Cães

Regras para viajar de avião com cachorro

Publicado em 04 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Incluir os pets nas mais diversas aventuras é o desejo de muitos tutores, pois passear com os peludos é sempre uma diversão! Aprenda como viajar de avião com cachorro e compartilhe momentos memoráveis com ele!

viajar de avião com cachorro

Para que a viagem não se torne um pesadelo, o tutor deve saber como levar cachorro no avião com segurança e sem estresse para o peludo. Cada companhia aérea tem regras específicas, e conhecê-las ajuda muito no processo de embarque do pet.

Regras gerais para o peludo viajar de avião

O que precisa para viajar com cachorro de avião? Transportar um animal de companhia em um avião é bem diferente de levá-lo no carro. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) impõe uma série de exigências, como atestado de saúde emitido por médico-veterinário.

Esse atestado tem validade de dez dias da data de emissão. Além disso, a agência exige o comprovante da vacina antirrábica para cães com mais de 3 meses — o pet deve tomá-la dentro do período de 30 dias e 1 ano antes do embarque.

Todas as companhias afirmam que pode viajar com cachorro de avião, mas exigem que o pet seja levado em caixa de transporte. Cada uma tem especificações em relação a peso, quantidade de animais por voo e permissão para ir ou não na cabine.

Outra informação essencial é que é proibido voar com animais de determinadas raças, como os braquicefálicos (de focinho curto ou achatado), que podem ter dificuldade para respirar durante o voo. Bom, essas são as regras para viajar com cachorro de avião mais básicas. Mas não é só isso!

Embarque do pet com segurança

Para viajar de avião com cachorro, é obrigatório usar uma caixa de transporte específica para animais de companhia, respeitando o tamanho do pet. Mesmo com esse cuidado, o cão ainda pode ficar estressado e agitado durante a viagem quando o peludo não está habituado à caixa de transporte.

Então, a dica é habituá-lo à caixa muito antes da viagem com estímulos positivos como manter alguns brinquedos com ele, para que possa se distrair, e até oferecer comida enquanto estiver na caixa. Além disso, a caixa deve ser grande o suficiente para que ele possa ficar em pé ou deitado.

Não se esqueça de colocar coleira com identificação no pet e suas informações para contato nela e na caixa de transporte. Se possível, use um acessório com GPS no cachorro para localizá-lo em caso de fuga.

Medidas da caixa de transporte

E como transportar cachorro no avião? A caixa de transporte deve ter tamanho suficiente para permitir que ele consiga se movimentar. No entanto, ela não deve ser tão grande a ponto de não proporcionar proteção e acolhimento para o pet.

Uma boa forma de viajar de avião com cachorro com a caixa de transporte ideal é: coloque seu pet dentro dela e se certifique de que ele consiga ficar sobre as quatro patas e dar uma volta em torno de si mesmo sem esbarrar nas paredes.

viajar de avião com cachorro

A caixa também deve ter compartimento específico para água e ração, embora não seja recomendado alimentar o pet durante voos para evitar enjo.o.

Para que o pet vá com você na cabine de passageiros, o peso dele somado ao peso da caixa de transporte não deve exceder 10 kg. Nos casos que ultrapassam esse limite, os animais são levados no compartimento de carga.

Medicamentos para acalmar o peludo

Utilizar tranquilizantes não é recomendado pela companhia aérea.

Se não tiver outro jeito, dê preferência para medicamentos naturais e faça um teste antes da viagem para saber como o pet reage ao remédio.

Não é recomendado usar medicação porque, caso o cachorro esteja no compartimento de carga e passe mal, não haverá ninguém lá para socorrê-lo. Por isso a proibição das companhias.

Documentos para viagens internacionais

Caso queira viajar de avião com cachorro para fora do país, as exigências são maiores, e cada local de destino pode requerer documentos diferentes do animal. No entanto, a maioria dos destinos exige a microchipagem ou uma tatuagem como forma de identificação do pet.

Para sair do Brasil, o tutor precisa do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) e do Certificado Veterinário Internacional (CVI), que têm validade de 60 dias, além da vacinação antirrábica e do atestado de saúde já citados.

Esses certificados podem ser substituídos pelo passaporte para trânsito de cães e gatos para voos internacionais. A vantagem desse documento é que ele não tem validade; a desvantagem é que ele não é aceito por alguns países.

O tutor consegue emitir esse passaporte de forma gratuita no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esse documento também pode ser usado nas viagens nacionais.

viajar de avião com cachorro

Pronto para viajar de avião com cachorro e curtir muito com ele? Para se preparar direitinho para a aventura, não se esqueça de passar nas lojas da Petz e conferir nossas caixas de transporte nas medidas da Anac!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog