A planta dracena traz folhas espetadas, que podem ter tonalidades que variam do verde ao vermelho. É uma espécie de beleza única, que traz vantagens para os humanos. Por isso, muitos querem saber mais sobre os cuidados com a planta.
Quando falamos da origem da dracena, ela vem de locais rústicos e secos. Isso é uma vantagem, pois costuma prosperar mesmo na mão de jardineiros iniciantes. Confira tudo o que você precisa saber para ter um exemplar em casa.
Tanto faz. Além de ser fácil de cuidar da planta dracena, ela pode ser colocada tanto dentro quanto fora de casa. Porém, no ambiente interno, ela precisa estar perto da janela para receber uma boa quantidade de luz.
E há vantagens de colocar a dracena dentro de casa: além de ser rústica e fácil de cuidar, ela é muito útil para os humanos, purificando o ar do ambiente em que vive.
A dracena possui uma família numerosa. São quase 200 espécies diferentes espalhadas pelo mundo todo. Algumas são arbustivas e com folhas coloridas em tons de verde-claro e escuro, como a Dracena fragrans, a mais conhecida.
Ela também é chamada de pau d’água. Pode chegar até 1,5 m de altura e, adulta, se for bem cuidada, produz cachos de flores coloridas com um cheiro muito gostoso.
Já a dracena vermelha, cujo nome científico é Cordyline terminalis, tem folhas mais largas e avermelhadas. Ela produz diversos caules maleáveis que podem atingir de 2 a 3 m de altura.
Por falar em caules maleáveis, tem uma dracena que você provavelmente já conhece: o bambu da sorte. Na verdade, ele não é um bambu, mas uma Dracena sanderiana.
Os cuidados com a dracena são os básicos para qualquer planta. Como dito, ela não é muito exigente e, por ser bastante resistente, não requer muita experiência de quem a cultiva.
No entanto, isso não significa que ela não precisa ser regada ou adubada. Como um ser vivo, a espécie precisa de água, nutrientes e luz solar. Confira como cuidar da planta dracena.
A planta dracena é extremamente resistente à seca. Mesmo assim, precisa ser regada de vez em quando. O ideal é fazer isso toda semana em períodos frios e a cada dois ou três dias em climas mais quentes.
A planta dracena é de sol ou sombra? Depende da espécie. A maioria gosta de receber em torno de quatro a seis horas de luz do sol por dia. Já o bambu da sorte prefere a luminosidade indireta, perfeito para cômodos mais fechados.
A planta também é pouco exigente nesse quesito. Para mantê-la com a saúde em dia, use adubos ricos em nitrogênio a cada dois meses na fase de crescimento, a cada três meses no outono e pause no inverno. Uma dica: sempre regue as plantas antes de adubar para evitar que as raízes queimem.
A dracena não precisa ser podada, mas o procedimento pode ser feito para modelar o formato. Corte sempre as folhas mortas ou amareladas para melhorar a aparência e a saúde. A planta vai recuperar essa folhagem e terá mais nutrientes para as outras.
Fazer mudas de dracena é muito fácil. Basta cortar um galho saudável da planta-mãe e retirar as folhas inferiores para não apodrecerem em contato com a água. Pegue um recipiente, coloque água e mergulhe o caule. Quando as raízes saírem, coloque a muda em um vaso e tenha os mesmos cuidados já citados.
Não! A planta dracena não pode ficar ao alcance de crianças e animais. Apesar de auxiliar na purificação do ar, ajudando os seres humanos, ela possui uma folhagem tóxica. Ela contém uma substância chamada saponina, que causa intoxicação.
Em gatos, ela causa diarreia e vômitos profusos que levam à desidratação, além de fazer o animal babar muito, perdendo ainda mais água. Esse quadro severo pode levar o pet ao óbito.
Já nos cães, provoca vômitos que podem ter a presença de sangue, salivação abundante, grande apatia e prostração devido à dificuldade em respirar e ao aumento dos batimentos cardíacos. Se não for tratada a tempo, a intoxicação também pode ser fatal.
Nas crianças, a ingestão das folhas da planta dracena pode causar vômitos, diarreia e muita irritação na boca, que leva à salivação excessiva. Em casos mais graves, pode danificar o fígado.
Quer saber mais sobre plantas tóxicas para os pets? Confira tudo sobre o tema no vídeo da Petz TV:
Agora você já sabe como cuidar da planta dracena. A espécie é muito fácil de cultivar e ainda ajuda a respirar melhor. Para tratá-la da melhor forma, visite as lojas da Petz e conheça os produtos necessários para sua casa e seu jardim.
As lontras são sociáveis e encantam muitos humanos ao redor do mundo. Não à toa,…
Este é um animal de estimação divertido e encantador, que chama atenção por onde passa.…
A flor-de-maio é uma planta que floresce muito durante temperaturas mais amenas, chamando mais atenção.…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando a gente fala sobre Pitbulls, surgem debates intensos,…
As aves vêm crescendo no Brasil como opção de pet, mas você já parou para…
Algumas plantas têm a fama de ajudar a melhorar a energia da casa e trazer…