Bem-Estar

Picada de escorpião em cachorro: o que fazer?

Bem adaptados ao ambiente urbano, os escorpiões costumam buscar abrigo em terrenos baldios, bueiros e locais com entulhos. Além do risco que representam para os humanos, eles preocupam os tutores à medida que a picada de escorpião em cachorro é muito perigosa, podendo levar o pet a óbito.

Identificar as situações de maior risco, assim como os sintomas do problema, é importante para adotar medidas preventivas e saber o que fazer em caso de acidentes com picada de escorpião em cachorro.

Entenda os riscos da picada de escorpião em cachorro

Conforme explica a Dra. Larissa Seibt, médica-veterinária da Petz, por tratar-se de algo doloroso, toda picada apresenta desconforto aos animais. Porém, a depender do animal peçonhento e de alguns fatores agravantes, a situação exige ainda mais atenção.

No caso dos escorpiões, a Dra. Juliene Moura de Oliveira Silva, da rede Seres, diz que a gravidade do acidente varia de acordo com a espécie que originou a picada, o número de ferroadas, a quantidade de veneno aplicado e a sensibilidade da vítima. 

“A espécie T. serrulatus, também conhecida como escorpião-amarelo, promove quadros mais graves”, diz a veterinária sobre a picada de escorpião em cachorro. 

Além da variação individual, a idade de um cachorro picado por escorpião influencia o nível de sensibilidade. Cães muito jovens ou idosos tendem a ser os mais sensíveis.

Por fim, a veterinária explica que o número de picadas influencia a quantidade de veneno de escorpião inoculado. Nesse sentido, quanto maior for o número de lesões, piores serão os sinais clínicos e maior será o grau de intoxicação.

Como saber se o cachorro foi picado por um escorpião?

Um dos problemas de fazer os primeiros socorros em caso de lesões desse tipo é que, a menos que o tutor presencie o ataque, pode ser difícil associar os sintomas de picada de escorpião em cachorro

“No geral, os principais sintomas são dor e coceira no local da ferida, sendo que esta é mais comum em regiões como focinho, lábios e gengiva”, destaca a Dra. Juliene. 

Também é normal que o local atingido fique inchado, podendo até apresentar uma coloração avermelhada ou enegrecida. 

Em casos mais graves, a picada de escorpião em cachorro tem sintomas como vômito, tremores e salivação. Seja como for, ao suspeitar de picada de escorpião, procure atendimento veterinário para seu cãozinho com urgência.

Primeiros socorros: o que fazer em caso de picada?

“Um escorpião picou meu cachorro! O que eu faço?” A primeira recomendação feita pela Dra. Juliene é não tentar extrair o veneno por conta própria. “Não perfure ou corte a pele do animal para remover o veneno. Isso não será eficaz e apenas promoverá mais dores”, alerta a especialista. 

Em vez disso, procure uma clínica ou um hospital veterinário de pronto atendimento com urgência. Sempre que for possível, identificar o animal peçonhento responsável pela picada pode ajudar o veterinário a determinar um tratamento mais rapidamente. 

Ao contrário do que ocorre na medicina humana, não existe tratamento específico com soro na medicina veterinária. Sendo assim, a terapia é baseada nos sinais clínicos observados a fim de aliviar a dor, aumentar a taxa de filtração glomerular, entre outras medidas. 

Como prevenir o pet contra picadas de escorpião

Conforme já dissemos no início deste texto, os escorpiões escolhem principalmente locais úmidos e escuros para se esconder. 

Por isso, em locais residenciais, o mais comum é encontrá-los em áreas com acúmulo de entulhos, como quintal, garagem, espaço de armazenamento de materiais de construção, entre outros.

Para evitar a presença desses animais peçonhentos, procure manter os ambientes internos e externos da casa sempre limpos e organizados. Materiais de construção devem ser mantidos preferencialmente sobre suportes elevados ou na vertical. 

Agora, você já sabe o que fazer quando ver uma picada de escorpião em cachorro! Não deixe de acompanhar o blog da Petz para estar sempre informado a respeito da saúde do seu amigo de quatro patas.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Buldogue Campeiro: conheça a raça de cachorro brasileira

O Buldogue Campeiro é uma das poucas raças de cachorro genuinamente brasileiras. Surgiu no Sul…

1 hora ago

Confira as 7 melhores raças de cachorro para idosos

Ter um cachorro é sinônimo de companhia e momentos de alegria. Por isso, cada vez…

1 dia ago

Lei maus-tratos animais: conheça e denuncie

De acordo com a OMS, o Brasil tem cerca de 30 milhões de animais abandonados.…

2 dias ago

Qual peixe posso colocar junto com o Betta?

O Betta é muito popular entre os aquaristas, principalmente os iniciantes. Entretanto, ele também possui…

3 dias ago

Cachorro com febre: sintomas, causas e como ajudar

Um cachorro com febre é um sinal de alerta. Assim, é importante saber identificar os…

4 dias ago

Tudo o que você precisa saber para começar a plantar laranja em vaso

Plantar laranja em vaso não só proporciona frutas suculentas, mas também enriquece o ambiente com…

5 dias ago