Pets

Pássaros: curiosidades e os cuidados mais importantes

Publicado em 12 de julho de 2017

Tempo de leitura: 4min

Abrir sua casa e coração para pássaros pode ser uma ótima experiência, mas iniciar-se nesse mundo pode ser um pouco estranho. Muitas aves são abandonadas em abrigos todos os anos porque seus tutores descobrem que não sabem cuidar delas adequadamente.

Aqui vão algumas dicas para você escolher pássaros que melhor se adequam a você e sua família.

Passarinho pendurado em gaiola

Tempo de dedicação aos pássaros

Quase todas as espécies de pássaros desejam interação com humanos em seu dia-a-dia e podem desenvolver um comportamento destrutivo se negligenciados. Pensando nisso se pergunte: quanto tempo você tem para ofertar ao seu novo pet?

Algumas espécies de pássaros, como papagaios, curtem um tempo fora da gaiola e junto de seu tutor, enquanto outras espécies não precisam tanto do seu tempo se possuem outros companheiros de sua espécie por perto.

Também leve em conta quanto tempo você dispõe diariamente para cuidar das necessidades básicas do seu pássaro, como dieta, limpeza da gaiola, exercícios, entre outros.

Barulho das aves

A quantidade de barulho que você consegue tolerar pode ajudar muito na escolha do seu passarinho. Você deseja um pássaro que fala e canta ou barulhos altos e repetitivos cansam você, seus familiares e vizinhos?

Quando o assunto é barulho, cacatuas, araras e jandaias são as aves mais barulhentas. Canários machos possuem um belo canto, mas cantam frequentemente. As calopsitas podem ser barulhentas devido seu assobio constante (geralmente os machos são mais vocais do que as fêmeas). As aves mais silenciosas são: mandarim, manon, diamante gold.

Gastos com cuidados

Ter uma noção do quanto você pode gastar para cuidar do seu pet é de extrema importância, mesmo quando o assunto são pássaros. Leve em consideração os gastos iniciais, com gaiolas e viveiros, mas também os mensais, incluindo visitas ao veterinário, alimentação, entre outros.

Você é um tutor de primeira viagem? As melhores aves para se começar são os canários e periquitos. Algumas espécies maiores, como as cacatuas e araras, são incríveis porém podem ser bem mais caras de se manter.

Tempo de vida dos pássaros

Garota alimentando pássaros

Muitos pássaros possuem uma grande longevidade se bem cuidados. Muitas espécies vivem mais do que gatos e cachorros, podendo atingir 40 a 60 anos ou mais. Pensando nisso é bom que toda a família esteja de acordo em receber esse novo pet, que pode ser passado para uma futura geração de tutores.

Personalidade das aves domésticas

Aves possuem personalidade variadas e você pode encontrar um pouco de tudo de acordo com a espécie escolhida. Alguns passarinhos amam cantar e assobiar. Outros são quietos e ainda tem aqueles que adoram falar. Se você procura um pássaro carinhoso e que gosta de ter um tempo com seu humano, isso também é possível.

Antes de escolher uma espécie, faça sua pesquisa para determinar qual pássaro possui as características que você mais valoriza e que melhor irá se adequar ao seu lar.

Adotando uma ave adulta

Muitas pessoas preferem adotar ou comprar um pássaro jovem porque assim será possível treiná-los e criar um vínculo para a vida inteira. De todo modo, existem muitas vantagens em se adotar um pássaro adulto.

As aves na fase adulta podem ser bem treinadas e amigáveis. Se você cogita adotar um passarinho nessa fase, se informe sobre seu histórico médico, personalidade, necessidades e dieta atual. Se eventualmente você optar por alterar a dieta do seu novo pet, faça isso gradualmente e com auxílio de um veterinário.

Interessado em pássaros? Aprenda muito mais sobre esses incríveis animais aqui na Petz. Procurando a ave ideal para você? Encontre a nossa loja mais próxima à sua casa!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Um comentário em "Pássaros: curiosidades e os cuidados mais importantes"

  1. Adoro os bichinhos amo todos e quero parabenizar vcs da Blog Petz polo Belo trabalho de informação de vcs…bravo????????Filip 2019 pra vcs e tds os petz TODOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog