Plantas

Conheça 7 benefícios dos alimentos orgânicos

Publicado em 01 de janeiro de 2021

Tempo de leitura: 6min

Buscar uma alimentação equilibrada é bem mais que uma simples preferência: é uma questão de saúde. Nesse sentido, diferentes ramos da ciência vêm demonstrando os inúmeros benefícios dos alimentos orgânicos

alimentos orgânicos e verdinhos

Não pense que os pontos positivos são restritos somente ao nosso organismo, pois estudos mostram que a agricultura orgânica também é benéfica para o meio ambiente! 

Se você se interessa pelo assunto, continue lendo. Separamos dicas para plantar verduras e legumes em vasos, além de sete benefícios dos alimentos orgânicos, que vão modificar seu ponto de vista. 

Como saber se um alimento é orgânico?

A indústria da alimentação está se reinventando. Hoje, é fácil encontrar produtos de origem orgânica até mesmo nas grandes redes de supermercado! Entretanto, o assunto ainda desperta dúvidas e curiosidades, e a própria definição de alimento orgânico costuma levantar questionamentos. 

Há diversas organizações que estabelecem normas e classificam um produto como orgânico. No Brasil, temos o selo “Produto Orgânico Brasil”. Para ganhar essa certificação, a indústria deve submeter seu produto a uma organização certificada pelo Ministério da Agricultura e pelo Inmetro.

Essas duas organizações verificam se todas as medidas necessárias estão sendo seguidas. Portanto, se quiser melhorar sua alimentação, basta procurar esse selo durante suas compras. Assim, é possível saber que você está adquirindo um alimento seguro e certificado! 

Benefícios dos alimentos orgânicos

Confira alguns dos principais benefícios que os alimentos orgânicos proporcionam para a saúde e também para o meio ambiente:

1. Menos pesticidas

Entre os benefícios dos alimentos orgânicos, a ausência de pesticidas é certamente a mais conhecida. Na indústria dos alimentos, é comum a utilização de diferentes agrotóxicos. 

Apesar de muitos deles serem considerados seguros para a saúde humana, estudos demonstram que evitar o contato com essas substâncias contribui para o melhor funcionamento do organismo! 

A lavagem dos alimentos muitas vezes não remove todos os pesticidas utilizados. Por isso, a única forma de se ter a certeza de evitar os agrotóxicos é buscando alimentos orgânicos. 

2. Mais saúde para o ambiente

Quem deseja produzir alimentos orgânicos deve seguir uma série de normas. Entre elas estão diretrizes que exigem uma produção equilibrada e benéfica para o ambiente. São regras que estabelecem utilização consciente da água, uso de energia renovável e menores índices de poluição. 

Além disso, a produção orgânica contribui para a diversidade de espécies vegetais e animais, melhorando consideravelmente a qualidade do solo. Ou seja, os alimentos orgânicos não trazem saúde apenas para você, mas também para o nosso planeta como um todo! 

3. Produtos mais frescos

Outro benefício de verduras e frutas orgânicas é que eles não levam conservantes em sua composição. Dessa maneira, os alimentos costumam ser mais frescos, já que perdem sua validade em um prazo menor. 

Como todos sabem, um alimento mais fresco costuma ser mais saboroso e saudável! Por isso, se você gosta de se arriscar na cozinha, os produtos orgânicos podem ser uma boa opção. Eles irão adicionar ainda mais sabor às suas receitas!

4. Mais nutrientes

Ao optar por frutas, temperos e legumes orgânicos, você não apenas deixa de ingerir pesticidas. Um estudo publicado em uma revista dos Estados Unidos demonstrou que entre os benefícios dos alimentos orgânicos está a maior presença de nutrientes. 

verduras e legumes

De acordo com essa pesquisa, as cebolas orgânicas possuem 20% mais antioxidantes, um fator importante para evitar doenças e complicações de saúde. Em outras palavras, quando ingerimos alimentos orgânicos estamos aproveitando o melhor que os alimentos têm a oferecer! 

5. Incentivo aos pequenos produtores

Como os alimentos orgânicos não possuem conservantes, não conseguem suportar viagens muito longas. Por isso, muitas vezes são cultivados por pequenos agricultores que vivem próximos às nossas próprias cidades. 

Assim, ao optar por produtos orgânicos, você estará contribuindo para a economia local e incentivando o crescimento de pequenos produtores! 

Porém, lembre-se que hoje os produtos orgânicos configuram um mercado milionário, que envolve até mesmo os grandes produtores. Se desejar incentivar o agricultor local, dê preferência às feiras e produtos de cooperativas.

6. Animais mais bem tratados com menos antibióticos e hormônios

Não são só as verduras que oferecem benefícios dos alimentos orgânicos. O leite, a carne e o ovo também podem ser produzidos seguindo as normas necessárias para receber a certificação de produto orgânico. Para isso, os agricultores não podem oferecer antibióticos e hormônios para seus animais. 

Assim, quando você opta pelo orgânico também estará evitando essas substâncias. Além disso, os bichinhos devem ser criados fora de gaiolas e de maneira mais autônoma. Ou seja, alimentos orgânicos também contribuem para o bem-estar animal! 

7. Alimentos menos processados

A produção de alimentos orgânicos muitas vezes evita a utilização de ultraprocessados. Dessa forma, você consome um produto mais natural, sem excesso de gorduras ou aditivos de sabor. 

Muitos estudos relacionam os ultraprocessados ao desenvolvimento de doenças como a diabetes e a hipertensão. Mais um motivo para contar com os benefícios dos alimentos orgânicos! 

Nunca é tarde para se preocupar com a própria saúde. Conhecendo os benefícios dos alimentos orgânicos, fica fácil entender por que eles estão entre os queridinhos de quem busca uma vida mais balanceada! Uma boa ideia para quem busca alimentos orgânicos baratos é ter uma horta em casa

verduras e legumes

Na Petz você encontra vasos, sementes e acessórios que podem transformar seu lar e sua rotina! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! Além disso, depois de ler sobre os benefícios dos alimentos orgânicos, não deixe de conferir nosso blog com dicas que auxiliam no plantio e cultivo de diferentes plantas.

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog