Como limpar gaiola: 7 dicas para manter o habitat da sua ave mais seguro!

Postado por PETZ, em 27/07/2019

Aves
Como limpar gaiola: 7 dicas para manter o habitat da sua ave mais seguro!

Ser tutor de aves traz inúmeras alegrias! Com sua beleza e ótima energia, os pássaros são excelentes companhias. No entanto, cuidar desses pets também pode trazer alguns desafios. Entre os problemas que os tutores de aves enfrentam, como limpar gaiola é uma das dúvidas mais frequentes.

Afinal, aves são delicadas e precisam de um cuidado especial. Se você está buscando a melhor maneira de deixar o lar de seu pet confortável, está no lugar certo!

Continue lendo e aprenda 7 dicas sobre como fazer a higienização de gaiolas!

1. Como limpar gaiola: escolha um bom substrato higiênico

Como a maioria das aves fica dentro da gaiola grande parte do tempo, este espaço costuma ficar bem sujo. Para facilitar a limpeza o primeiro passo é ter um substrato higiênico.

Este é o produto que fica no chão da gaiola, absorvendo a sujeira como fezes, água e ração. Muitos tutores escolhem papel, jornal ou até mesmo serragem.

Nestes casos, o ideal é que a gaiola tenha uma grade impedindo o contato direto do pet, para evitar qualquer intoxicação.

Para um ambiente mais seguro, há opções como areia granulada específica para pássaros, elaborados especialmente com produtos não tóxicos para nossas amigas.

2. Faça limpezas diárias na gaiola

Se você convive com pássaros, já sabe: eles são alegres, divertidos e lindos! Mas, verdade seja dita, nossos amigos penosos também podem ser um tanto sujões.

Por isso, especialistas recomendam: uma limpeza básica deve ocorrer diariamente.

Calma, isso não quer dizer que você deve fazer uma faxina completa na gaiola todos os dias. Mas, ao menos uma vez por dia, o tutor deve saber como desinfetar viveiros. Para isso, o ideal é trocar o substrato, retirando o excesso de fezes, água e comida.

3. Na hora de limpar gaiola, as faxinas devem ser regulares

A limpeza do substrato higiênico deve ser diária, mas isso não é o suficiente para deixar o ambiente de sua amiga confortável e seguro. Para isso, uma boa faxina é necessária!

O ideal é fazê-la a cada 15 dias ou, no máximo, uma vez por mês. Retire o comedouro, poleiro, brinquedos e outros objetos e limpe tudo com cuidado, utilizando apenas produtos seguros para pets.

4. Escolha os produtos corretos para a higienização

Na hora da limpeza, a escolha dos produtos é outro ponto essencial. Afinal, a maioria das espécies de pássaros são delicadas e sensíveis! Por isso, é importante escolher apenas produtos destinados a pets.

O principal é escolher um desinfetante com base de amônia quaternária, que elimina bactérias e evita a proliferação de fungos.

Em lojas especializadas, como a Petz é possível encontrar detergentes especiais para aves. Eles são perfeitos e darão a você e a sua amiga a segurança de um ambiente higienizado!

5. Escove todos os objetos da gaiola

As fezes dos pássaros podem ser muito grudentas e, para eliminar todos os resquícios, uma escova é necessária.

O ideal é ter um produto de cerdas duras, para uma limpeza profunda. Durante a faxina, escove bem todas as partes da gaiola, principalmente as grades do fundo. Este ambiente é muito propício para a proliferação de germes.

6. Não se esqueça de secá-la

Limpar e desinfetar a gaiola é essencial para manter as bactérias longe, mas, após uma boa faxina, secar bem o lar de sua amiga também é muito importante!

Afinal, todos sabem que um ambiente úmido é ótimo para proliferação de fungos e bactérias. Para deixar a casa de seu pássaro confortável, escolha um pano seco e grosso.

É importante não utilizar nada que tenha origem sintética, ou que vá deixar fios presos nos objetos da gaiola. O pet pode ingerir estes restos de pano, e isso pode ser prejudicial.

Prefira fibras naturais, ou utilize papel toalha. Para aqueles que desejam saber como limpar gaiola de madeira, deixá-la secar naturalmente no sol também é uma ótima ideia para eliminar a umidade.

7. Previna a sujeira para limpar na gaiola

Boa parte de uma boa limpeza é evitar a sujeira em excesso. Claro, algumas coisas são inevitáveis, mas é possível prevenir em alguns casos!

Para isso, escolha os comedouros e bebedouros corretos. Há opções fechadas, evitando que a ave faça uma grande bagunça dentro da gaiola. Com uma boa oferta de brinquedos e atividades regulares, a ave também ficará menos entediada e tem menores chances de brincar com a comida e com a água.

Lembre-se também que os pássaros gostam de espaço. Quanto maior a gaiola, mais tranquilo seu pet estará, fazendo menos sujeira.

Vale ressaltar que higiene é uma questão de saúde. Um ambiente sujo contribui para a proliferação de doenças, além de estressar as aves. Com carinho e atenção, elas ficam mais tranquilas, divertidas e carinhosas!

E aí, tirou suas dúvidas sobre como limpar gaiola de papagaio ou qualquer outra espécie? Na Petz você encontra produtos para limpeza, além de tudo o que precisa para cuidar de seus pássaros. Procure a unidade mais próxima e faça uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *