Gatos

Visão de gato: conheça mais sobre esse sentido dos felinos!

Publicado em 28 de julho de 2021

Tempo de leitura: 5min

Se houvesse olimpíadas entre os pets, certamente, os gatos ganhariam muitas medalhas! Com habilidades impressionantes e saltos de cair o queixo, os bichanos são tão admiráveis que inspiram livros e personagens de quadrinhos. Porém, quando o assunto é visão de gato, será que eles vão tão bem assim? 

gato branco de olho azul

Você já pensou em como os felinos enxergam o mundo? Segundo estudos, a visão de gato é um pouco mais complexa do que se imagina. Você é tutor de um bichano e gostaria de conhecer mais sobre seu filho de quatro patas? Então, continue lendo para saber como os gatos enxergam

Gatos enxergam em preto e branco?

Quem convive com um gatinho sabe que esse pet poderia ser um verdadeiro ninja! No entanto, a visão não é uma das qualidades mais fortes dele. Conforme explica a Dra. Suelen Silva, médica-veterinária da Petz, os bichanos não enxergam todas as cores. 

Isso se deve a uma célula chamada cone. Essa parte especial da retina percebe as cores e auxilia na visão diurna. No entanto, os gatos saem perdendo nesse quesito. 

“Enquanto nós, humanos, temos três tipos de células fotorreceptoras na retina, captando as cores azul, vermelho e verde, os gatos possuem apenas dois. Logo, são limitados para enxergar certas cores e combinações delas”, explica a Dra. Suelen. 

A veterinária ainda afirma que os bichanos não enxergam o verde e todas as derivações dele. Assim, para pensar como é a visão dos gatos, é necessário um pouco de imaginação. Você consegue pensar em um mundo sem a cor verde?

Gatos são míopes? 

É engraçado e um pouco fofo imaginar seu filho de quatro patas usando óculos, não é mesmo? Pois, saiba que, para os padrões humanos, os gatos podem, sim, ser considerados míopes! 

Graças à formação do globo ocular, os bichanos não enxergam muito bem à distância. Estudos mostram que, a partir dos seis metros, as coisas começam a ficar um pouco embaçadas. 

Para ter uma ideia mais clara, os especialistas dizem que, em comparação com os humanos, a visão de um gato é 20/100. Isso significa que a forma como um felino enxerga a 20 metros é mais ou menos como enxergamos a 100 metros. 

E a visão periférica?

Se você está com dó de seu filho de quatro patas por conta dos fatos sobre os olhos felinos explicados acima, não se preocupe. O que os bichanos perdem em termos de coloração e distância, eles ganham em outros quesitos. 

A visão periférica dos felinos é melhor que a nossa, por exemplo. Nossos amigos peludos têm um campo de visão mais amplo, enxergando um diâmetro de, aproximadamente, 200°, contra apenas 180° dos humanos. Essa característica é muito eficiente para caçadas!

Gatos enxergam no escuro? 

Outro assunto muito falado é que gato enxerga no escuro. Conforme explica a Dra. Suelen, isso é verdade! Quem tem a sorte de conviver com um gatinho em casa, sabe que ele é ótimo em se mover com as luzes apagadas.

Isso se deve a duas características da biologia dos bichanos. Primeiro, o gato tem visão noturna, pois possui um alto número de bastonetes (células responsáveis por essa habilidade). Segundo, os bichanos contam com uma estrutura chamada tapetum lucidum

“Funciona como um refletor de luz, aumentando a capacidade do gato de enxergar à noite quando há pouca luz disponível”, explica a Dra. Suelen. Esta é outra característica herdada pelos antepassados caçadores dos nossos amigos! 

gato amarelado

Outros supersentidos

Não vá achando que a visão compromete a desenvoltura dos bichanos. Conforme explica a Dra. Suelen, não podemos dizer que gatos enxergam mal. Digamos que são maneiras distintas de ver o mundo. 

A visão dos felinos é perfeita para o cotidiano deles e, em conjunto com os outros sentidos, auxilia os bichanos a serem mestres da agilidade! O olfato dos gatos é muito melhor que o dos humanos, por exemplo. Estudos mostram que nossos amigos peludos possuem 200 milhões de células olfativas, contra apenas 5 milhões presentes em um humano adulto. 

Com um nariz tão poderoso, os gatos compensam algumas das dificuldades de visão. Pelo cheiro, eles podem perceber que o tutor está chegando em casa bem antes de vê-lo, por exemplo. 

Em relação à audição, saiba que nossos amigos são imbatíveis. Se você já ouviu dizer que cachorros têm um superouvido, ficará surpreso ao saber que os gatos ouvem melhor ainda! 

Quando comparados com humanos, então, os gatos nos deixam no chinelo: enquanto ouvimos até 20.000 Hz, os gatos chegam facilmente a 1.000.000 Hz. Impressionante, não é mesmo? 

Cuidando da visão de gato

Apesar de a visão de seu melhor amigo possuir pontos fortes, a Dra. Suelen lembra que é necessário sempre estar atento à saúde dele. A veterinária afirma que é muito comum que tutores suponham que o pet esteja com catarata pelo aspecto azulado dos olhos, quando, na verdade, “o que ocorre é um processo chamado esclerose de cristalino”, explica. 

“Esta alteração é comum e interfere muito pouco na visão, apenas reflexo do envelhecimento do pet”, complementa. Porém, a especialista lembra que a catarata é, sim, um problema em gatos mais velhos, portanto, os tutores devem ficar atentos. 

“Para diferenciar esclerose do cristalino de catarata é necessária uma avaliação por oftalmologista e exames mais específicos”. Assim, já sabe: se notar qualquer alteração nos olhos ou na visão de gato, procure um veterinário. 

gato de olho verde

Gostou de saber mais sobre a visão de gato? Aqui, no blog da Petz, você pode aprender ainda mais sobre o seu bigodudo! Navegue por nossos conteúdos e aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog