Cães

Pressão alta em cães: conheça causas, sintomas e tratamento para a condição

Publicado em 16 de julho de 2021

Tempo de leitura: 6min

Uma das grandes vilãs na saúde dos seres humanos, a pressão alta também pode dar as caras no mundo canino. Conforme explica o Dr. Ítalo Cássio, médico-veterinário especialista em emergência e terapia intensiva, e coordenador-técnico da Petz, a pressão alta em cães é caracterizada por uma pressão arterial acima de 120/80 mmHg.

cachorro triste

Mas como identificar que o pet está com pressão alta e o que fazer para tratar o problema? Consultamos o especialista a fim de responder a essa e outras perguntas. Continue lendo para saber mais.

Conheça os riscos da pressão alta em cães

“Assim como em humanos, a pressão alta em cães pode ter inúmeros impactos sistêmicos, ou seja, podemos ter problemas renais desencadeados por ela, alterações cardiovasculares, predisposição à formação de trombos, acidentes vasculares cerebrais — os famosos AVCs —, podendo até mesmo acarretar o óbito do paciente”, alerta Ítalo. 

Daí a importância de proporcionar uma rotina saudável, com alimentação e exercícios adequados para o cachorro, além de consultas regulares ao veterinário. Assim, é possível prevenir o problema e identificar quaisquer alterações logo no começo, dando início ao tratamento.

Principais causas da pressão alta canina

Um fator importante a respeito da pressão alta é que ela pode ser tanto a causa como a consequência de outros problemas de saúde. “Doenças de origem cardíaca, por exemplo, como uma das fases da doença mixomatosa da valva mitral e doença renal crônica podem gerar hipertensão”, explica Ítalo.

O Dr. Ítalo ainda complementa que outras doenças, como hipertireoidismo e hiperadrenocorticismo, são outros quadros que podem estar ligados à alteração da pressão arterial de cães e, também, de outros pets.

Assim como acontece conosco, o estresse é outra causa comum do aumento da pressão. Conforme explica o médico-veterinário, isso ocorre pois, em situações estressantes, o organismo do pet libera adrenalina, que aumenta a frequência cardíaca, contraindo os vasos sanguíneos. 

“É um mecanismo fisiológico normal, um famoso processo conhecido no meio médico como ‘sistema de luta ou fuga’. Acontece quando você precisa de mais sangue circulando para oxigenar todos os músculos que serão utilizados para correr ou para lutar”, explica o especialista. 

Contudo, o estresse constante, quando não há necessidade real de correr, pode desencadear alterações prejudiciais ao organismo do pet, como o aumento da pressão arterial.

cachorro preto e branco

Como identificar a pressão alta em cachorro?

Ítalo explica que, em casa, é muito difícil reconhecer quando o cachorro tem pressão alta. “Assim como em humanos, a doença é uma alteração silenciosa cujos indícios só aparecem quando já está em fase avançada, com lesão em órgãos importantes”, diz.

Então, como saber os sintomas de pressão alta em cães? “O ideal é buscar atendimento veterinário com regularidade para realizar a mensuração da pressão arterial durante a consulta de rotina”, afirma o especialista. 

No consultório, a mensuração é feita por meio de Doppler vascular (aparelho que amplifica o som da artéria), gel condutor (substância que aumenta a condução do som da artéria para o Doppler) e manguito (sistema que realiza o bloqueio da artéria, garroteando o membro).

Além dessas mensurações, também é utilizada a pera (item que realiza a pressurização do manguito) e o esfigmomanômetro (aparelho que quantifica, em milímetros de mercúrio, a pressão arterial). Deu para ver que não é tão simples, não é mesmo?

Diagnóstico da pressão alta canina

Para chegar ao diagnóstico da pressão alta, Ítalo explica ser preciso realizar mensurações em diferentes situações, a fim de confirmar a veracidade da hipertensão. 

Isso porque, assim como ocorre conosco quando estamos sob estresse, os cães também podem apresentar aumento súbito da pressão sem que isso configure um quadro crônico de pressão arterial em cães

Além disso, o veterinário explica que o aumento da pressão arterial de cães nem sempre ocorre sozinho. Ao contrário! Ele pode ser sintoma de uma série de doenças. Por isso, é importante realizar exames adicionais, que podem esclarecer a causa da elevação.

Entre os exames que podem ser solicitados pelo veterinário estão: exame de sangue, exames de imagem e exame de urina. Dessa forma, é diagnosticado precisamente as causas da pressão alta em cães.

Diagnóstico da pressão alta canina

Para chegar ao diagnóstico da pressão alta, Ítalo explica ser preciso realizar mensurações em diferentes situações, a fim de confirmar a veracidade da hipertensão. 

Isso porque, assim como ocorre conosco quando estamos sob estresse, os cães também podem apresentar aumento súbito da pressão sem que isso configure um quadro crônico de pressão arterial em cães

Além disso, o veterinário explica que o aumento da pressão arterial dos cães nem sempre ocorre sozinho. Ao contrário! Ele pode ser sintoma de uma série de doenças. Por isso, é importante realizar exames adicionais, que podem esclarecer a causa da elevação. 

Entre os exames que podem ser solicitados pelo veterinário estão: exame de sangue, exames de imagem e exame de urina. Dessa forma, são diagnosticadas precisamente as causas da pressão alta em cães.

Pressão alta canina tem cura? Como é o tratamento?

O tratamento da pressão alta depende do problema de saúde ao qual ela está associada. Então, a escolha do tratamento depende de qual sistema está comprometido — se o pet tem cardiopatia, nefropatia ou problemas em outros órgãos.  

“Algumas vezes, o tratamento é feito com inibidores de ECA (enzima conversora de angiotensina), outras vezes, é necessário o uso de medicações mais fortes, como bloqueadores de cálcio, betabloqueadores, diuréticos, entre outros”, diz Ítalo. 

Seja como for, o especialista afirma ser imprescindível fazer um acompanhamento veterinário, “até porque as dosagens e a periodicidade das medicações são pontuais para cada indivíduo”.

cachorro deitado

Depois de saber um pouco mais sobre a pressão alta em cães e suas causas, não deixe de conferir o blog da Petz. Assim, você fica por dentro de assuntos de bem-estar e saúde animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog