Você sabe calcular a idade de cachorro?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 12, 2021

Cachorros
Você sabe calcular a idade de cachorro?
Tempo de leitura: 4 minutos

A idade de cachorro é um mistério que existe há muitos anos. Muito já foi especulado a respeito, mas nem a ciência consegue explicar esse fato. A única certeza sobre isso é que os nossos amigos de quatro patas vivem menos que os humanos e, consequentemente, envelhecem mais rápido. 

Por conta disso, muito já foi estudado e analisado sobre como calcular a idade de um cachorro. Apesar disso, ainda é muito difícil determinar a equivalência entre anos caninos e humanos.

Uma das explicações dessa dificuldade é o fato de os cachorros serem a espécie de mamífero mais diversa do planeta. Eles têm diferentes formatos, tipos de pelagem e podem pesar entre 3 e 90 kg, dependendo do seu porte. Para os cientistas, tal característica pode ser indício de que o organismo deles opera de jeitos diferentes.

Apesar de não haver evidências concretas de como descobrir a idade de um cachorro, o blog Petz separou algumas informações importantes sobre o tema. Continue a leitura e entenda melhor o assunto.

Um ano do cachorro equivale a sete anos humanos?

Uma forma muito famosa de como saber a idade de um cachorro é a proporção 1 para 7. Ou seja: cada ano canino é considerado sete anos humanos. Sendo assim, um cãozinho de dois anos de vida teria 14 anos se fosse um humano. 

Porém, apesar de ser muito popular, essa forma de calcular a idade de cachorro não passa de um mito. A única certeza a respeito desse cálculo é que ele se baseia em uma análise simplista: cães vivem menos tempo que seres humanos. Logo, envelhecem mais rapidamente.

Então não, a idade de cachorro para humano não segue essa proporção de 1 para 7. A fórmula para o cálculo da idade do seu peludo ainda é um mistério — inclusive para a ciência, que segue investigando essa questão. 

Por que essa teoria não pode ser considerada?

Com o avanço da medicina veterinária, a estimativa de vida dos cães aumentou. Hoje em dia, é comum encontrar pets que ultrapassam 15 anos e chegam até aos 20. Se multiplicarmos esses valores por 7, teremos cães com idade humana equivalente entre 105 e 140 anos.

Ou seja, não apenas mais que nossa expectativa, como mais do que qualquer ser humano já viveu (a pessoa mais velha do mundo chegou aos 118 anos!). Não bastasse isso, um cachorro de 1 ano já é considerado adulto, enquanto uma criança de 7 anos ainda está em fase de crescimento.

Crescimento acelerado contribui no mistério da idade dos cães

Outro fator que faz com que os estudos a respeito da idade de cachorro — comparado com a idade humana — não sejam conclusivos é o crescimento acelerado deles, que acontece nos seus primeiros anos de vida. 

Por terem um desenvolvimento não linear, não é possível estabelecer uma conversão precisa na tabela de idade de cachorro. Quem já adotou um pet de grande porte ainda filhote sabe como, em questão de meses, ele pode triplicar de tamanho. Pois saiba que esse crescimento acelerado não diz respeito somente à altura!

Taxa de crescimento não é constante e gradativo

Atualmente, muitos estudiosos acreditam que a taxa de envelhecimento dos cachorros não se mantém constante ao longo de toda a vida deles. Na verdade, a teoria é que ela seria bem mais rápida nos dois primeiros anos, com o primeiro ano de vida correspondendo, em média, a 15 anos humanos, e o segundo ano de vida, aos 24 anos.

Após os primeiros anos, o envelhecimento diminui

De acordo com essa hipótese, a partir do primeiro e segundo ano, a taxa de envelhecimento fica mais estável, variando de 3 a 8 anos humanos para cada ano na vida de um cachorro.

Isso pode ser explicado porque, com apenas 1 aninho, seu amigo já é considerado adulto. Além disso, quando um cachorro chega aos 20 anos, isso equivaleria a cerca de 96 anos (24 + 4×18), o que é bem mais plausível em termos de expectativa de vida humana. Pelo menos por enquanto!

Então não tem como calcular a idade de cachorro?

Como visto, saber a idade de cachorro não é uma tarefa fácil, mas apesar dessa correspondência ainda ser um mistério, nos últimos tempos, a medicina veterinária fez grandes avanços em identificar as necessidades dos pets em cada fase da vida.

Uma conta aproximada para descobrir a idade do seu cãozinho é: 

Cão de pequeno porte

Multiplique os 2 primeiros anos por 12,5 (25 anos);

Subtraia da idade do pet esses 2 anos, e multiplique o restante por 4,5.

Cão de médio porte

Multiplique os 2 primeiros anos por 10,5 (21 anos);

Subtraia da idade do pet esses 2 anos, e multiplique o restante por 5,7.

Cão de grande porte

Multiplique os 2 primeiros anos por 9 (18 anos);

Subtraia da idade do pet esses 2 anos, e multiplique o restante por 8.

Pronto, agora você tem como contar a idade de cachorro de forma aproximada! Vale lembrar que, atualmente, estudos estabelecem uma taxa de envelhecimento diferente para cada raça, de acordo com outros fatores, como propensão a doenças.

Agora que você conhece uma fórmula que te dá a idade de cachorro em um valor aproximado, conta para a gente qual a idade do seu peludo, nos comentários. E para conferir mais conteúdos como este, fica ligadinho nas publicações do blog Petz

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *