Cachorros

Doenças em cachorros: 10 sinais que indicam que há algo errado

Publicado em 29 de agosto de 2019

Tempo de leitura: 4min

Como crianças, cães não sabem falar quando estão doentes, mas sempre sinalizam de alguma forma. A rede Petz elencou alguns sintomas de doenças em cachorros que indicam algo errado.

Veja quais as doenças que um cachorro com falta de apetite pode indicar, nas explicações da médica-veterinária, Karina Mussolino, gerente técnica das clínicas da Petz. Confira!

Cachorro doente

1. Doenças em cachorros: amuados e escondidos

Em geral, eles escolhem um lugar da casa para se esconder e se afastar simplesmente porque não se sentem bem. É importante que o tutor preste atenção, pois não se trata de uma brincadeira.

2. Urina em lugares inesperados podem ser doenças

A urina em lugares inusitados e em quantidades maiores também podem indicar doenças em cachorros. Aqueles acostumados a passeios podem urinar em casa em dias de chuva porque não puderam aliviar-se na rua.

Muitos cães idosos sofrem de incontinência urinária. Mas, neste caso a urina fora do lugar demarcado pode ser sintoma de diabetes ou algum tipo de infecção urinária e outros males renais.

3. Fique atento ao cansaço dos cachorros

Letargia: a incrível falta de vontade de brincar e com respiração ofegante que pode indicar doenças em cachorros. Como os humanos, quando não se sentem bem, os cães perdem energia pra brincar. Além disso, um cachorro amuado fica mais sonolento e triste durante boa parte do dia!

Cão triste

4. Vômitos podem ser doenças em cachorros

É comum que os animais vomitem uma vez ou outra por algo que tenham comido. Mas, várias vezes no mesmo dia pode ser sinal de uma grave intoxicação que exige a procura imediata do médico-veterinário de sua confiança. Isso porque, muitos casos de envenenamento começam dessa forma.

5. Atenção aos cachorros com diarreia

Esse é um problema grave que pode indicar uma série de doenças em cachorros. Além disso, é uma das principais causas da desidratação do animal. A diarreia pode indicar infecções provocadas por parasitas, intoxicações e, até problemas gastrointestinais.

Curiosos que só eles, muitos cães costumam comer tudo o que enxergam na frente. Atenção! Se houver sangue nas fezes do pet, leve-o ao médico-veterinário imediatamente.

6. Cuidado com a falta de apetite!

Se perceber que o cão não está comendo, o tutor deve levá-lo imediatamente ao especialista. Afinal, a vontade de não comer pode sinalizar febre (provocada por algum vírus), dor e estresse. Não perca tempo e leve o bichinho ao centro veterinário o quanto antes.

Cãozinho se escondendo.

7. Tosse em cachorros: preste atenção aos sinais

A tosse crônica, aquela que dura semanas, pode indicar doenças em cachorros, como problemas cardíacos, complicações pulmonares ou infecções respiratórias. Em filhotes, todo cuidado é necessário porque ela pode evoluir para uma pneumonia.

8. Doenças em cachorros: fique atento a pelagem

Pulgas, carrapatos e sarnas são as principais causas da queda de pelo nos cães. Mas também podem indicar problemas endocrinológicos, fungos ou até infecção por estafilococos. Dependendo da avaliação do médico-veterinário, um cachorro com perda de pelo pode precisar de teste hormonal para ajudar na avaliação do quadro.

9. Doenças em cachorros: observe os movimentos

Além do pelo de cachorro caindo outro sinal que deve ser observado pelos tutores é a dificuldade para andar, pular e até se levantar. Afinal, isso pode sinalizar doenças em cachorros no quadril e na coluna. Além de rompimentos nos ligamentos ou hérnia de disco.

Já cães muito obesos costumam sofrer de dores pelo próprio excesso de peso. Há ainda a artrite que afeta cães mais idosos.

10. Problemas de torção gástrica: como descobrir?

Acompanhada de náusea, inquietação, sensibilidade no abdômen ao ser tocado, secreção excessiva de saliva e palidez da mucosa gengival, a torção gástrica, doença bastante comum em animais de grande porte pode ser fatal.

Na verdade, ocorre uma dilatação do estômago, seguida da torção do órgão sobre si mesmo. O que leva à intensificação da fermentação e aprisionamento de gás e alimento em seu interior. Assim como outras doenças em cachorros, a torção gástrica pode ser causada pela ingestão excessiva de alimentos e água.

Cachorro deitado

Atenção! Se o animal não for socorrido rapidamente pode morrer dentro de poucas horas (6 a 12 horas). O ideal é oferecer ao animal pequenas porções de alimento e evitar exercício após a refeição!

Visite a loja Petz mais próxima de você ou acesse nosso Pet Shop on-line. Você encontra tudo o que precisa para tratar doenças em cachorros e garantir o bem-estar do pet. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog