Hamster pode comer melancia? Descubra!

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 12, 2021

Espécies
Hamster pode comer melancia? Descubra!
Tempo de leitura: 3 minutos

Refrescante, saborosa e nutritiva, a melancia é uma fruta muito popular! Mas será que nossos pets também podem se deliciar com essa delícia? Afinal, hamster pode comer melancia

Devemos lembrar que os roedores possuem um organismo bem diferente e, por isso, é preciso cuidado. Muitos alimentos seguros para nós estão proibidos para os dentucinhos! Quer saber mais sobre petiscos seguros para seu amigo? Continue lendo! Descubra aqui se hamster pode comer melancia! 

A melhor alimentação para hamster 

Antes de aprender se pode dar melancia para hamster, é importante lembrar as bases de uma dieta saudável. Na natureza, os roedores possuem uma alimentação muito variada, com frutas, sementes e até mesmo pequenos insetos! E reproduzir essa dieta em casa é uma tarefa bem difícil. 

Pensando nisso, veterinários e especialistas desenvolveram a ração para hamsters. Esse produto, também chamado de alimento extrusado, contém todos os nutrientes que os peludinhos precisam na medida exata! 

Por isso, tenha sempre um bom pacote de ração para hamster em sua casa! Os petiscos, claro, também estão permitidos. Basta escolher opções seguras e em poucas quantidades! A seguir, saiba se melancia faz bem para hamster e descubra outras opções de alimentos seguros.

Hamster pode comer melancia? 

É fácil entender por que hamster gosta de melancia. Além de saborosa e refrescante, essa fruta possui um alto valor nutricional e poucas calorias! Por isso, é muito popular entre os fãs de uma alimentação saudável. 

Porém, será que hamster pode comer melancia? Se você está pensando em oferecer esse petisco para seu amigo, saiba que a resposta é um tanto complexa. De maneira geral, ela não contém nenhum componente prejudicial para os peludinhos. 

Entretanto, a melancia é muito rica em água. Quando os pets comem em excesso, isso pode desregular seu intestino e causar diarreia. Por isso, especialistas recomendam evitar a fruta. Há uma série de outros petiscos seguros e saborosos que seu pet pode aproveitar! 

Meu hamster comeu melancia, e agora? 

Mesmo que você evite dar alimentos perigosos para seu pet, acidentes acontecem. Se seu filho de quatro patas é travesso e roubou um pedaço de melancia da cozinha, não se desespere. Nem sempre a fruta causa problemas para os peludos. Tudo vai depender da porção ingerida e das condições de saúde do pet. 

Em alguns casos, a melancia para hamster não apresenta nenhuma consequência negativa. Porém, se você notar que seu amigo está com sinais de diarreia e desconforto intestinal, procure um veterinário. O especialista saberá analisar a situação geral do pet e receitar o tratamento mais indicado. 

Opções de petiscos seguros

Não é só porque melancia faz mal para hamster que você não deve variar na dieta do seu amigo! Hoje, é possível encontrar diversos petiscos saudáveis e seguros que podem ser oferecidos para os pets sem medo. Abaixo, separamos alguns dos alimentos favoritos dos roedores. 

  • Biscoitos e tortinhas para hamsters: se você quer agradar seu peludo de verdade, ofereça um biscoito ou uma tortinha para hamster! Esses petiscos, encontrados em lojas especializadas, como a Petz, são os favoritos dos roedores. E além de seguros, eles são produzidos por especialistas e contêm todos os nutrientes que seu amigo precisa; 
  • Feno: o feno é um alimento que deve estar sempre presente na gaiola de seu amigo! Apesar de não possuir um grande valor nutricional, ele é rico em fibra e, por isso, auxilia o sistema digestivo dos pets. Além disso, o feno desgasta a dentição dos hamsters, algo muito necessário, já que seus dentes nunca param de crescer; 
  • Alfafa: em certos aspectos, a alfafa é muito similar ao feno. Também se trata de um tipo de capim seco que os roedores adoram! Porém, a alfafa é rica em nutrientes, e quando oferecida em excesso, pode causar problemas de saúde. Na medida certa, entretanto, a alfafa é um petisco saboroso e saudável,
  • Frutas e legumes: a melancia pode até estar proibida para hamsters, mas os roedores ainda podem saborear legumes e frutas. Algumas opções, como banana, cenoura e maçã, são seguras e nutritivas. E o mais importante, os dentucinhos adoram! Lembre-se apenas de seguir algumas recomendações, como higienizar o alimento e remover cascas e sementes. 

Com tantas opções de petiscos seguros e saudáveis, por que arriscar a saúde do peludo oferecendo essa fruta? Agora que sabe se hamster pode comer melancia, no blog da Petz, confira outros alimentos prejudiciais e permitidos para a espécie!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *