Pets

Quantos anos vive uma tartaruga? A gente conta!

Publicado em 29 de março de 2019

Tempo de leitura: 3min

Responda rápido: qual é o animal que vive por mais tempo? Se você é como a maior parte das pessoas, é bem provável que tenha pensado nas tartarugas. Mas, elas não são o animal com a maior expectativa de vida, já alguns moluscos podem chegar aos 500 anos. Então, afinal, quantos anos vive uma tartaruga? A gente responde!

quanto tempo vive uma tartaruga

Tartarugas: campeãs de longevidade entre animais terrestres

Diferente do que muitos pensam, as tartarugas não são os animais que vivem por mais tempo. Além do molusco, conhecido como Ming, que já provou poder chegar aos 507 anos, outras espécies mais famosas podem viver mais que os diversos tipos de tartarugas.

Mas esses são animais que vivem no mar. O título de animal terrestre com a maior expectativa de vida, esse sim pertence as tartarugas, mais especificamente aos jabutis gigantes de Aldabra. Alguns registros mostram que eles podem viver por mais de dois séculos.

Quantos anos vivem cágados, jabutis e tartarugas marinhas

De acordo a médica-veterinária da Petz, Dra. Mariana Pestelli, é difícil falar em expectativa de vida dos animais na natureza, já que isso depende muito do ambiente em que eles vivem. Por exemplo: se estão em um local com muitos predadores ou não.

Não à toa, o jabuti mais velho do mundo, segundo estimativas, têm 186 anos e vive em uma área de preservação, na ilha de Galápagos. Segundo a especialista, o fato é: “na natureza, os animais têm a vida ameaçada todos os dias. Por isso, todo bicho em cativeiro, desde que bem cuidado, vive mais”, diz.

quanto uma tartaruga

Conheça a estimativa de vida de três espécies mais famosas:

  • Jabuti (piranga e tinha): acredita-se que as duas espécies liberadas pelo IBAMA possam chegar aos 80 anos de idade;
  • Cágado: estima-se que possam viver entre 30 a 35 anos em cativeiro,
  • Tartaruga marinha: o IBAMA proíbe que sejam criadas em cativeiro, independentemente da espécie. Na natureza, estudos mostram que elas vivem, em média, 150 anos.

Como dito antes, a idade média da tartaruga depende tanto da espécie quanto de um habitat favorável. A tartaruga marinha conhecida como tartaruga de couro, por exemplo, pode ultrapassar 300 anos. Impressionante, não é mesmo?

quantos anos vive uma tartaruga

Grande expectativa de vida, grande responsabilidade

Para muitos, a expectativa de vida de cágados e jabutis pode soar surpreendente. Isso porque, não são raros os casos de pets que morrem muito antes do tempo. “O cágado até pode viver mais de 30 anos, mas, sinceramente, eu nunca vi isso acontecer”, lamenta a Dra. Mariana.

Segundo a especialista, o principal motivo para isso são os cuidados inadequados com esses pets. Nesse sentido, um dos maiores problemas é não criá-los dentro de um terrário com condições idênticas ao habitat deles, o que desregula o metabolismo desses répteis.

Seja um tutor de tartaruga responsável fazendo a manutenção correta do terrário! Além disso, alimente o pet somente com rações próprias para a espécie dele. Veja as opções disponíveis no site da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog