Hamsters

Hamster pode comer alface?

Publicado em 29 de janeiro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Uma dieta saudável só está completa com uma boa porção de salada! As folhas e legumes fornecem vitaminas e minerais essenciais para nosso organismo. Um prato perfeito para quem busca manter a forma! Mas será que os pets também podem desfrutar de uma boa salada? Hamster pode comer alface

hamster na gaiola

Se você está buscando petiscos seguros para seu peludinho, continue lendo. Descubra se hamster pode comer alface e obtenha dicas de como oferecer todos os nutrientes necessários para seu amiguinho! 

Uma dieta saudável

Todo tutor busca oferecer o melhor para seu filho de quatro patas. E, por sorte, fornecer uma dieta saudável é uma tarefa mais fácil do que se imagina! É o que explica a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz. 

Segundo a especialista, hamster gosta de alface, mas, por ser prejudicial, é indicado buscar um alimento realmente benéfico como uma boa ração. Também chamada de alimento extrusado, esse produto passa por um delicado processo, que permite que cada pedacinho seja completo, com todos os nutrientes necessários. 

Como os roedores caseiros possuem uma vida mais pacata, sua alimentação precisa ser elaborada com cuidado. A ração para hamster leva isso em consideração, e sua formulação contém a quantidade ideal de calorias, sem exageros! Por isso, a ração deve ser sempre a base da alimentação de nossos amigos! 

Hamster pode comer alface?

A alface é uma grande aliada das pessoas que buscam uma alimentação saudável! Leve e repleta de nutrientes, é o ingrediente principal de muitas preparações de saladas! E como possui poucas calorias, geralmente pode ser ingerida sem contraindicações! Mas será que o hamster pode comer alface? 

A resposta para saber se pode dar alface para hamster é um tanto complicada. A alface, realmente, possui diversas vitaminas que nossos peludinhos podem aproveitar. Em sua composição encontramos elementos importantes para o bom funcionamento do organismo. 

Entretanto, o vegetal também é rico em outra substância: a água. Parece estranho pensar que a água pode ser prejudicial ao organismo, não é mesmo? Mas, na verdade, tudo depende do equilíbrio. 

hamster comendo

Se o hamster come alface, isso irá desregular seu intestino, causando diarreia e outros problemas. Por isso, especialistas recomendam buscar petiscos mais seguros para os roedores. Afinal, se há tantas opções saudáveis e saborosas, por que arriscar oferecendo alface? 

Oferecendo petiscos seguros

Mesmo que a ração seja o suficiente para nutrir seu amiguinho, variar na dieta pode ser uma boa ideia. Os petiscos são excelentes para aquele dia que você deseja agradar seu pet. 

No entanto, verifique se o alimento é feito especialmente para ele, pois, como a alface para hamster pode causar diversos problemas de saúde, outros alimentos também trazem os mesmos riscos. 

Apesar disso, alimentos feitos especialmente para os pequenos funcionam muito bem como reforço positivo durante os adestramentos. Por isso, não fique triste se a alface faz mal para hamster! Há diversos outros petiscos que podem alegrar o dia do seu amigo. 

  • Biscoitos e tortinhas para hamster: os petiscos prontos são ótimos para variar na dieta, sempre de maneira segura! Elaborados por especialistas, sua composição contém apenas alimentos seguros para os pets. Além disso, muitas vezes são enriquecidos com vitaminas e minerais, importantes para o organismo do seu peludo; 
  • Feno: o feno é outro elemento que deve estar sempre presente na dieta do seu peludo! Apesar de não ser rico em nutrientes, ele contém fibra, que auxilia na digestão.  Além disso, o feno serve para “gastar” os dentes dos hamsters, que nunca param de crescer; 
  • Alfafa: a alfafa é uma espécie de capim seco, muito similar ao feno, mas com mais nutrientes. Quando oferecida com cuidado, a alfafa é um petisco muito saudável! Porém, como é rica em minerais, seu excesso pode levar a problemas renais, 
  • Outros vegetais: não são todos os alimentos da feira que estão proibidos para os hamsters! Vegetais como banana, maçã e cenoura, são seguros para seu amigo.  Apenas tome o cuidado de oferecer de vez em quando, e sempre em porções pequenas!

hamster dentro de tubo preto

Lembre-se que oferecer uma alimentação saudável é cuidar da saúde do seu pet. Agora que descobriu se hamster pode comer alface, no blog da Petz, verifique outras dicas e alimentos indicados para esses pequenos roedores.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog