Apesar de serem carnívoros, os felinos gostam de comer algumas plantinhas porque elas ajudam a eliminar os pelos ingeridos durante a higienização. Porém, algumas delas são plantas tóxicas para gatos! Por isso, é importante saber quais podem ou não ingerir.
Se você tem um jardim em casa e pretende manter seu bichano protegido, confira o guia que a Petz preparou para mostrar as principais plantas tóxicas para gatos, que devem ser mantidas longe deles.
Algumas verdinhas comuns nos jardins ou nas decorações das casas são plantas venenosas para gatos. Elas devem ser mantidas longe do alcance dos felinos para evitar que eles se intoxiquem. Listamos algumas delas a seguir.
Os sinais de intoxicação podem variar conforme a planta tóxica ingerida, a quantidade, a imunidade do bichano e a fase de vida — filhotes e idosos são mais sensíveis.
Cada organismo responde de uma forma, mas, em geral, como você viu, as plantas tóxicas para gatos costumam provocar alterações gastrointestinais como vômito, diarreia, náusea, salivação excessiva e dor abdominal.
Também existem outros sintomas importantes que os bichanos podem apresentar, como coceira excessiva, vermelhidão na pele, sinais de convulsão e apatia. Eles são menos comuns, mas podem ocorrer.
Se você vir o gatinho ingerindo alguma planta ou apresentando algum dos sinais de intoxicação, deve encaminhá-lo imediatamente para atendimento veterinário. É muito importante fazer o tratamento correto.
Os gatos podem comer algumas plantas para auxiliar na eliminação dos pelos ingeridos durante a limpeza. Você pode cultivá-las em casa ou comprar as que são comercializadas especificamente para eles.
Agora que você já sabe quais plantas são tóxicas para gatos, confira algumas que são liberadas para eles:
Outra opção é adquirir gramas específicas para os gatos ou mesmo erva-do-gato, o famoso catnip. Essa erva solta um aroma que deixa os felinos mais felizes, estimulando a brincadeira e a descontração, aliviando o estresse. Pode ser oferecida para estimular bichanos que não se movimentam muito, por exemplo. Coloque-a em brinquedos, diretamente no chão ou nos arranhadores.
Antes de oferecer plantas ao seu gato, consulte um veterinário de confiança para confirmar que o felino pode ingeri-las. As plantinhas apropriadas para o consumo dos bichanos podem ser oferecidas em pequenas porções, como algumas folhas. Também é possível liberar o acesso do pet ao local de cultivo das verdinhas.
Para saber ainda mais sobre plantas tóxicas para pets, confira o vídeo da Petz TV:
Agora que você já conhece as plantas tóxicas para gatos, pode cultivar algumas apropriadas para o consumo deles. Acesse o site da Petz e confira os diversos produtos para iniciar um jardim seguro para felinos. Aproveite para ler mais dicas sobre saúde e bem-estar dos pets!
Os anuros são animais pertencentes à ordem dos anfíbios. Os representantes principais são os sapos…
Do corpo magro ao pelo sedoso e personalidade curiosa, o ferret é um pet irresistível.…
Você sabia que existe uma coronavirose canina? Apesar do nome, a doença é bem diferente…
O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…
São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…
A Amazônia é reconhecida globalmente como a floresta com a maior biodiversidade do planeta. Portanto,…