Hamsters

Hamster pode comer ração de gato? Alimente corretamente o roedor!

Publicado em 22 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Não é à toa que alguns roedores guardam boa parte do alimento nas bochechas. Na natureza, eles têm de percorrer boas distâncias para encontrar comida. Em cativeiro, o tutor deve oferecer alimentos indicados para a espécie. Então, o hamster pode comer ração de gato?

Hamster comendo uma semente.

Como, em nossa casa, o pet não tem como escolher o que vai comer, a dieta que oferecemos deve suprir todas as necessidades nutricionais dele, para que ele se mantenha saudável. Então, o que o hamster pode comer?

Como deve ser a dieta do hamster?

Para entender se o hamster pode comer ração de gato, o tutor precisa saber como deve ser a dieta do pequeno roedor para, então, reproduzi-la. Como é muito comum ver o mix de sementes à venda para a espécie, muitas pessoas acham que isso é a base da alimentação do bichinho.

Esse roedor é onívoro, então, a alimentação de hamster é bastante variada e inclui proteínas de origem animal e vegetal, fibras, carboidratos e gorduras. Para conseguir esse balanço correto, a ração deve ser a base da dieta.

Ração para hamster

Apesar de ratos-domésticos ou porquinhos-da-índia também serem roedores, os hamsters não podem comer a comida desses animais. A ração deve ser própria para esse pet!

Então, se você estiver se perguntando se hamster pode comer ração de gato, continue a leitura para descobrir. Porém, já saiba: o alimento desse roedor deve ser livre de corantes artificiais, com os grãos uniformes e de mesma cor, formato e textura, para que ele não escolha um grão e deixe outro de lado.

Armazene a embalagem corretamente, em local fresco e livre de outros odores para que a ração não estrague. Caso ela tenha outros cheiros, o hamster pode rejeitar o alimento, pois tem paladar bastante exigente. Ofereça a quantidade indicada pelo fabricante, que deve ter uma sobra para que o pet armazene um pouco nas bochechas. Confira, a seguir, mais alimentos que esse roedor pode comer!

Mix de sementes e grãos

Este tipo de alimento para hamster não deve ultrapassar 15% da quantidade total da dieta. Procure comprar o mix de embalagens fechadas e de fabricantes registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Produtos vendidos a granel podem ser refugos da alimentação humana e são impróprios para o hamster. Além disso, não dê o mix todos os dias, pois o pet pode querer consumi-lo no lugar da ração.

O mix de sementes e grãos pode ser dado de duas a três vezes na semana. Coloque a quantidade recomendada, apenas. A reposição pode fazer com que ele escolha as sementes que mais gosta e deixe outras de lado, desbalanceando a dieta.

Outros alimentos permitidos

Não é só a ração e o mix de sementes e grãos que o peludinho pode comer. Como dissemos, a dieta dele é onívora e, portanto, é muito variada. Assim, conheça abaixo mais alimentos que você pode e deve oferecer para o hamster.

Hamster comendo um tipo de semente no chão.

Feno

O feno nada mais é que algumas espécies de capim desidratados. Para o hamster, o feno ideal é composto de folhas de gramíneas e de leguminosas. Ele deve ser oferecido todos os dias.

Assim, o roedor ingere algo não apenas saudável, mas que também ajuda a garantir o correto desgaste dos dentes. Isso é muito importante, pois a dentição dos hamsters cresce sem parar. Evite o feno de alfafa, pois ele tem alto teor de cálcio, mineral que, em excesso, causa problemas de saúde para o pet.

Outra boa opção para o hamster roer é a grama in natura. É possível comprar as sementes e plantar em casa, ou comprá-las já germinadas, como aquelas para gatos.

Proteína de origem animal

Não é todo mundo que sabe que o hamster, na natureza, também caça pequenas presas para suprir as necessidades nutricionais de proteínas. Apesar de a proteína de origem animal ser uma guloseima essencial para ele, não pode ser dada diariamente. Ofereça uma ou duas vezes na semana, apenas.

Os alimentos proteicos que podem fazer parte do cardápio do hamster são ovo cozido, peito de frango, carne bovina magra, peixe cozido e tenébrio, que é a larva de um besouro. O roedor se diverte muito quando ganha esse inseto ainda vivo.

Verduras, legumes e ervas

As verduras e os legumes são comidas que hamster pode comer. Esses alimentos devem ser bem higienizados e oferecidos de quatro a cinco vezes na semana, em pequenos pedaços. Evite as frutas, pois elas têm grande quantidade de frutose e de açúcar, o que pode fazer o pet engordar.

Já as ervas podem ser dadas todos os dias. Como elas não apresentam quantidade considerável de calorias, não fazem o roedor ganhar peso. As permitidas são o coentro, dente-de-leão, melissa, manjericão, erva-doce, hortelã, camomila e erva-cidreira.

Alimentos proibidos

Porém, o que hamster não pode comer? Apesar de ele ter uma dieta onívora, isso não significa que ele pode comer de tudo. Alimentos industrializados humanos são proibidos para esse roedor.

Afinal, hamster pode comer ração de gato? Não. Nem dos felinos, nem dos canídeos, nem dos peixes. Cada espécie deve seguir uma dieta específica, e oferecer alimentos de outros animais é muito prejudicial para a saúde daquele que come o que não deveria.

Hamster comendo dentro da gaiola.

Então, agora, se alguém te perguntar se hamster pode comer ração de gato, você já sabe que deve responder que não. Para encontrar o alimento ideal para o roedor, visite uma das lojas da Petz! Além da ração específica para esse pet, temos brinquedos, gaiolas, rodas de correr e muito mais!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog