Tartaruga

Aquário para tartaruga-tigre-d’água: acessórios indispensáveis e outras dicas

Alguns animais são considerados semiaquáticos, por isso, é necessário promover o bem-estar em um ambiente adequado. Nesse caso, um aquário para tartaruga-tigre-d’água pode ser uma boa escolha, desde que algumas adaptações sejam feitas no objeto. 

Se você tem uma tartaruga-tigre-d’água e quer adaptar um aquário para ela, continue lendo. Separamos um passo a passo e trouxemos algumas curiosidades sobre esse animal. 

O que você precisa saber sobre a tartaruga-tigre-d’água

Se você deseja um aquário para tartaruga-tigre-d’água, lembre-se de proporcionar o melhor ambiente para ela crescer e se desenvolver. É necessário que o aquário receba luz solar. 

Isso porque, apesar de ser um animal de sangue frio, precisa ser aquecido. A temperatura deve variar entre 28°C e 29°C. Se não houver um local com sol direto, utilize lâmpadas aquecedoras próprias para répteis no aquaterrario para tartaruga-tigre-d’água.

A cascuda prefere se alimentar em ambientes aquáticos, onde também procura refúgio. A comidinha fica boiando na superfície da água, chamada de rações flutuantes. 

Acessórios indispensáveis para o pet

É possível obter o aquário para tartaruga a partir de um modelo para peixes. Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra aquaterrarios já prontos e adequados para o crescimento saudável do animal. 

Nesses modelos, é possível que a tartaruga transite do ambiente aquático para o meio externo sem dificuldade. Isso porque esses recipientes contam com uma plataforma de inclinação.

A iluminação também é essencial no terrário para tartaruga. Assim como os humanos, esse pet precisa de vitamina D para o fortalecimento dos ossos. No entanto, fique atento à temperatura e ao tempo máximo permitido. Isso porque tanto a falta de sol quanto o excesso podem causar danos ao casco do animal. Um total de 6 horas é o suficiente. O período mínimo é de 15 minutos por dia.

Considerações sobre a limpeza do aquário para tartaruga-tigre-d’água devem ser avaliadas, dado que a falta de higienização adequada pode tornar a água tóxica. Nunca coloque água direto da torneira. Em vez disso, aqueça e prepare o líquido com condicionadores anticloro, próprios para aquários. 

O que mais não pode faltar no aquário

  • Termômetro: ideal para controle e monitoramento da temperatura, já que não há nada melhor para fazer a medição no aquário de tartaruga;
  • Lâmpadas próprias para répteis: se o pet não ficar em um local com contato direto com o sol, o ideal é obter esse acessório para garantir o fornecimento de raios UVB;
  • Filtro purificador: como a espécie prefere águas mais tranquilas, opte por um filtro para tartaruga-tigre-d’água do tipo mangueira. O acessório não movimenta muito a água, nem causa desconforto à cascuda.

O melhor modelo de aquário

Conhecendo os acessórios do aquário para tartaruga-tigre-d’água, considere o tamanho do recipiente, visto que isso impacta diretamente a qualidade de vida do bichinho. 

O melhor modelo de aquário é aquele em que o pet possa circular tranquilamente. Para evitar trocas desnecessárias, compre um item grande, em que o pet se sinta confortável durante toda a vida. Se você possui mais de uma tartaruga-tigre-d’água, não deixe de considerar isso na hora de obter o produto.

Adoção responsável

Por ser um animal silvestre, é necessário autorização do Ibama para ter esse tipo de tartaruga. Portanto, não aceite doações, nem compre de lugares não autorizados, pois, além de colocar em risco a vida dessa espécie, você pode compactuar com o tráfico de animais. 

Lembre-se que a tartaruga-tigre-d’água vive mais de 100 anos e precisará do seu cuidado durante todo esse tempo. Só adote se tiver certeza que poderá se dedicar ao réptil sem se arrepender.

Além disso, não deixe de levar o pet para check-ups periódicos com um médico-veterinário. Só um especialista pode confirmar se o seu amigo cascudo está bem e quais são os cuidados necessários para mantê-lo com a saúde em dia.

Se você deseja comprar um aquário para tartaruga-tigre-d’água ou até acessórios de decoração, rações, medicamentos e outros itens, não deixe de contar com a Petz. São centenas de produtos que atendem às necessidades do animal.

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

9 horas ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

9 horas ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

9 horas ago

Como cuidar de margarida

As margaridas são flores queridas por muitos. Símbolos de pureza, inocência e alegria, elas iluminam…

9 horas ago

Como evitar pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas indesejáveis que podem trazer diversos problemas para nossos pets, como…

10 horas ago

Como plantar alface americana

A alface americana é uma das hortaliças mais populares do mundo, apreciada por suas folhas…

10 horas ago