Veja aqui como cuidar de crisântemo

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 22, 2021

Plantas
Veja aqui como cuidar de crisântemo
Tempo de leitura: 4 minutos

A palavra “crisântemo” vem do grego e significa “flor de ouro”. Quando paramos para admirar essa bela espécie de planta, entendemos perfeitamente seu nome: as flores são uma verdadeira joia! Por isso, muitas pessoas querem tê-la em casa e se perguntam como cuidar de crisântemo.

como cuidar de crisântemo

Se você é fã dessa planta, ficará feliz em saber que os cuidados com ela são bem simples. Até mesmo um jardineiro amador pode ter bons resultados, contanto que siga algumas recomendações básicas. Quer aprender a plantar crisântemo e como  cuidar dessa flor? Não deixe de ler este texto até o final!

Passo 1: a terra

Para a planta crescer linda e saudável, você vai precisar de: terra, sol e água. Bem simples, não é mesmo? Então, para te ajudar a entender como cuidar de crisântemo, vamos começar pelo passo 1: terra.

Encontrar a terra certa para cuidar de flores é essencial, afinal, cada espécie tem preferências em relação ao solo, e não seria diferente com o crisântemo. Por sorte, ele não é muito exigente, já que costuma se desenvolver bem em diferentes tipos de terreno.

Agora, se você não for plantá-lo em um jardim, saiba que é essencial ter alguns conhecimentos, como cultivar crisântemo no vaso, já que envolve um bom sistema de drenagem. Por isso, não se esqueça de fazer furinhos no fundo e de fazer uma camada de cascalho antes da terra. Assim, a água pode passar com mais facilidade.

 Passo 2: o sol

O crisântemo é uma flor que adora a luz solar. Por isso, antes de começar a plantação, dê uma olhada em sua casa e procure o lugar mais iluminado para colocar sua plantinha. Mas cuidado com as altas temperaturas! 

O sol muito forte e direto pode acabar queimando as pétalas delicadas do crisântemo. Para evitar transtornos, o ideal é buscar o sol da manhã, antes das 10h, quando as temperaturas costumam ser mais amenas. 

Passo 3: a água

Para entender como cuidar de crisântemo por completo, saiba que a planta ama água. Se você já está acostumado a cuidar de flores sabe como cada espécie é exigente, e esse lindo espécime não é diferente.

Porém, lembre-se de que a água deve ser oferecida com moderação. Na maioria das vezes, devemos regar duas ou três vezes por semana, dependendo da temperatura. Na dúvida, cheque o solo. Se estiver úmido, pule a rega nesse dia. Se estiver ressecado, é hora de colocar um pouco de água. 

como cuidar de crisântemo

Passo 4: adubo e poda

Por fim, um ponto muito importante, mas muitas vezes ignorado pelos jardineiros: a manutenção. A forma como plantar crisântemo não é muito diferente de cultivar outras flores, ou seja, os cuidados periódicos de adubação e poda são de extrema importância.

A dica para que os crisântemos coloridos continuem chamando a atenção é começar pelos fertilizantes. Isso porque, eles atuam como vitaminas para as verdinhas e contêm todos os nutrientes que as plantas precisam. 

Assim, eles podem crescer de forma mais saudável. Inclusive, até o momento da floração dos brotos de crisântemo, é recomendado adubar a planta pelo menos uma vez por mês. 

Não se esqueça da poda! Cortar as flores murchas e as folhas secas rotineiramente pode até dar um aperto no coração, mas, acredite: esse processo é fundamental para que novas flores cresçam. 

Crisântemo murchando: o que fazer? 

O que fazer se, mesmo seguindo todas as recomendações acima, sua flor não está saudável? Como cuidar de crisântemo murchando? Para tentar reverter essa situação, siga as recomendações abaixo.

  • Troque o vaso: se sua flor não estiver crescendo da forma ideal, pode ser que ela tenha sido plantada em um local inapropriado. Assim, busque por alternativas que beneficiem o desenvolvimento da planta, como replantar o crisântemo em um vaso maior ou com sistema de drenagem mais eficiente; 
  • verifique a luz: a iluminação é um ponto muito importante para o crescimento dos crisântemos. Se perceber que as flores estão murchas, procure colocar o vaso em um espaço mais ensolarado. Fique atento para possíveis queimaduras nas pétalas da plantinha; 
  • fique de olho nas regas: como vimos, o crisântemo gosta de um terreno mais sequinho, porém, a falta de água também pode comprometer o crescimento. Tente regar, pelo menos, duas vezes por semana. Se estiver em uma estação mais quente, talvez seja necessário colocar água com mais frequência. 

Se nenhuma das táticas acima funcionar, tente trocar o fertilizante que está utilizando para os cuidados com a plantinha. Às vezes é a marca que está usando, afinal assim como crianças, os pais de plantas também têm problemas com “birra”. 

Porém, se estiver em dúvida e com medo de machucar esses seres vivos, o mais indicado é contar com um profissional. O jardineiro poderá te dar mais dicas interessantes para te ajudar a manter as suas plantinhas saudáveis e bonitas.

como cuidar de crisântemo

Se você ainda tinha alguma dúvida sobre como cuidar de crisântemo, temos certeza de que, agora, está mais preparado para começar a plantar essa bela flor, não é mesmo? Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Para mais conteúdos como este, não deixe de ficar de olho no blog da Petz

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *