Gatos

Linguagem corporal do gato: saiba tudo sobre o comportamento do felino

Publicado em 26 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Será que seu gatinho está gostando do carinho ou quer que você pare? Levantar o rabo é um bom sinal ou indica que o gato está irritado? Essas e outras dúvidas relacionadas à linguagem corporal do gato serão desvendadas em nosso artigo.

Gato apoiado em caixa

A personalidade do gato

Ao contrário do cão, que apresenta um comportamento costumeiramente mais expansivo, o gato é mais sutil na hora de se comunicar. No entanto, mesmo que de forma mais discreta, há uma série de posturas e ações que indicam aquilo que o felino está sentindo ou querendo transmitir aos humanos.

Uma das primeiras coisas que você deve saber para compreender melhor a linguagem corporal do gato é que ele é estoico. Isso significa que o bichano costuma esconder as emoções e as fraquezas como forma de proteção.

Esse traço da personalidade do gatinho tem a ver com o fato dele ser predador, tendo herdado dos ancestrais um padrão de comportamento resignado. Em outras palavras, esse animal evita demonstrar o que sente para não atrair outros predadores.

Apesar de bastante curiosa, tal postura pode ser um problema quando o bichano está com alguma doença, por exemplo, já que ele não manifesta o sofrimento até que a condição esteja insuportável. Isso acontece quando o quadro já está bem avançado, dificultando o tratamento.

Justamente por esses comportamentos, muitos taxam o gato como frio ou pouco afetuoso. Por outro lado, a verdade é que esse bicho estabelece vínculos fortes com os tutores, conforme demonstram certos estudos.

Assim, é necessário que as pessoas aprendam a linguagem corporal felina para entendê-la melhor. Para ajudar nesse processo, traremos abaixo os principais sinais que o bichano costuma dar e o que cada um significa.

A linguagem corporal do gato

Se você quer saber o que seu bigodudo está dizendo por meio da postura ou dos movimentos, é preciso focar em algumas partes do corpo, tais como patas, cauda, olhos, orelhas e pelo.

Felicidade e relaxamento

Não é difícil perceber quando um gatinho está feliz ou relaxado, pois os comportamentos demonstram claramente um estado de tranquilidade. Nas situações em que o animal está assim, é muito comum que ele pisque os olhinhos de maneira repetida e lenta, chegando a fechá-los em certos momentos.

As piscadas feitas enquanto ele observa o tutor são outro indicativo positivo, que demonstra apreço pela pessoa. Um bom jeito de interpretar essa ação é imaginá-la como uma espécie de sorriso ou “beijinhos” para você.

Além disso, as orelhas costumam estar voltadas para a frente, podendo ocorrer do bichano mostrar a barriga para você. Porém, é preciso cautela, pois isso não significa que ele está pedindo carinho na região. Esse comportamento felino indica apenas que ele está feliz e tranquilo a ponto de expor uma área vulnerável.

Outra demonstração de felicidade e, muitas vezes, de vontade de brincar na linguagem corporal do gato é quando o peludo está com as pupilas levemente dilatadas, assumindo um formato redondo nos olhos. O rabo geralmente se apresenta voltado para cima, um pouco dobrado na ponta, e as orelhas, para frente.

Atenção e medo

Mais uma vez, a cauda é muito importante para você detectar os momentos em que seu amigo de bigodes está em alerta. Nesses casos, além de manter o rabo em pé, as orelhas ficam totalmente para trás.

Se ele faz isso ao mesmo tempo em que dobra as patas traseiras, como se estivesse agachado, é um sinal de que está avaliando algo. Um exemplo no qual se observa esse tipo de postura é quando ele está prestes a dar o bote em uma presa ou durante uma brincadeira.

Gato laranja deitado

Em circunstâncias que exigem ainda mais atenção do gato, e ele fica com medo, os pelos podem ficar eriçados. Normalmente, ele se rebaixa com todas as patas, se encolhe e esconde a cauda.

Raiva e estresse

Uma atitude mais agressiva no comportamento do gato, que pode indicar que o felino se sente ameaçado ou estressado, costuma vir acompanhada de pupilas bem dilatadas, além de rabo e pelos bastante arrepiados.

Quanto mais estressados ele fica, mais tenta parecer maior. Isso faz com que assuma uma postura arqueada, projetando as costas para cima. É a típica imagem do “gato de Halloween”.

O nervosismo também está presente quando as orelhas do bicho ficam para o lado, e a cauda fica por dentro das patas traseiras. Fique atento a esses sinais corporais dos gatos, pois o bigodudo pode atacar para se defender ao se aproximarem dele em situações assim.

O ronronar: um som importante

Além das posições do corpo, a linguagem corporal do gato está associada aos ruídos que o animal produz. Junto à postura e aos movimentos que ele realiza, os miados e outros sons são fundamentais para compreensão do humor do bichano.

O ronronar é um dos sons que mais se destaca, já que indica um intenso prazer diante de situações positivas, nas quais o gato está relaxado e feliz. Trata-se de barulho baixo, que lembra uma espécie de vibração.

Por outro lado, se o bicho faz esse som o tempo inteiro, mesmo sem estímulos agradáveis, pode ser que exista algum problema de saúde, como dor. Por isso, é essencial perceber os momentos em que o bigodudo está ronronando.

Gato lambendo pata

Entender a linguagem corporal do gato exige paciência, mas saber exatamente o que ele está demonstrando pode funcionar para aproximar animal e tutor ainda mais. Continue acompanhando o blog da Petz e confira mais dicas de cuidados com o seu gato.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog