Não precisa ter fôlego de aço para cuidar dessa planta, aliás, ela é ideal para jardineiros do nível iniciante. A aparência intrigante lembra um pulmão de cor metálica, e é daí que vem o nome: planta pulmão-de-aço.
Neste guia completo, você vai aprender tudo o que precisa para cuidar da Alocasia Cuprea (esse é o nome da família dela) e mantê-la saudável e vibrante. Continue lendo e aproveite.
Pertencente à vasta família das Alocasias, ela compartilha a excentricidade das primas, como a orelha-de-elefante, mas se destaca pelas particularidades. Existem cerca de 70 tipos de Alocasia, todas igualmente belas.
A característica mais marcante da planta pulmão-de-aço é a aparência das folhas. Elas são a razão do nome popular. Imagine uma folha que não é apenas verde, mas tem uma grande variedade de tons.
A parte superior apresenta um tom metálico, que varia entre o cobre e o bronze, com veias bem marcadas, quase como se fosse uma peça de metal esculpida. Já a parte inferior, com uma coloração que pode ir do vermelho-escuro ao roxo-vibrante, cria um contraste chamativo.
Quanto ao tamanho, a Alocasia Cuprea costuma ser uma planta de porte médio, ideal para o cultivo em ambientes internos. As folhas podem ter cerca de 30 a 40 centímetros de comprimento, crescendo a partir de um caule mais curto.
A planta pulmão-de-aço não se espalha muito, o que a torna perfeita para ser o ponto principal em um canto da casa, seja em um pedestal ou em uma prateleira bem iluminada. Para criar um destaque e contrastar com as folhas, use um vaso de cor clara.
É a combinação de características, como a textura, que parece de metal, a coloração bicolor e o tamanho compacto, que faz da pulmão-de-aço uma escolha especial para colecionadores e amantes de plantas.
E, afinal, como cuidar da planta pulmão-de-aço? Além de bela, ela vem com o bônus de ser pouco exigente e bem fácil de cultivar, confira.
A planta pulmão-de-aço ama a claridade, mas detesta ficar embaixo do sol. A exposição prolongada aos raios solares pode queimar as folhas delicadas, deixando manchas marrons e opacas.
Se as folhas começarem a ficar amareladas, pode ser sinal de pouca luz. O ideal é colocá-la em um local com luz indireta brilhante, como perto de uma janela com cortina ou em um canto bem iluminado, mas onde o sol não incida diretamente sobre a planta.
A pulmão-de-aço gosta de tomar banho, mas não muito. O excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes, fatal para a planta. Uma boa prática é usar vasos com furos de drenagem para garantir que o excesso de água escoe.
A dica de ouro é tocar o solo antes de regar. Se os primeiros 3 a 5 centímetros estiverem secos, é hora do banho. No inverno, a frequência de rega deve ser menor.
Essa planta tem origem tropical e, por isso, adora umidade. Se o ar da sua região for muito seco, a Alocasia pode sofrer. Uma boa ideia é borrifar as folhas com água sem cloro a cada dois dias.
Você pode também usar um umidificador próximo à planta ou colocá-la em um banheiro com janela (se tiver luz suficiente). Agrupar a pulmão-de-aço com outras plantas também ajuda a criar um microclima mais úmido.
Use uma terra bem solta e com boa aeração, rica em matéria orgânica, como uma mistura de terra vegetal, fibra de coco e perlita. Durante a o verão e primavera, que são as estações de crescimento, você pode adubar a cada 15 dias com um fertilizante líquido balanceado, diluído em água.
No outono e inverno, não adube. Seguindo essas orientações, a pulmão-de-aço vai se desenvolver saudável e vai transformar qualquer espaço.
Sim, a Alocasia é venenosa se ingerida e pode causar reações adversas.
Ou seja, é uma planta tóxica para gatos, cachorros e até para humanos nesse caso. Manuseá-la não traz problemas, mas deve ser mantida longe de animais de estimação e crianças.
A planta pulmão-de-aço é perfeita para sua casa? Então, visite as lojas da Petz para encontrar o vaso ideal para ela. Para aprender mais sobre plantas, não deixe de explorar o blog da Petz, com matérias novas sobre jardinagem toda semana.
O Ano Novo é um momento de festa para muitos, com visitas, fogos e comemoração.…
Para proporcionar momentos de diversão e relaxamento aos felinos, muitos responsáveis recorrem ao uso da…
Já se perguntou quais são os brinquedos para cachorro que fica sozinho? Eles proporcionam entretenimento…
Existem vários outros felinos que parecem gatos domésticos. Espécies como gato-leopardo, gato-de-bengala, jaguatirica, gato-bravo-de-patas-negras, gato-marmorado…
Notar qualquer mudança na saúde do pet pode ser motivo de preocupação, assim, um cachorro…
As azaleias são plantas ornamentais que chamam atenção pelas pétalas coloridas, sendo excelentes para presentear…