Pets

Tráfico de animais silvestres- Como posso denunciar?

Publicado em 04 de setembro de 2017

Tempo de leitura: 4min

Atrás somente do comércio ilegal de armas e drogas, o tráfico de animais silvestres para venda é a terceira maior atividade ilegítima do mundo. De acordo com levantamentos do IBAMA, 38 milhões destes animais já foram retirados do seu ambiente natural, com um lucro estimado em U$S 2,5 bilhões aos que os venderam de modo ilícito.

Nas estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil aparece como detentor de 15% de todo o montante de tráfico de animais silvestres no âmbito mundial. E o mais assustador é que este número corresponde a quase o mesmo índice de biodiversidade que o país tem, levando em conta que cerca de 15% de todos os seres vivos catalogados estão em terras brasileiras.

Continuando com a avaliação dos dados abrangendo este crime, a RENCTAS (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres) relata que o contrabando de animais chega a movimentar mais de 10 bilhões de dólares anualmente. Assustador, não é?

Saiba como denunciar o tráfico de animais silvestres

O que podemos fazer diante do tráfico de animais silvestres?

Primeiramente, é importante saber que a compra dos pets exóticos e silvestres deve ser feita em lugares idôneos, que tenham conhecimento e estrutura adequada para cuidarem deles da maneira correta. Pedir para ver a licença do empreendimento pode ser uma dica segura para ter certeza que o mesmo realmente possui a licença para comercialização destes animais.

Se você presenciar alguma tramitação ilegal, anote todos os detalhes possíveis (placas de veículos, locais, descrição física das pessoas e dos animais envolvidos) e ligue imediatamente para a Linha Verde do IBAMA, no 0800-618080. Isto também vale para casos em que você tenha conhecimento de que alguém vende ou compra animais silvestres ilegalmente. O crime vale tanto para quem comercializa, quanto para quem adquire.

Quando são vítimas de contrabandos, os animais ficam perdidos, pois saem do seu habitat natural e não sabem como lidar com o que se deparam. Algumas das consequências que eles sofrem são:

  • Perdem o instinto de caça e sobrevivência, sem saber o que fazer para comer ou beber água sozinhos, por exemplo;
  • Ficam arredios, atacando a tudo e a todos como mecanismo de defesa;
  • Contraem doenças pela mudança de habitat e estresse
  • Perdem garras ou dentes, para que a comercialização ilegal de animais considerados perigosos fique mais fácil;
  • São embriagados ou dopados para parecerem mansos no momento da venda, assim como a visão afetada para que fiquem atordoados e não avancem;
  • Algumas aves possuem suas asas amputadas, para que não fujam dos novos “lares”;
  • A fauna e a flora ficam comprometidas, já que as cadeias reprodutiva e natural do meio ambiente são alteradas com a falta de alguns animais e o excesso de outros.

Saiba denunciar o tráfico de animais silvestres como a arara

Posso adquirir legalmente, sem contribuir com tráfico de animais silvestre?

Ter um animal silvestre não é uma prática proibida, desde que essa compra seja feita dentro das normas jurídicas. Então, sempre se certifique de que a nota fiscal da aquisição contenha todos os dados da loja ou do criadouro, inclusive o CNPJ. Esta é a sua maneira de comprovar a idoneidade de onde adquiriu o pet.

Além disso, observe se o animal possui uma anilha fechada em uma das patas (no caso de aves) ou um microchip (em outras espécies). Este é um detalhe que muitos não se dão conta, mas é um dos modos de evidenciar o licenciamento da comercialização e comprovar que a loja é idônea e responsável.

Por fim, exija o Certificado de Registro. Esta é a maior prova de que você não faz parte do tráfico de animais silvestres, pois o documento é emitido pelos órgãos competentes e confirmam a legalidade da tramitação, afirmando que aquele estabelecimento está apto a comercializar animais silvestres.

Quer saber mais sobre os animais silvestres e exóticos, suas características e obter mais informações? Confira mais no Blog Petz!

As unidades Petz da Marginal Tietê, Bandeirantes e Morumbi contam com animais exóticos completamente legalizados pelo IBAMA e criados de forma responsável. Se interessou? Venha nos fazer uma visita!

 

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog