Saiba como aparar grama corretamente

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 1, 2021

Plantas
Saiba como aparar grama corretamente
Tempo de leitura: 4 minutos

Cá entre nós, uma grama bem aparada faz toda diferença para a organização e a estética de um jardim, não é mesmo? Não adianta ter variedade de flores se a grama alta ofuscar a beleza delas. Por isso, já pensou em aprender como aparar grama corretamente?

como aparar grama

Este artigo é para quem gosta de cuidar do próprio quintal e quer aprender como aparar grama sem causar prejuízo para as plantas ao redor. Fique atento às dicas e aos truques que vamos compartilhar para deixar o gramado saudável e bonito por mais tempo.

Saiba como utilizar a tesoura e o aparador

Antes de saber como aparar grama, é necessário aprender a manusear dois objetos imprescindíveis: o aparador faz o trabalho mais pesado, enquanto a tesoura é utilizada para fazer o acabamento.

Vamos explicar como cortar grama com aparador, mas, antes, precisamos falar sobre a sua segurança. Sempre que for manusear qualquer material afiado para jardinagem, não deixe de usar os equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs. Veja quais são abaixo.

  • Protetor auricular: para proteger o seu ouvido do barulho intenso do aparador. Lembre-se que esse som alto será escutado por você até o final do serviço, por isso, preserve-se;
  • Luvas, botas, macacão e óculos de proteção: para evitar que o seu corpo fique vulnerável a um acidente. Por mais que pareça uma fantasia de jardineiro, é muito mais que isso!

Os EPIs são encontrados em qualquer loja especializada em jardinagem. Uma dica é informar-se sobre as melhores marcas para não fazer um investimento em vão. Os materiais precisam ser resistentes, afinal é a sua segurança que está em jogo.

Dando continuidade, a melhor maneira de iniciar o trabalho com o aparador é traçar uma rota em fileira para evitar o movimento de zigue-zague e provocar falhas. Imagine linhas finas e vá seguindo no “vai e vem”, até que toda a área seja aparada. Você verá uma homogeneidade no corte. 

Como cortar grama com tesoura? Nesse caso, a atividade só é válida se ocorrer em um espaço pequeno. Geralmente, a tesoura é mais indicada para fazer o acabamento, após o uso do aparador. A vantagem é que ela alcança espaços que o aparador não. Assim como a lâmina, a tesoura precisa estar afiada.

Como cortar a grama em 7 passos

Ciente do uso adequado dos equipamentos, o próximo passo é a prática. A partir de agora, quando você se deparar com um gramado bem cuidado, já vai saber que algumas etapas foram cumpridas até chegar naquele resultado. O processo não é tão simples e rápido, embora seja muito prazeroso para quem faz.

Preparamos um passo a passo para ajudar você a realizar essa missão da melhor forma. Pensamos em todos os detalhes: no momento certo para fazer o corte da grama, na preparação prévia do gramado, na direção ideal do corte e nos cuidados com os equipamentos utilizados. Confira!

1 – Tamanho certo para o corte

Se você pensa que o olhômetro basta para considerar que a grama precisa ser aparada, está equivocado. O comprimento ideal para fazer o corte é de cinco a dez centímetros. 

O gramado precisa estar seco para facilitar a passagem da vassoura de aço, que serve para levantar a grama e dar acesso ao tamanho real. Faça a medição e certifique se está melhor no momento certo de aparar.

como aparar grama

2 – Limpe o terreno

A vassoura de aço será a sua parceira em quase todas as etapas. Além de ajudar a medir o gramado, ela será bastante útil para retirar galhos, pedras e outros resíduos orgânicos que podem impedir o trabalho do cortador de grama.

3 – Defina o tamanho do gramado

Depois de limpar o gramado, chegou o momento de definir o tamanho que ele vai ficar — uma decisão fundamental para a preservação da raiz. O recomendado é que o limite de corte seja de até um terço do tamanho. 

Caso a sua experiência mostre que o gramado não vai demorar a crescer, a melhor alternativa é antecipar o próximo corte. É preferível ter um pouco mais de trabalho do que danificar a raiz ao fazer um corte muito baixo.

4 – Revise as condições do aparador

Esta etapa é importante para você ter sucesso nessa empreitada. Uma lâmina não afiada pode rasgar a vegetação e não cortá-la de fato. Isso pode ter sérias consequências para a saúde e a beleza do gramado. Por isso, verifique o estado da lâmina.

5 – Altere a direção do corte

Este truque funciona muito bem para reduzir o desgaste da vegetação. Como as folhas pendem para a direção em que são cortadas, mudar o lado pode dar uma renovada.

6 – Faça o acabamento com tesoura

Não precisa muita habilidade para executar esta tarefa. É muito simples: nas partes em que o cortador não chega, como beira de calçada, raízes de árvores ou pedras, a tesoura vai cumprir o papel de limpeza perfeitamente. 

7 – Deixe os equipamentos limpos ao finalizar

Adote esta prática sempre ao terminar o trabalho. Isso fará toda a diferença na conservação dos equipamentos, principalmente no que se refere à lâmina do aparador, que é muito sensível. 

Viu como o processo exige muito trabalho? Não há espaço para a preguiça para realizar tarefas como essa, senão, o resultado não sairá como esperado. Um gramado bonito e saudável é a recompensa de horas dedicadas aos cuidados com a grama.

como aparar grama

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre como aparar grama da melhor maneira. Vá à loja da Petz mais próxima e adquira tudo o que você precisa para colocar as dicas em prática. Depois, nos conte como foi a experiência. Bom trabalho!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *