Aquário

Aquário plantado: confira todas as dicas sobre

Publicado em 28 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

O aquário plantado tem como proposta deixar o peixinho em um ambiente confortável e o mais natural possível. Além disso, ele fica visualmente deslumbrante, decorando qualquer ambiente onde é colocado. 

peixes em aquário com plantas

Como o nome mesmo já revela, o aquário plantado é diferente dos demais tipos por só possuir plantas naturais, ao contrário das decorações artificiais. No entanto, nem todo tipo de peixe pode ser colocado nesse ambiente. Confira mais sobre o assunto a seguir.

Quais tipos de peixe podem ser colocados no aquário plantado?

O primeiro fato importante que você deve ter em mente é quais peixes para aquário plantado pode comprar. Vale lembrar que algumas espécies dependem do pH da água que, se não levado em consideração, pode levar à morte do animalzinho por falta de atenção.

Os tetras são uma boa escolha para colocar no aquário plantado, pois são uma espécie bem pequena e gostam de viver em grupos. Por isso, se você for comprar esse animalzinho, não compre um só. Dificilmente ele irá se adaptar a viver em um ambiente completamente sozinho. 

Os rasboras, assim como os tetras, são carnívoros, mas, diferentemente destes, se alimentam de pequenas presas. Outra característica comum entre os dois é que são peixinhos extremamente pequenos, além de terem cores vibrantes, que chamam a atenção.

Outra opção para colocar no aquário plantado pequeno é o camarão de água doce. Ele se alimenta de algas, rações e plantas. Assim como todos os outros animaizinhos, também precisa de alguns cuidados, por isso, lembre-se de verificar o pH da água e a temperatura.  

Luz para aquário plantado

Para você conseguir identificar qual a melhor cor de luz para aquário plantado é necessário prestar muita atenção antes de escolher.  A iluminação certa é essencial para todo o desenvolvimento do ecossistema.

O espectro de luz ideal é aquele que inclui quase todas as cores, para que as plantas se desenvolvam bem e realizem a fotossíntese. Assim, a iluminação deve estar funcionando por volta de 6500K a 7000K.

Além disso, a quantidade de luz ideal para o aquário plantado é essencial para os peixes, pois, se estiver em falta, pode interferir na alimentação e no desenvolvimento do bichinho. Queremos que ele se sinta confortável no ambiente em que está vivendo, não é mesmo?

peixe laranja no aquário

Tipos de layout para aquários plantados

Existe uma grande diversidade de layout de aquário plantado. Assim, você pode escolher o tipo que mais combina com o ambiente e qual será o tamanho necessário. Sempre deixe o animalzinho confortável no local, que não deve ser pequeno demais. 

O layout triangular simples é quando a base da área está um pouco mais inclinada para cima, formando uma linha diagonal que divide o aquário inteiro. Dessa forma, uma parte do ambiente será mais rasa que a outra. 

O layout de ilha, por outro lado, vem em um formato mais básico que os demais. Como o nome mesmo já revela, são colocadas plantas, rochas e troncos no centro do aquário, sem nada ao redor, dando a impressão de ser realmente uma ilha. 

 No layout espelhado são colocadas plantas nas laterais do aquário, divididas igualmente. Dessa maneira, o centro fica livre e temos a impressão de que um dos lados é o reflexo do outro.

Tipos de substratos férteis

Para você saber qual o melhor substrato fértil para aquário plantando é necessário aprender um pouco mais sobre a função dele. Ele é fundamental para as plantas sobreviverem, pois as suas raízes buscam os nutrientes nesses substratos. Assim, é preciso que seja fértil para que as plantas absorvam os sais minerais. 

Além disso, é essencial sempre prestar atenção, pois pode ser necessário colocar uma camada inerte por cima do substrato. Essa camada separa a base da água, impedindo que todo o líquido fique saturado com o excesso de nutrientes. Isso, consequentemente, coloca em perigo toda a vida do aquário.

Com isso, podemos perceber que os substratos vão muito além do estético, sendo fundamentais para o bom funcionamento do ecossistema dentro do aquário. Assim, cria-se um bom ambiente para os peixinhos viverem. 

aquário plantado

Ter seu próprio aquário plantado traz muitos benefícios diferentes, obtendo um ambiente completamente natural para os animaizinhos. Gostou de aprender um pouco mais sobre esse assunto? Então venha conferir outros conteúdos incríveis como este no blog da Petz

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog