Adoção

Como uma ONG de adoção de animais funciona?

Publicado em 05 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 5min

O trabalho de uma ONG de adoção de animais é muito importante e inspirador. São grupos de pessoas que se dedicam a proteger, resgatar e acolher bichinhos em alguma situação de risco. Além disso, há políticas para os novos tutores levarem os pets para casa com a garantia de um ambiente saudável.

Gato cinza dentro da caixa de transporte azul e cinza.

Sabendo da importância, preparamos um conteúdo explicando um pouco sobre o trabalho dessas organizações e o funcionamento da adoção de animais. Não há nada mais bonito que ver o olhar agradecido no rosto de um bichinho que acabou de ser resgatado e encontrou um novo lar!

O que são as ONGs?

A sigla significa Organização Não Governamental. Isso quer dizer que todo o trabalho é feito sem nenhum tipo de contribuição vinda de uma instituição do governo. Normalmente, as pessoas realizam as ações de maneira voluntária. 

Em uma ONG de adoção de animais, o trabalho voltado para os bichinhos. São ações de resgate de situação de maus tratos, controle de natalidade, retirada de rua e muitas outras medidas dedicadas aos pets que já sofreram tanto.

Caso você não consiga adotar um pet, pode doar ração, dinheiro e outras coisas para ajudar no sustento das ONGs. Algumas ainda abrem espaço para voluntários em eventos e dias da semana. É sempre legal divulgar o trabalho delas para as adoções serem mais frequentes.

Quais ações são realizadas?

Uma ONG de animais para adoção realiza muitos trabalhos voltados para o conforto e a segurança dos bichinhos. Essas ações são feitas diariamente, com um cuidado imediato, que garanta o fim de traumas irreversíveis. A seguir, separamos algumas realizações.

Resgate

Infelizmente, é muito comum encontrar animais em situação precária. Casos de abandono, maus tratos e até acidentes sem socorro imediato são algumas ocorrências diárias que um centro de adoção de animais atende. O resgate sempre é feito visando o conforto e a retirada do bichinho do lugar.

Em alguns casos, é mais tranquilo, pois o bichinho está aberto a receber o cuidado e só quer ser tirado dali. Porém, em outros, o animal pode estar ferido ou assustado demais, então a equipe de resgate realiza um trabalho ainda mais delicado para salvá-lo.

Cuidados médicos

Após o resgate, o bichinho é levado para o centro de adoção de animais e passa por uma avaliação médica. Como explicamos, muitos deles estão feridos e precisam ser imediatamente checados por um veterinário. A ONG de adoção responsável de animais cuida para isso ser feito de forma rápida.

Veterinária escutando os batimentos cardíacos de um gato branco.

Castração

Essa é uma das ações mais importantes realizadas por esse tipo de ONG. O número de bichinhos que não possuem castração aumenta a população que vive na rua, já que algumas fêmeas têm várias ninhadas de forma consecutiva.

Antes do animal ser disponibilizado para adoção, é realizado esse controle de natalidade por meio da castração. É um trabalho muito importante porque, além de diminuir a população de rua, reduz o número de bichinhos abrigados nas ONGs, que estão quase sempre lotadas.

Como a adoção funciona?

O processo para adotar animais é feito de forma minuciosa, mas muito tranquila. O objetivo da ONG é garantir que o bichinho vá para um lar estruturado e não esteja mais em uma situação de perigo, além de se sentir amado e seguro. Isso recebe o nome de adoção responsável de animais.

São realizadas perguntas pessoais, abordando assuntos como moradia, profissão e motivo da adoção do bichinho de estimação. Esse questionário verifica a compatibilidade com os animaizinhos que estão na ONG. 

Se você estiver interessado em um cachorro ou um gato, mas o pessoal da ONG identificar que seu perfil não é compatível com o do bichinho, eles vão oferecer outros pets abrigados lá. Essa escolha é um meio eficaz de evitar casos de devolução ou novos abandonos.

Dicas para a adoção

O primeiro passo para a adoção é avaliar bem toda a rotina. Ela vai mudar por causa do bichinho, então é sempre bom estar preparado para isso. Leve em conta o dia a dia e o espaço do lar para a vida desse animalzinho ser bem mais feliz e segura.

Para facilitar a adoção de cachorro, gato e outros animais, você pode olhar as patinhas dele. Normalmente, se elas são grandes, o porte dele deve seguir esse padrão. Sempre pergunte ao pessoal da ONG sobre o comportamento do bichinho. Assim, você já pode ter uma ideia de como será o cotidiano com ele.

É comum que bichinhos sem raça definida, mais velhinhos ou com algum tipo de deficiência fiquem para trás nas escolhas de adoção. Por isso, é muito bom que você adote com a mente aberta. Afinal, esses animaizinhos também querem encontrar um lar e uma família. 

Onde achar uma ONG de adoção de animais?

Está buscando uma ONG de animais para doação? Conheça o Adote Petz! Essa iniciativa possui contato com mais de 90 organizações focadas nos cuidados com os bichinhos. Todas nossas lojas possuem espaços com os pets que procuram um lar. 

O processo do Adote Petz é simples: você pode realizar uma entrevista na própria loja ou preencher um formulário de interesse no site da iniciativa. Suas informações são analisadas, enquanto as ONGs avaliam a compatibilidade entre você e o bichinho em até 48h. Se tudo estiver certinho, você já pode levar o animalzinho para casa!

Sabe o mais legal? Qualquer ONG dessa natureza realiza a vacinação e a vermifugação do bichinho antes dele ser levado para casa. Além disso, ele recebe um chip de identificação. 

Cachorro passando a patinha pelo meio da grade para alcançar a mão de uma mulher.

Depois de saber um pouco mais sobre o trabalho de uma ONG de adoção de animais, que tal acessar o site da Petz? Temos produtos incríveis para cuidar dos bichinhos.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog