Pets

Tráfico de animais – Como denunciar a ilegalidade?

Publicado em 06 de novembro de 2017

Tempo de leitura: 4min

Vista como a terceira maior atividade ilegal do mundo, o tráfico de animais silvestres no Brasil é alarmante. Segundo o IBAMA, anualmente 38 milhões destes pets são retirados da fauna, com um lucro estimado em U$S 2,5 bilhões aos que os comerciam de maneira ilegal.

Para se ter uma ideia, em um parâmetro mundial o crime de tráfico de animais fica apenas atrás das negociações de armas e drogas ilícitas. E quem sofre com isto, claro, é a natureza e as próprias espécies. Muitas estão em extinção ou ameaçados de entrarem nesta lista.

Tráfico de animais

Espécies que mais sofrem com o tráfico de animais

Um levantamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) constatou que mais de mil espécies de animais silvestres estão em diminuição no Brasil. Aves, macacos, onças e tartarugas são alguns dos muitos animais desta triste lista.

O Pantanal, a Mata Atlântica e a Amazônia vem sofrendo cada vez mais problemas por conta das extinções e ameaças, o que altera toda a cadeia alimentar e natural do meio ambiente. Alguns dos animais silvestres conhecidos e que estão quase sumindo do planeta são o Mico-leão-dourado, a Arara-Azul, a Ariranha, o Cervo-do-Pantanal, o Lobo-Guará, o Tamanduá-bandeira, a Onça Pintada, entre muitos outros.

As causas disso são muitas, dentre elas as queimadas, poluição, desmatamento e caça. Mas aquela que a população mais tem envolvimento é a comercialização ilegal destes animais

Como denunciar tráfico de animais

Mais uma vez é importante lembrar que os animais silvestres comprados de maneira legal possuem uma identificação definitiva, que pode ser anilha fechada ou microchip (ambos não saem do animal). Além disso são acompanhados de nota fiscal como dados do comerciante (loja ou criador) e dados do animal. Esta NF é o documento que comprova a legalidade do indivíduo.

Além da ilegalidade dentro do próprio Brasil, a Polícia Federal alerta que 40% deles são exportados, o que diminui ainda mais o poder das pessoas de denunciarem este crime. Entretanto, dentro ou fora daqui, há como delatar o tráfico de animais às autoridades competentes.

Tráfico de animais

Para você que desconfia sobre algum lugar que possa vender animais silvestres de forma ilícita ou presencie algum contrabando deste tipo, há algumas opções para seguir e fazer uma denúncia (até mesmo anônima):

  • Ligue para a “Linha Verde” do IBAMA, no 0800-618080, relatando sua suspeita e pedindo auxílio de como proceder para obter mais informações ou atitudes que comprovem sua desconfiança antes de acionar uma equipe para averiguação;
  • Caso presencie o tráfico, anote todos os detalhes que conseguir, como local, placas de veículos, características físicas dos contrabandistas e compradores, os tipos de animais que estavam sendo vendidos, entre outros. Tudo isso será de grande valia para o IBAMA e a Polícia Federal, entidades que irão cuidar deste caso;
  • Se você conhecer alguém que tenha adquirido um animal exótico de forma ilegal, esta pessoa também deve ser apresentada aos órgãos competentes. O tráfico de animais envolve tanto quem vende, quanto quem compra ou possui;
  • Ao achar um animal silvestre perdido em algum lugar, nunca tente resgatá-lo sozinho. Ligue para a “Linha Verde” do IBAMA ou, em último caso, para a Polícia no número 190. Os policiais saberão quem acionar para solucionar esta captura. Por mais que possa ser uma espécie dócil, é fundamental que o manejo seja feito por um profissional capacitado.

Tráfico de animais

Continue sabendo mais sobre o mundo silvestre no Blog Petz e, para comprar animais silvestres de forma completamente legalizada e responsável, visite as unidades Petz da Marginal Tietê, Bandeirantes e Morumbi.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

2 comentários em "Tráfico de animais – Como denunciar a ilegalidade?"

  1. Muito interessante seu site, gostei muito das informações escritas.Vou acompanhar as novidades sempre. Obrigada bjs marisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog