Comportamento

Por que gatos ronronam? Conheça os motivos dessa fofura!

Publicado em 15 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Quem diz que gato não demonstra seu amor certamente não conviveu com esses pets encantadores! É justamente enquanto recebem uma carícia que, muitas vezes, os gatos fazem um barulho diferente: o clássico ronronar dos bichanos! Mas afinal, por que gatos ronronam?

gato pode comer cenoura crua3 1

A Petz chamou uma de suas especialistas para tirar essa e outras dúvidas. Entenda por que gatos ronronam e como o ronronar está relacionado com o carinho que você está dando para o seu amigo!

O que é o ronronar?

De acordo com estudos, o ronronar do gato sai da garganta do pet. “O ronronar vem da contração e do relaxamento da glote na região da laringe. Esse movimento faz com que o local produza uma liberação de ar, emitindo o barulho”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Tuany Fialho.

Além disso, ocorre uma vibração do diafragma, que faz com que seja possível “sentir” o ronronado na caixa torácica e garganta do bichano. O real motivo do ronronar dos gatos é algo que ainda intriga muitos tutores e mesmo estudiosos. Mas por que gatos ronronam?

Um comportamento primitivo

A razão pela qual os gatos ronronam alto, muitas vezes, ainda causa dúvidas até mesmo em cientistas. No entanto, uma coisa é certa: eles aprendem a ronronar desde muito cedo. Alguns estudos indicam que com dois dias de vida os bichanos já conseguem emitir esse som.

Segundo algumas teorias, isso seria para chamar a atenção da mãe, facilitando a localização do filhote na hora de amamentar. Não à toa, acredita-se ser por isso que muitos gatos adultos ficam ronronando na hora da refeição: eles associam o som ao ato de comer desde sua infância.

Geralmente, o ronronar é associado a um sentimento de alegria e satisfação. Isso porque é comum o gato ronronando no colo de seus tutores enquanto recebe um carinho. O ronronado é um tipo de comunicação vocal, que pode estar associado a situações de satisfação, mas nem sempre.

Explicações já conhecidas para o ronronado

No entanto, estudos mostram que nem sempre o “ronrom” é por prazer. “O ronronar também pode indicar insatisfação, estresse ou até mesmo algum incômodo relacionado à saúde” diz a Dra. Tuany. Entre os motivos mais comuns de por que gatos ronronam, podemos citar:

gato deitado de cabeça pra baixo

  • satisfação: é a razão mais comum. Os gatos ronronam para demonstrar que estão felizes com um carinho;
  • fome: muitos gatos ronronam quando estão com fome ou quando percebem que está na hora da ração. Estudiosos acreditam que isso está relacionado à infância do pet, pois quando é bebê, o gato ronrona para despertar a atenção da mãe e, assim, ser amamentado;
  • comunicação: alguns estudos demonstram que o ronronar é uma maneira de o gato se comunicar. O ronronar pode ser diferente e mudar de frequência de acordo com a situação. Assim, é fácil perceber a diferença de um “ronrom” de carinho para um de fome, por exemplo;
  • cautela: o ronronar do gato também pode significar cautela ao entrar em um ambiente novo e desconhecido. Enquanto exploram o local, sempre com muito cuidado, é comum ouvir o barulho característico dos felinos;
  • dor: alguns “ronrons” são ainda associados à dor, o que pode explicar por que o gato fica ronronando sozinho. Gatos podem ronronar inclusive durante doenças graves. Alguns estudos associam o ronronar à cura. Segundo eles, a vibração desse som alcança diferentes Hertz relacionados com a cura.

Todo gato ronrona?

A maioria dos gatos ronrona, mas nem todos! Especialistas acreditam que gatos que não tiveram a presença da mãe na primeira infância tendem a não ronronar. Como é um comportamento adquirido nessa fase, pets que não foram estimulados a ronronar desde cedo não terão esse hábito durante a vida adulta.

Por isso, se seu bichano não emite o som característico, não se preocupe — não é falta de afeto! O mais provável é que ele apenas não tenha aprendido a fazer isso. Ah, e você sabia que o ronronar não é exclusivo dos gatos domésticos?

Outros felinos, como o lince e o guepardo, apresentam o mesmo comportamento. Já leões e tigres não ronronam, pois sua laringe possui estruturas diferentes e próprias para outro som: o rugido. Nesse sentido, estudiosos hoje dividem os felinos entre os que rugem e os que ronronam.

Sinais de atenção: ronronados em momentos fora do habitual

Apesar de, na maioria das vezes, o ronronar ser um bom sinal, é bom ficar atento. “É importante observar se, junto do ronronar, o pet esboça algum comportamento diferente do normal”, alerta a Dra. Tuany. O ronronar excessivo associado a outros comportamentos pode indicar alguma doença ou incômodo.

Como os estudos demonstram que isso é possível, observar se o bichano está comendo normalmente, usando a caixa de areia de forma habitual e escalando para alcançar seu local preferido da casa é importante para saber se ele está bem.

O tutor de um gato sabe que ele dificilmente vai demonstrar que algo não vai bem de forma explícita. Assim, notar esses pequenos sinais pode ser determinante no diagnóstico precoce de enfermidades.

“Caso observe algo fora do comum, leve o pet a um médico-veterinário para uma pesquisa mais detalhada”, completa a especialista. No mais, curta os momentos com o bichano, dando-lhe carinho e recebendo um ronronado bem gostoso!

o que fazer para gato não arranhar sofá

Aprendeu por que gatos ronronam? Se desconfiar que algo está errado, saiba que a Petz conta com uma equipe profissional e atenciosa, que poderá dar todo o cuidado que seu amigo peludo merece. Procure uma de nossas clínicas e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog