Por que gatos afofam? Descubra a razão por trás desse curioso hábito!

Postado por PETZ, em 05/03/2019

Gatos
Por que gatos afofam? Descubra a razão por trás desse curioso hábito!

Quem já conviveu com gatos sabe que esses pets possuem um comportamento muito particular. Ronronam de um jeito engraçado, destroem árvores de natal, quase nunca obedecem os humanos, e, sempre que podem, afofam a cama ou o colo do tutor antes de deitar. Mas você já se perguntou o por que gatos afofam?

Entre esses hábitos divertidos dos bichanos, afofar talvez seja o mais curioso: o gato estica e encolhe as patas, colocando as unhas para fora, como se estivesse amassando um pão. Descubra aqui o motivo por trás do comportamento deste adorado pet!

Afofar: todo gato faz

Imagine o seguinte: você senta no sofá para descansar, logo, chega seu gato, que sobe em seu colo para te fazer companhia. Após alguns momentos de carinho, o bichano começa a esticar as patas, botando as unhas para a fora, como se estivesse “afofando” seu colo, ou “amassando um pão”.

Às vezes, o gato afofa tanto que as unhas chegam a fincar e arranhar seu colo! Já passou por isso?

Se você convive com gato, provavelmente já. Esta é uma das atitudes mais comuns entre nossos amigos felinos. Embora o ato seja sim uma demonstração de carinho, especialistas defendem que seja um hábito bastante instintivo, tanto quanto arranhar, perseguir coisas ou gostar de explorar a casa. Fato é que o afofar dos gatos é uma delícia e muito irresistível!

Lembranças de um passado remoto (ou nem tanto)

Na verdade, acredita-se que os gatos afofam de maneira inconsciente. Esta ação estaria ligada com o passado afetivo do pet, além de remeterem a uma era mais selvagem, quando os gatos viviam na floresta, longe dos humanos e do conforto de nossas casas. Hoje, especialistas defendem 3 motivos do porquê gatos afofam:

  • Recordações de quando era filhote: esta é a principal, e talvez seja a razão mais fofa. Segundo ela, os gatos afofam porque se lembram de sua mãe e do período em que era filhote! Este movimento é comum nos gatos bebês enquanto mamam. As patinhas estimulam a produção de leite. Gatos adultos fazem isso inconscientemente, quando estão em uma situação agradável, tranquila e confortável. Por isso, se o gato afofa em seu colo ou no sofá, significa que ele está se sentindo seguro e em um momento de prazer!
  • Estimular glândulas territorialistas: a segunda razão pode não parecer tão graciosa, mas revela muito sobre o gato e sua relação com o tutor. De acordo com esta hipótese, gatos afofam para estimular glândulas em suas patas, liberando odores para marcar  território. Esses bichanos, como sabemos, são muito territorialistas e defendem o seu espaço. Ou seja, é como se o gato estivesse dizendo “é meu” sobre o colo do tutor ou sua cama, afastando os intrusos. Fofo, não é?
  • Recordações de seu passado selvagem: por último, uma outra razão para o comportamento dos gatos de “amassar o pão” seria resquícios de um passado mais antigo. De acordo com especialistas, gatos selvagens costumam fazer sua cama de folhas e galhos. Ou seja, a cama primitiva não é nem um pouco confortável se comparada com um sofá, uma cama de gato ou o colo do tutor. Por isso, gatos possuem esta mania de afofar na hora de descansar: é um resquício de um comportamento de uma era mais antiga.

Afofar: um bom sinal!

Não importa qual seja o motivo, quando o gato afofa só pode significar coisa boa! O comportamento do gato vem associado, geralmente, de um ronronar, e indica que o bichano se sente em casa, confortável, seguro, e está contente!

Por isso, se seu gato afofa seu colo, sinta-se lisonjeado: mesmo sendo territorialista e desconfiado, ele escolheu você como porto seguro, para descansar e chamar de seu.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *