Dicas

Você sabe como cuidar das plantas durante as viagens?

Publicado em 11 de junho de 2019

Tempo de leitura: 4min

Hoje em dia, ficou muito mais fácil cuidar de cães e gatos durante as viagens. Além de hotéis para pets, os tutores podem contar com meios de transporte e acomodações que facilitam incluí-los nos passeios. Mas, e quanto a outros seres vivos presentes na sua casa, você sabe como cuidar das plantas durante as viagens?

Para quem adora viajar, mas fica triste ao retornar para casa e se deparar com plantas pouco saudáveis, veja três técnicas recomendadas pelo Dr. Planta, da Petz, para manter as plantas vivas mesmo na sua ausência, independentemente dos tipos de plantas que você tenha.

como cuidar de plantas jardim

Viagem de fim de semana: como manter as plantas úmidas

Nem sempre é uma tarefa simples para os jardineiros amadores encontrar dicas para cuidar de plantas. Muitos não sabem, por exemplo, que um substrato adequado pode fazer milagres pela manutenção da sua planta.

Enquanto alguns garantem uma drenagem rápida, outros fazem exatamente o contrário, ajudando a reter a água, como é o caso da vermiculita. De origem mineral, ela é um componente arenoso que absorve a água, ajudando a manter a hidratação do solo por mais tempo.

Isso significa que, ao misturá-la no substrato, é possível ampliar o intervalo entre uma irrigação e outra, principalmente para quem busca cuidar de plantas que precisam de muita água.

como cuidar das plantas

Confira o passo a passo de como manter as plantas úmidas em viagens curtas e evitar que você tenha que aprender a como cuidar de plantas que estão morrendo:

  • Em um recipiente separado e com a ajuda de um ancinho, misture vermiculita à terra;
  • Utilizando uma pá para plantio, faça uma camada superficial, com cerca de três dedos, com a mistura de terra e de vermiculita;
  • Regue o substrato, de preferência com um pulverizador, que é leve e não contribui para compactar a terra,
  • Cubra o substrato com casca de árvore.

Além de deixar a planta mais bonita, a casca diminui a incidência de raios solares no solo. Isso faz com que a água demore mais para evaporar, o que também ajuda a manter a planta úmida e saudável.

Caso tenha ficado alguma dúvida, veja também o vídeo com a demonstração da técnica, feita pelo Dr. Planta.

Gotejador: saiba como cuidar das plantas nas férias

Ainda que a vermiculita e a casca de árvore sejam grandes aliadas na hora de reter a água e manter a planta hidratada por mais tempo, não é o suficiente para viagens mais longas. Sendo assim, se não quiser encontrar as plantinhas murchas ao voltar das férias, o jeito é encontrar uma maneira de regá-las.

É claro, é importante você saber se possui uma planta que precisa de mais ou menos água. Para aprender como cuidar de orquídea, saiba que é mais fácil matá-la pelo excesso de água que pela falta. Já se você possui plantas que precisam de água, em viagens longas, aposte no gotejador.

Com preço acessível e funcionamento simples, o gotejador é uma ferramenta que permite a rega do solo de maneira contínua. Para isso, basta acoplá-lo a uma garrafa PET e fincá-lo no substrato. Abra a “torneirinha” e pronto: ele começa a gotejar, hidratando a terra.

como cuidar de plantas

Entre as vantagens do gotejador está o fato de que ele pode ser usado com garrafas de diferentes tamanhos. Ou seja, para viagens mais longas, é possível apostar em uma garrafa PET de 3 litros. Já em viagens mais curtas, a de 500 ml pode ser suficiente. Além disso, também é possível ajustar a velocidade do gotejamento, para não encharcar a planta.

Vai viajar e precisa de vermiculita ou de um gotejador para manter as plantas vivas? Acesse nossa loja online ou visite a seção de jardinagem na unidade Petz mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog