encontra gaiolas, rações, brinquedos e outros itens para seu filho de quatro patas! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *