Tartaruga macho ou fêmea: como reconhecer?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 15, 2019

Dicas
Tartaruga macho ou fêmea: como reconhecer?
Tempo de leitura: 3 minutos

Quando se tem um animal de estimação, é normal querer saber tudo sobre ele. Para quem é tutor de gato ou cachorro, trata-se de uma tarefa relativamente fácil. Afinal, não falta conteúdo sobre esses pets.  Mas quem tem em casa um animal silvestre, como um cágado ou jabuti, até as coisas mais simples, como descobrir o sexo, podem se tornar um desafio. E aí, você sabe como reconhecer uma tartaruga macho ou fêmea?

O que é dimorfismo sexual e como ele ajuda a definir se a tartaruga é macho ou fêmea?

Não é preciso ser nenhum expert em zoologia para saber quando estamos diante de um leão ou de uma leoa. Enquanto os machos são maiores e contam com uma imensa juba, as fêmeas são delicadas e não possuem a cabeleira característica.

Em biologia, essas diferenças externas entre os machos e as fêmeas de uma mesma espécie são conhecidas como dimorfismo sexual. A grande questão é que elas nem sempre são tão aparentes quanto no caso dos leões.

Você já parou para pensar em como saber se a tartaruga tigre é fêmea? Afinal, olhando para ela, é impossível notar as diferenças entre os sexos.

Falando especificamente dos quelônios, o fato de seus órgãos genitais não serem visíveis é outro fator que dificulta determinar o sexo. Para identificar uma tartaruga macho ou fêmea, é preciso analisar detalhes como o tamanho, as cores e o formato.

A partir de quantos anos é possível saber identificar o sexo?

Para quem pensa em descobrir o sexo do quelônio para dar a ele um nome masculino ou feminino, temos uma má-notícia: só tem como saber se a tartaruga é fêmea ou macho quando ela atinge a maturidade sexual.

Isso explica por que vendedores responsáveis e legalizados não têm como informar a sexagem da tartaruga no momento da compra. O período exato em que essa maturidade vai acontecer depende de vários de fatores, como terrário e alimentação adequados.

Em geral, é possível descobrir o sexo do cágado, quando atingem, em média, 15 cm. Já nos jabutis criados em cativeiro, as diferenças começam a surgir a partir de 3 ou 4 anos de vida.

Ou seja, se estava se perguntando como saber se o jabuti é fêmea filhote, já sabe que é uma tarefa impossível. Por isso, não acredite em vendedores que falam o sexo desses animais ainda filhotes.

Como distinguir o sexo de cágados e jabutis

Além de sutis, as diferenças entre machos e fêmeas mudam de acordo com a espécie. A seguir, conheça as principais marcas do dimorfismo sexual em duas das espécies mais populares no Brasil: cágado Tigre d’Água e jabuti-piranga.

Cágado Tigre d’Água

Em geral, as fêmeas Tigre d’água são maiores e possuem um casco mais escuro e uniforme. Já nos machos, é comum que o casco tenha manchas esbranquiçadas.

Também no que diz respeito à coloração, a cabeça do macho é toda escura e a das fêmeas possui rajadas alaranjadas. Outra diferença é a cauda, nos machos, ela é bem maior.

Jabuti-piranga

Embora, normalmente, os machos sejam maiores do que as fêmeas, a principal diferença está no casco. Ou melhor, no plastrão, a parte inferior da carapaça.

Enquanto nos machos essa região é côncava, para encaixar sem dificuldades na fêmea, nas fêmeas ela é reta ou, até mesmo, convexa, para comportar melhor os ovos.

Viu só como distinguir tartaruga macho ou fêmea não é nenhum bicho de sete cabeças? Mas, se tiver mais dúvidas sobre a sua tartaruga, visite uma clínica da Petz. Aqui, você conhecerá médicos-veterinários especializados nos quelônios.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *