Curiosidades

Aprenda como cuidar da rosa-do-deserto no inverno!

Publicado em 13 de março de 2022

Tempo de leitura: 4min

Você sabe como cuidar da rosa-do-deserto no inverno? Ela é uma planta nativa da África, conhecida por se parecer uma pequena árvore, como um bonsai. Apesar disso, é capaz de crescer alguns metros. 

Rosa do deserto.

Essa plantinha vive bem em climas tropicais. Por isso, faz muito sucesso aqui, no Brasil, onde pode se desenvolver e produzir várias flores lindas. Entretanto, no inverno, ela é motivo de preocupação, já que necessita de diversos cuidados especiais durante essa época. Venha aprender como cuidar da rosa-do-deserto!

Descubra tudo sobre como cuidar da rosa-do-deserto 

Essa planta é incrível, mas requer alguns cuidados específicos. Então, se você quer saber como cuidar da rosa-do-deserto no inverno, precisa aprender algumas dicas.

Na verdade, ela é uma suculenta, típica de regiões desérticas. Então, possui alguns cuidados especiais quando comparada com espécies do nosso território. Por isso, para você cuidar muito bem da sua rosa-do-deserto, continue lendo este artigo e aprenda tudo sobre esse cultivo e os principais cuidados.

Preparando o vaso

A rosa-do-deserto armazena muita água. Porém, a rega é motivo de preocupação para quem cultiva essa planta: o solo não pode ficar encharcado, mas necessita de água.

Assim, para as raízes não apodrecerem com excesso de líquido, você deve optar por um vaso com alto poder de drenagem. Basta fazer furos no fundo, adicionar seixos (pedras) e um pedaço de manta para drenagem ou TNT.

A terra também precisa ser específica para a planta. A mistura ideal é 2/3 de areia grossa para 1/3 de húmus de minhoca. Você deve seguir exatamente essa proporção para simular o solo semiárido e potencializar os cuidados com a rosa-do-deserto.

Iluminação

A parte principal de como cuidar da rosa-do-deserto no inverno ou em qualquer outra estação é atentar-se à iluminação. Ela necessita de muita luz solar direta para se desenvolver. Se você não contar com um local com iluminação direta, é possível deixá-la em uma semissombra, mas a florada não será tão abundante.

Você precisa deixá-la em contato com a luz do sol por, pelo menos, seis horas diárias. Se não seguir essa orientação, ela sofrerá subdesenvolvimento e poderá pender para um lado em busca da luz solar.

O que acontece com a rosa-do-deserto no inverno?

Como já foi dito anteriormente, a rosa-do-deserto é uma planta vinda do continente africano, nativa de regiões desérticas. Ou seja, ela vive em solo arenoso, com sol direto e clima quente. 

Quando são expostas ao frio típico do inverno, as folhas caem, e as que restam ficam amareladas. Agora, se elas já estão florindo, as flores caem, e a planta fica muito prejudicada.

Em alguns casos, a planta pode até no inverno, se for mal cuidada. Por isso, aqui, você aprende algumas formas de cuidar da rosa-do-deserto no inverno e mantê-la a salvo.

Rosa do deserto.

Como cuidar da rosa-do-deserto no inverno?

Vamos começar pelo básico: o primeiro passo de como cuidar da rosa-do-deserto no inverno é retirá-la dos ambientes frios. Em vez de deixá-la na área externa da sua casa, onde o clima é ainda mais gelado, você deve levá-la para dentro. 

Além disso, você pode envolvê-la com um plástico para o vento frio não a danificar. Se for possível, prefira colocá-la em uma estufa para ela continuar se desenvolvendo em um ambiente mais agradável e favorável à espécie.

A rega da rosa-do-deserto no frio é totalmente diferente, devendo ocorrer a cada um mês ou quando o solo estiver extremamente seco e quebradiço. Parece uma medida drástica, mas ela possui uma grande reserva de água e sobreviverá perfeitamente com a rega espaçada.

Rosa do deserto.

Se você seguir todas essas dicas de como cuidar da rosa-do-deserto no inverno, a sua plantinha vai sobreviver saudável durante o clima frio. Logo após, dará lindas flores como agradecimento. No site da Petz, você encontra vários itens e ferramentas de jardinagem para te ajudar a cuidar da sua área verde. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog