Pets

Tudo sobre jabuti: conheça mais sobre esse animal

Publicado em 23 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Felizes são aqueles que, em algum momento da vida, puderam conviver com um jabuti! Dóceis, tranquilos e fascinantes, esses animais são ótimos para famílias com crianças. Muito resistentes, eles não fazem bagunça e dispensam certos cuidados, como vacinas. A seguir, saiba tudo sobre jabuti!

Jabuti com pescoço a mostra

Afinal, o jabuti é um tipo de tartaruga terrestre?

Na verdade, não. O jabuti e a tartaruga pertencem à ordem dos quelônios, isto é, dos répteis com casco. No entanto, de acordo com a biologia, o termo “tartaruga” se refere somente aos quelônios aquáticos, ou seja, que passam a maior parte do tempo na água, como é o caso das tartarugas marinhas ou de água doce.

Qual é a diferença entre tartaruga, cágado e jabuti?

A principal diferença entre esses três quelônios está no habitat: aquático (tartarugas), semiaquático (cágados) ou terrestre (jabutis). Por conta da adaptação a cada ambiente, isso influencia também em outros fatores, como hábitos alimentares e até na estrutura corporal. 

O formato da tartaruga é hidrodinâmico para uma melhor locomoção na água. Já o corpo dos jabutis é bem mais encorpado e estável para o ambiente terrestre. Portanto, não está correto dizer que o jabuti gosta de água.

É permitido ter qualquer espécie de jabuti em casa?

No Brasil, quem regula a criação doméstica dos jabutis é o próprio Ibama. De acordo com o órgão, as únicas duas espécies permitidas são o jabuti-tinga e o jabuti-piranga, ambos originárias da América do Sul. 

Vale lembrar que todos os jabutis comercializados devem ter sido criados em cativeiro, sempre por criadores autorizados. Na hora da compra, exija nota fiscal, certificado de manejo e também o microchip, que é a identidade do seu jabuti de estimação.

Posso criar meu jabuti solto no jardim?

Ao contrário do que muitos pensam e do que vem sendo a regra na criação dos jabutis, a prática é extremamente contraindicada. O jabuti é um réptil, ou seja, é um animal ectotérmico. Isso significa que ele regula sua temperatura interna a partir de sua temperatura externa. 

jabuti comendo folha

Isso, por sua vez, tem impactos diretos no metabolismo do pet. Além disso, outros fatores, como a umidade, também influenciam na saúde dos jabutis, de modo que o ideal é criá-los em um terrário.

Como deve ser o terrário para a criação de um jabuti?

Em primeiro lugar, o terrário do jabuti deve ser grande o suficiente para que ele possa se virar e se locomover com tranquilidade. Nesse sentido, lembre-se que um jabuti-tinga adulto pode chegar a 70 cm. Atualmente, já existem substratos especiais para terrários desse animal.

Como dissemos acima, a temperatura adequada é fundamental para o bom funcionamento do organismo dos jabutis. Uma vez que eles são originários de locais quentes, como a região Amazônica, a temperatura deve ficar entre 26° e 30°C. 

Menos que isso, seu metabolismo pode ficar muito lento, atrapalhando outras atividades, como a alimentação. Aliás, esse pode ser o motivo pelo qual seu jabuti não quer comer.

A umidade é outro parâmetro muito importante para o bem-estar dos jabutis, acostumados a uma umidade média entre 70 a 85%. Um habitat muito seco dificulta a respiração dos jabutis e contribui para o ressecamento do casco e doenças de pele. 

É verdade que os jabutis precisam tomar sol?

Sim! Da mesma forma que nós precisamos da vitamina D para a absorção do cálcio, os quelônios também precisam dessa mesma substância para garantir a saúde dos ossos. 

Tendo em vista que a vitamina D é metabolizada a partir da exposição diária aos raios UVB e UVA, é fundamental assegurar que o bichinho tome um banho de sol todos os dias. 

Ou, ao menos, que tenha acesso a lâmpadas específicas para répteis que emitam esses raios. Do contrário, eles podem desenvolver sérias deformações no casco. O ideal é que o banho de sol dure, no mínimo, uma hora. 

O que os jabutis comem?

Tanto o jabuti-tinga quanto o jabuti-piranga são espécies onívoras, predominante herbívoras. Isso significa que a maior parte da dieta delas é composta de vegetais, frutas e ração

Hoje em dia já é possível encontrar rações prontas próprias para jabutis que garantem todas as necessidades nutricionais desses quelônios. 

jabuti na grama

Verifique as opções em lojas com áreas especializadas em répteis, como a Petz. E aí, gostou de saber tudo sobre jabuti? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para mais informações e curiosidades sobre suas espécies favoritas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog